domingo, 27 de junho de 2021

G0y: polêmicas, exaltação da masculinidade, bandeira, fraternidade masculina, slogans, práticas e points



Já ouviu falar de G0y? Sabe o que significa o termo? O g0y é uma orientação sexual que seria uma terceira via entre a homoafetividade e a biafetividade. G0ys são considerados homoafetivos, mas não gays de fato (Como veremos nesse post). Os g0ys estão inseridos na sigla LGBTQIA+ e, por isso, nessa #PrideWeek2021 resolvi falar deles. Acredito que estão representados na parte "+ (mais)".

G0y ou GØy é um neologismo (nova palavra criada a partir da língua portuguesa) usado para se referir à homens cis que se relacionam com outros homens cis. A palavra G0y é apresentada com as letras "G" e "Y" e o algarismo "0" (zero). Este último é um código secreto utilizado em repúblicas masculinas nos EUA. Já GØy tem o mesmo significado que G0y, não podendo ser confundido com a expressão judaica "gói" ou "goy". O zero no meio da palavra indica "zero anal". 


Gráfico de gênero e identidade masculina I Redalyc

Na cultura g0y aceitam-se abraços, beijos na boca, troca de carinhos, frot (sarrada, explicarei mais à frente), amassos, masturbação mútua e sexo oral, sendo proibida a prática de sexo anal. Ela é inspirada na prática homoafetiva da Grécia Antiga, em que homens cis tinham relações sexuais com outros e onde o casamento homoafetivo durou quatro séculos. 



De acordo com o site Dicionário Informal, o G0y é um movimento intermediário da sexualidade humana em que há brincadeiras e descontrações homoafetivas. Acompanhe (com grifos, omissões e acréscimos): 

"G0y é um termo de sexualidade intermediária e exclusivo para homens. Serve para designar homens que não se situam nas categorias tradicionais - gay, hétero, bissex. [...] (Eles) praticam diversas outras formas de contatos íntimos mais leves entre os pares/semelhantes e por isso são considerados homoafetivos. G0y é um cara que brinca sensualmente com outros homens."


O dicionário ainda exemplifica o termo ao dizer que "hétero g0y é aquilo que boa parte dos homens vira após tomar uns goles de cerveja". Não sei se isso se aplica, pois não bebo, mas o que posso dizer é que os G0ys são adeptos do bromance. O termo é inglês onde bro significa "brother" (irmão) e mance "romance", ou seja, romance e/ou amor entre irmão. Entenda a manifestação G0y, portanto, como um relacionamento com características homoafetivas, mas não todas elas.



Em resumo, G0ys são heteroafetivos liberais. Talvez você se questione o porquê de os ter colocado nessa semana temática. Bem, os coloquei por conta da minha ousadia e porque sou polêmico. Mas é preciso deixar claro, de antemão, que G0ys NÃO SÃO héteros ou bis. Também se faz necessário enfatizar que um homem G0y não quer ser comparado aos membros da comunidade LGBTQIA+ por não praticarem a penetração. Mas, como sou atrevido, digo que eles estão no "+" (Olha a polêmica rsrs).  

Com certeza é um tema cheio de tabus e o post de hoje tem como um dos intuitos principais o de tratar dessa polêmica. Trabalharei nos seguintes tópicos: G0ys e polêmicasbandeira; exaltação da masculinidade; fraternidade masculina; slogans G0ys; práticas G0ys; comunidades e points G0ys


G0ys e polêmicas


Heterossexualidade e experiências com pessoas do mesmo sexo | Medium


A polêmica se inicia em chamar os g0ys de gays, pois eles não se consideram assim. Eles se consideram mais uma versão conservadora da categoria de homens que fazem sexo com homens, nesse caso com algumas restrições. Existe uma repulsa dos g0ys com relação ao movimento gay. Por outro lado, há uma crítica das pessoas ao considerarem os g0ys homofóbicos. Os g0ys se defendem: "não existe homofobia em quem beija uma pessoa do mesmo sexo".

G0ys não são definidos pela biafetividade, isso porque a pessoa bissexual tem características heteroafetivas e homoafetivas ao mesmo tempo. Os g0ys, por sua vez, são definidos por um "elo" entre a heteroafetividade e a homoafetividade. Alguns g0ys acreditam que estão no "limbo da sexualidade" e que não podem ser encontrados em nenhuma das definições. 

Muitos são casados com mulheres, mas mantendo bromances com outros g0ys, e isso também é uma polêmica instaurada. Será que esse relacionamento é saudável para o casamento? E, ainda, será que as esposas tem conhecimento e o aceitam?

