sábado, 17 de julho de 2021

Rádio Bagaralho: Programa 'Discografia - Engenheiros do Hawaii'

Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento do salão de festas Tua Fiesta és Loca começa agora o programa Discografia.  

Hoje vou apresentar as obras da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii. Não vai ter as obras ao vivo deles, nem o acústico.


Longe das Capitais - Todo Mundo é Uma Ilha (1986)

Ela faz referência a um poema de John Donne, onde é afirmado o contrário: nenhum homem é uma ilha. O poema também é citado de forma similar no título do livro Por Quem os Sinos Dobram de Ernest Hemingway.


A Revolta dos Dândis - Terra de Gigantes (1987)

A música é sobre um jovem refletindo sobre a vida e também volta a ter a referência do poema de John Donne. Ele também mostra que tudo já aconteceu, acontece e acontecerá no mundo na esperança de mudança.


Ouça o que eu digo: Não ouça ninguém - Somos quem podemos ser - (1988)

A música é sobre que as coisas não são tão "bonitas" como idealizamos. Na letra tem uma referência a Oscar Wilde, que numa frase dizia que a vida imita a arte. Porém na letra a vida é o vídeo, se referindo os jovens que imitam o que assistem na TV. 


O Papa é Pop - O Papa é Pop (1990)

Nesta música é sobre o Papa João Paulo II que era visto como um astro pop, por ser muito popular no mundo. Na letra fala sobre um dos atentados contra a vida dele por um tiro, quando foi abordado por um atirador turco. A música fala também sobre a informação que faz de tudo para estar presente.


Várias Variáveis - Piano Bar (1991)

A música é sobre o desejo que não tem como evitar perder, mesmo que a pessoa faça de tudo para isso não acontecer. Ela tem uma ambientação de bar, pois parece que a pessoa está contando os fatos.


Gessinger, Licks & Maltz - Parabólica (1992)

Esta música é dedicada a filha de Humberto Gessinger. Ela mostra um paralelo da criança com a parabólica que busca captar sempre as informações que o mundo tem para oferecer.


Simples de Coração - Ilex Paraguariensis (1995)

É uma das músicas que eu (Arthur Claro) gosto muito. Ela é sobre uma pessoa refletindo a vida que passou até o presente momento. O título refere-se ao nome científico Erva Mate que compõe o Chimarrão (bebida típica dos pampas gaúchos). Ela tem uns traços musicais dessa cultura.


Minuano - Nove Zero Cinco Um (1997)

É uma música que mostra a saudade e o que ela faz conosco. Para acabar com ela, até apelar para uma ligação à cobrar é válido. O título é sobre como era feita a ligação à cobrar antigamente, quando não se tinha mais fichas telefônicas para os orelhões. Sim, meus jovens, antigamente não existiam celulares com WhatsApp para mandar recado de saudades para o crush.


¡Tchau Radar! - 3x4 (1999)

É uma música que demonstra uma mulher que aceita os defeitos do seu parceiro, mesmo sabendo que é difícil admitir. Ela foi composta por Humberto Gessinger para a sua esposa, Adriane Sesti.


Surfando Karmas & DNA - 3ª do Plural (2002)

3ª do Plural foi escrita por Humberto Gessinger quando a banda ainda era um trio, com Augusto Licks e Carlos Maltz. Porém, o resultado da canção nunca agradava aos três. Por isso, ela foi engavetada até 2001, quando foi finalmente gravada. A letra é um ataque aos “grandes ocultos”, referidos, indeterminadamente, como “eles”, a respeito dos detentores do poder ou das teorias de conspiração que governam o mundo.


Dançando no Campo Minado - Dom Quixote (2003)

Esta música é inspirada na obra Dom Quixote de Miguel de Cervantes. Ela mostra uma pessoa que tem grande potencial, mas não é valorizada. Também diz que os nossos monstros quase sempre podem ser imaginários.







Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Vocês também podem dar ideias de bandas e cantores para que eu realize uma discografia deles. Peço também que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro

21 comentários :

  1. Tá aí uma oportunidade pra eu conhecer mais sobre os Engenheiros do Hawaii, não conheço nada deles hahaha!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma boa oportunidade pra você conhecer alguma banda e/ou artista é ouvir sem pressa e com atenção nas músicas que eles tocam, ver e ouvir as entrevistas, procurar ouvir músicas similares a banda que podem ou não ter influenciado eles, com o tempo você vai conhecendo e apreciando estes artistas. Obrigado pelo comentário

      Excluir
  2. Respostas
    1. Recolha os restos mortais do seu cérebro e volte para ouvir outros programas da Rádio Bagaralho, obrigado pelo comentário

      Excluir
  3. Particularmente adoro as músicas desta banda. Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Arthur,
    Não faz muito meu estilo, confesso, rs.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, confesso que gostei do seu comentário, foi sincero e de coração aberto fico feliz de ver pessoas mesmo não se identificando com o que eu crio venham dizer sem medo, não julgo o seu estilo musical e nem as suas atitudes, mas quero que dá próxima vez você me diga o que você gosta e eu assim posso criar um programa interessante para você e para outras pessoas que se identificam com o que você gosta. Beijos

      Excluir
  5. Olá,
    Adorei a rádio de hoje. Amo as músicas da banda e foi uma delícia acompanhar pelo post.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, adorei o seu comentário e fico feliz por você amar as músicas da banda, beijos

      Excluir
  6. Oie, tudo bem?
    Que escolha incrível! Eles são realmente muito bons!

    https://www.somosvisiveiseinfinitos.com.br/2021/07/indicacao-de-livro-da-darkside-lady.html

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, me diga mais representações musicais de você e quem sabe eu apresente para outras pessoas.

      Excluir
  8. gente, eu sou pésssssimaaa! Não conhecia nenhuma dessas

    valeu a dica :D
    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, você não é pésssssimaaa, você não é obrigada a conhecer tudo que envolve o mundo da música, eu que sou besta de ouvir muita música e procurar curiosidades sobre tudo isso e mais um pouco, fico feliz por você ter gostado da dica. Beijos

      Excluir
  9. Gracias por el comentario y por escuchar nuestra radio.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design