quinta-feira, 1 de julho de 2021

Quinta de série #serieteners2 #3: Por um respiro

Pode conter spoilers!





Seguimos com o #serieteners2 - coronavírus em pauta. Na edição de hoje falarei da série documental Por um respiro, da Globoplay. Lançada em 2020, a produção contou com seis episódios de, no máximo, 30 minutos. Por um respiro teve criação de Nuno Godolphim, direção de Susanna Lira e roteiro de Jorge Pestana. A série, com classificação de 10 anos por conta de conteúdo impactante, foi produzida pela Ocean Filmes

O intuito foi apresentar histórias reais de profissionais de saúde e pacientes do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), na cidade do Rio de Janeiro. Realística, Por um respiro mostrou a luta diária de profissionais de saúde para salvarem as vidas de pacientes com COVID-19. Como funciona os bastidores de hospitais durante a pandemia? Quais são os procedimentos? Com sensibilidade e delicadeza, essas perguntas foram respondidas, respeitando-se os limites éticos da medicina e, ao mesmo tempo, informando a população.


Em sua essência, a série é humana e comovente. Os profissionais de saúde abriram mão de suas vidas pessoais, para também ficarem confinados nos hospitais com os pacientes. Mesmo demonstrando força, se emocionaram em diversas cenas, sentiram saudades dos seus familiares e agiram de forma sensível com os doentes. Eles protagonizaram diversas cenas emocionantes, como o diálogo por telefone com seus familiares e situações de alteridade com os internados. A diretora da série, Susanna Lira, foi movida pela curiosidade com o intuito de saber quem eram esses profissionais. Ela disse o seguinte:

“Eu queria saber quem eram aquelas pessoas que estavam por trás dessa luta. Nunca passamos por uma pandemia desse nível, em que o mundo parou. Enquanto fomos para casa fazer distanciamento social, essa galera foi para um front pesadíssimo. Queria conhecer, humanizar as pessoas e fazer com que, através da empatia, a gente pudesse ser mais humano também."


Por sua vez, a vida dos pacientes foi abordada com certa carga emotiva. Acompanhamos suas lutas de perto, torcemos para eles receberem alta logo e choramos quando algum deles não suportava e partia por conta desse vírus fatal. Os pacientes enfocados foram desde bebês, até idosos, e nos emocionamos com todos eles. Acompanhamos sua rotina de luta, relatos pessoais, dramas, sonhos e momentos emocionantes de diálogos entre eles e seus familiares por viodechamada. Também conhecemos melhor os familiares desses pacientes por meio de entrevistas e até rotinas e as residências deles. Cada um dos pacientes tinham suas peculiaridades e porcentagens para a cura. Uns chegavam em estado mais grave que os outros, e nem todos conseguiram ter alta, infelizmente.

A série documental foi promissora porque mostrou a realidade de dentro para fora. Acompanhamos a jornada de médicos, enfermeiros, pesquisadores e pacientes, em um trabalho primoroso de edição, filmagem e fotografia. Esse projeto foi desenvolvido em mais de seis meses, desde a pesquisa até a pós-produção, tendo cerca de 60 profissionais do audiovisual divididos em quatro equipes. Uma parte dos profissionais se debruçaram em mostrar o dia a dia do departamento de infectologia, psiquiatria e pediatria do HUPE. Outra, ficou responsável em cobrir ações da saúde da família, dos núcleos de pesquisa e das visitas às casas de familiares de pacientes internados. 


Em plena pandemia, os profissionais foram corajosos em se debruçar nas histórias e captá-las por meio de lentes sensíveis e humanas. Os registros das enfermarias e UTIs estão fortes e emocionantes. A diretora da série, Susanna Lira, ressalta o papel de um documentário como esse. Ela disse o seguinte:

 “O papel do documentarista é tenta encapsular esses momentos da história para que as outras gerações conheçam o que a gente passou, como a gente viveu."