A polêmica também gira em torno da falta de conhecimento com o termo. Muitos não sabem o que de fato g0y significa e, por isso, acreditam que são machistas, misóginos e preconceituosos, mas as pessoas dessa comunidade não são. Por isso, é necessário compreendê-la, entendê-la, tirar dúvidas, entre outros. O g0y não é um E.T. e entender isso é primordial. 

O site internacional g0ys.org diz que o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo foi denegrido pelo movimento gay moderno, pela crença do sexo anal ser percebido como uma perversão sexual. 

Já o site Heterogoy defende que o homem não necessita ser "tigrão", "machista" ou "animal" para ser homem. Mesmo assim, o site exalta a masculinidade (Assunto do próximo tópico) e usa palavras discriminatórias e machistas como "baitolice". Nesse sentido, o site apenas aceita os "homões da porra" como seus seguidores. O site também tem como palavras de ordem o amor, confiança, respeito, discrição e masculinidade. 

A polêmica e discriminação também está nos pensamentos desse site, expressados por um estatuto, tais como: "G0ys não namoram nem casam com outros g0ys, tem no máximo uma amizade íntima"; "casam-se com mulheres"; "g0ys são a salvação do 'homem de verdade' e não permitem associação com imagens e clichês do mundo gay"; "g0ys criam clubes de relacionamento onde só é permitida a entrada de outros g0ys"; "g0ys não devem se envolver com o universo gay"; e "g0ys são machistas"

Uma possibilidade para minimizar as polêmicas é rotular o termo, por mais que isso soe como algo ruim. A rotulação é para o entendimento e compreensão. O rótulo, então, também ajudará algumas pessoas se identificarem e terem possibilidades de pertencimento. 


Exaltação da masculinidade


Este é um dos tópicos que os g0ys gostam de exaltar. Nos sites g0ys há imagens de corpos bem esculpidos e diversas atividades consideradas masculinas, como futebol, mecânica, engenharia, luta, entre outras. O objetivo é não deixar nenhuma falha ou dúvida sobre o comportamento heteroafetivo que os g0ys necessitam manter. 




Bandeira



A bandeira g0y criada por Joseph Campestri na década de 2010 é toda em tons de azul (três tons distintos), reforçando a masculinidade - tão defendida pelos membros dessa comunidade. Eis as cores da bandeira: azul escuro (intensidade e profundidade), azul índigo (natureza guerreira do homem), branco (paz e amizade) e azul turqueza (união de todos os homens que fazem parte dessa comunidade).



Fraternidade masculina


A ideia de fraternidade masculina é muito forte nos g0ys. Eles buscam cumplicidade, um amor construtivo, sinergético e libertador. Os g0ys sentem-se atraídos por outros homens, mas não de forma sexual. Seria algo mais na ordem do afeto, mas com semelhanças eróticas. 

Essa fraternidade masculina pode ser evidenciada na cultura norte-americana, em que existem grupos fechados de universitários de homens que praticam o bromance. Seria algo como uma amizade mais íntima e de cumplicidade. Para os g0ys o amor e o afeto vem antes que o sexo, embora existam g0ys que tem curiosidades sobre preferências sexuais de outros. 


Slogans g0ys

São vários os slogans g0ys. Eles reforçam o que já discuto desde o início desse texto. São eles:

- Sexo e penetração exclusivamente com mulheres. 

- Não à prática do ativo x passivo, somos todos iguais, devemos nos relacionar nos respeitando como iguais. 

- Não insista nem importune a sua esposa, se você não gosta de sexo anal, por que ela deveria gostar? Tudo deve ser consensual. 

- Confiança e respeito são fundamentais. 

- Os gays-zero (ou gouines) são também nossos brothers! 

- Não nos identificamos com estereótipos que são promovidos pela comunidade LGBT e amar outros homens não tem nada a ver com jogar o papel feminino para o parceiro.


Práticas G0ys



Com isso, você vai conhecer algumas práticas g0ys e seus significados. 

- Um homem G0y pode beijar outro homem na boca, masturbá-lo, praticar gouinage, trocar carícias e em alguns casos, praticar sexo oral (felação): essas são algumas das famosas preliminares sexuais, contudo os g0ys não passam disso. Ressalto o gouinage que é um termo em francês que significa sexo sem penetração. 

- G0ys praticam o frot: termo em inglês que significa sarrada. O famoso "esfrega esfrega" ou "batalha de espadas". 