No meio desse processo de registros e filmagens, a equipe aprendeu e tirou muitas lições. Os profissionais tiveram aprendizados e os telespectadores também, certamente. 

As gravações seguiram todos os protocolos de segurança contra o COVID-19, tais como: distanciamento social, câmeras envelopadas e plastificadas e profissionais do documentário devidamente aparatados com máscaras e luvas. 

Os seis episódios - 100 mil vidasCrianças em riscoSem descasoForças redobradasA nova onda e O fim não está próximo - retratam o tratamento de indivíduos de diferentes faixas etárias. Cada um deles apresenta uma média de 3 a 4 casos, sendo que alguns ganham uma atenção maior no decorrer da temporada. Assim, Por um respiro funciona como uma novela ou série convencional, em que cada capítulo tem um gancho para o próximo. O final de cada capítulo exibia cenas do próximo, com o intuito de chamar a atenção e de criar um público cativo pela continuação. Já o início, exibia cenas do episódio anterior. Tudo baseado e inspirado no mundo das séries mesmo. 


Por um respiro nos aproximou de histórias de quem venceu a COVID-19, mas também de quem fez de tudo para vencê-la e não conseguiu. Susanna fala do conceito da série e do significado do seu título:

 “A coisa mais fácil que tem é você puxar o ar e vir. E as pessoas não têm isso. Esses médicos lutam por um único respiro. Tanto para o paciente quanto para eles mesmos”.


Isso (e muito mais) é Por um respiro. É um retrato sem filtro dessa doença que tem feito tantas vítimas. É um retrato da luta de médicos e pacientes por um respiro. Mas também são experiências de sucesso, alegria, esperança e amor. Veja o diálogo acalentador de uma médica e um paciente: 

Médica: Só de ficar longe desse barulhinho, já vai se sentir bem melhor.

Paciente: Só de sair daqui...

Médica: Saudade da família?

Paciente: Muita coisa.

Médica: Quanto tempo sem ver?

Paciente: Três meses.



A série tem muitos gatilhos, por isso, não a recomendo para todos. Acredito que somente as pessoas com o emocional estruturado conseguem assistí-la. Mesmo assim, Por um respiro é uma produção necessária, que apresenta informações importantes e mostra porque a COVID-19 é uma doença grave nos mais diferentes aspectos e que todo cuidado é pouco. Meus elogios à ela, por ser muito bem produzida e trazer um enfoque bastante intimista, dramático e emocionante. Ela mostra uma luta inglória e difícil, a árdua jornada dos profissionais, mas também que é possível acreditar em coisas boas. No TV Show Time (TVST) está programada uma segunda temporada, mas não tenho conhecimentos detalhados sobre. J-J

































Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. Não sei se assistiria uma série com o tema covid, já é um assunto tão pesado na vida real... Mas de modo geral achei bem interessante!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Todas as informações são bem-vindas importantes.

    ResponderExcluir
  3. O saber nunca ocupou lugar. Pode ser uma série com um certo interesse, admito
    .
    Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Sei que a Globoplay está cheia de matéria com muita qualidade.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  5. Oi Emerson,
    Ando assistindo algumas séries documentais na Globoplay, e esta segue na minha lista, mas como você disse, tem alguns gatilhos, então eu ainda preciso de um tempo pra me sentir emocionalmente estável e assisti-la.
    Gostei muito da sua resenha e indicação, acho que essa é uma produção necessária para que as pessoas entendam o quanto a Covid-19 é uma doença grave.
    Um abraço, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá, Emerson.
    Eu não assistiria porque estou fugindo até de ficção onde tem mais drama, imagine algo assim tão real.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Uma série que deveria ser vista, por toda a gente, que tem desvalorizado esta doença, e que tem andado a ajudar a espalhá-la... e a mantê-la pelo mundo, com seus comportamentos descuidados e inconscientes!
    Não conhecia a série! Grata por divulgar, Emerson!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
  8. é demais essa série, vale mesmo muito a pena assistir!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design