- Não é incentivada a prática de sexo anal com outros homens, pois o movimento G0y alega que esta prática é homossexual: sexo anal g0y? Nem pensar!

- Também se relacionam com o sexo oposto, sendo que praticam sexo (penetrativo) somente com mulheres: algo que já discuti anteriormente.



- Existem g0ys que são homoafetivos exclusivos: são homens que não se relacionam com mulheres, apenas com homens e não praticam o sexo anal. 

- Alguns G0ys se consideram Hétero-G0ys: que ficam na linha intermediária da orientação sexual. Algo que já falamos anteriormente.

- Uma nomenclatura bem vista pelo movimento G0y é a de que eles seriam héteros liberais ou heteroflex: é um termo que compreende os g0ys que estão na linha intermediária entre a biafetividade e heteroafetividade, mas que não querem o rótulo de gays. 

- G0y não é uma orientação sexual, mas uma identidade sexual baseada, sobretudo, no comportamento e na atitude masculina: há aqueles que são a favor desse pensamento. 


Comunidades e points G0ys



Os g0ys fazem parte de uma comunidade restrita. No Brasil existem bares para homens que transam com homens, fraternidades masculinas e diversos outro points. Eles costumam se reunir em fraternidades semanal ou quinzenalmente. Nesses encontros não há apelo sexual, pois o foco é a interação social. Também existem festas e os interessados dividem as despesas.

A comunidade g0y tem um código quando marca-se encontros por meio das redes sociais na internet. Os g0ys costumam usar boné, camiseta ou algo nas cores da bandeira do movimento. 

Os ambientes g0ys são adaptados para satisfazer o prazer dos frequentadores. Há labirintos, que conferem um sítio apto à pegação; glory holes, pequenos orifícios nas divisórias de madeira onde se pode introduzir o pênis para que o paceiro faça sexo oral do outro lado; e butt holes, orifícios para introduzir a bunda. 

O movimento g0y tem crescido atualmente, principalmente no meio artístico. O ator James Franco em 2016 se assumiu como g0y, quando disse que é adepto do bromance e de brincadeiras sexuais entre homens. Em entrevista, ele disse o seguinte: "sou um provocador de pênis"


Conclui-se que



Todo homem pode ter um bromance, e isso não faz dele gay. Todo homem pode ter uma amizade com outro homem, e isso não faz dele g0y. Mas se ele for g0y não há nenhum problema nisso. É preciso, mais que nunca, de compreensão. J-J




Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Sem qualquer paciência para este modismo contemporâneo de tudo ter um conceito e normas a seguir ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ter sido jovem nos anos 80 e 90, peguei um pouco da liberalidade dos anos 60/70. Mesmo sendo cisgenero, entre amigos ou colegas mais proximos: eu acabava ficando, muitas vezes apenas nos acedendo (preliminares) ou faziamos 69 ou deixava o cara me penetrar. Sem qualquer neura: na atual salada de letrinhas, eu seria definido como pansexual, me parece :)

      Excluir
  2. Pois....... li e ... deixo votos de
    .
    Um resto de domingo de paz e felicidade
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Não conhecia esse termo e as variantes não, Emerson!
    Mas interessante ter uma semana abordando sobre o tema LGBTQIA+, tudo na base do respeito chegamos longe e conhecemos mais o outro!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  4. São gays, e homofóbicos ainda por cima. Não se aceitam como tal, e ficam inventando modismos e rótulos para não aceitarem que tem atração por homens. Se dizem heterossexuais mas ficam agarrados e fazendo sexo oral com outros homens, então, qual o conceito de heterossexualidade mesmo? É o seguinte pensamento: pode abraçar, beijar e chupar, mas não pode penetrar porque é coisa de gay! Se isso não é homofobia, não sei o que é. Cada um escolhe o que quer fazer com seu corpo, isso não deveria estar em regras gerais a serem seguidas, como se fosse uma seita. Vivemos uma época muito complicada, as pessoas ainda fogem do que realmente são, não querem se enfrentar e preferem inventar termos para amenizar. Está com vontade de dar? Vai lá. Quer só fazer sexo oral? Vai lá. Só quer ficar abraçado com o outro? Tudo bem. Mas não inventa que não sentem atração por outros homens, que não são gays, que são melhores e superiores aos gays.

    ResponderExcluir
  5. Nem terminei de ler pq já começou errado, g0y não é uma orientação e sim uma identidade sexual, além do que eles >não< fazem parte da comunidade lgbt e >não< lutam para serem incluídos nela

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design