sábado, 26 de junho de 2021

Rádio Bagaralho: Disco 'The Stonewall Celebration Concert' - Renato Russo




Olá, ouvintes da Rádio Bagaralho. Hoje não tem um programa específico da rádio, porém este é um programa especial para a #PrideWeek2021 do JOVEM JORNALISTA. Eu (Arthur Claro) preferi falar do primeiro disco solo do Renato Russo da banda Legião Urbana, pois além de gostar das músicas dele, quis fazer sobre este disco, pois é uma homenagem aos 25 anos da Rebelião de Stonewall em Nova York. Este ano completa 52 anos da Rebelião e 27 anos do lançamento deste disco. Parte dos royalties deste álbum foram doados para a campanha Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida criada por Hebert de Souza* (Betinho). A capa tem referência ao disco Rock n' Roll do John Lennon, e no final do encarte traz informações sobre diversas entidades sociais de proteção às crianças, mulheres, à natureza, aos homossexuais e aos portadores de HIV. O disco consiste em 21 músicas de diversos compositores.

 

Send in the Clowns - Stephen Sondheim

Música composta para o musical A Little Night Music de 1973, no qual a personagem Desiree reflete sobre as ironias e desapontamentos de sua vida.



 Clothes of Sand - Nick Drake 


Esta música foi composta no período em que o Nick Drake teve o primeiro contato com o LSD.

 

 

 Cathedral Song - Tanita Tikaram


Renato Russo acreditava ser o único a conhecer a canção Cathedral Song. Contudo, no mesmo ano (1994), a cantora Zélia Duncan lançou em seu disco homônimo uma versão em português da faixa. Também tem as versões de Leandro (Leandro e Leonardo) e da banda Catedral.

 

 

Love Is - Kate, Anna, Jane McGarrigle




Cherish - Madonna Ciccone, Patrick Leonard 


Esta música foi composta e produzida pela cantora Madonna e o produtor musical Patrick Leonard para ser lançada no disco Like a Prayer da cantora. A canção foi criada em torno de temas de amor e relacionamentos, tais como, Romeu e Julieta de William Shakespeare. Segundo Madonna, ela foi composta no seu quarto de maquiagem entre os intervalos dos ensaios da peça teatral Speed the Plow da Broadway, enquanto ela lia o romance shakesperiano. Contudo, ela disse para o produtor Patrick que tinha composto a música numa tarde ensolarada na praia, depois desmentiu. A letra é sobre a devoção e ter um amor ao seu lado e sobre nunca querer se separar.

 

 

Miss Celie's Blues - Quincy Jones, Rod Temperton, Lionel Richie


Esta música fez parte da trilha sonora do filme A Cor Púrpura, que é uma adaptação do livro homônimo. Ele é retratado no início do século 20 no estado da Geórgia (EUA), onde a jovem Celie (interpretado pela Whoipi Goldberg) de 14 anos é estuprada pelo seu pai e tem dois filhos que lhe são tomados logo ao nascerem. Pouco tempo depois ela se casa com Albert que era interessado na sua irmã. Ele trata a Celie como empregada e babá dos seus 3 filhos. Para amenizar a profunda tristeza e a solidão, ela começa a escrever cartas.

 

 

The Ballad of the Sad Young Men - Tommy Wolf, Fran Landesman




If I Loved You - Richard Rodgers, Oscar Hammerstein II



And So It Goes - Billy Joel




I Get Along Without You Very Well - Hoagy Carmichael



    Somewhere in My Broken Heart - Billy Dean, Richard Leigh



    If You See Him, Say Hello - Bob Dylan



 Tomorrow Never Comes - Kent Blazy, Garth Brooks



 The Heart of the Matter - Mike Campbell, Don Henley e J. D. Souther



 Old Friend - Nancy Ford, Gretchen Cryer



   Say It Isn't So - Irving Berlin



 Let's Face the Music & Dance - Irving



     Somewhere - Leonard Bernstein


É uma canção do musical da Broadway, West Side Story de 1957 que foi transformado em um filme em 1961. A música possui uma peça do Concerto para piano n.º 5 de Beethoven, que constitui o início da melodia e também um pedaço mais longo do tema principal de O Lago dos Cisnes do Pyotr Tchaikovsky. A canção é um dueto entre os dois personagens principais, Tony e Maria, que expressam sua utopia de conseguirem ficar juntos.

 

 

Paper of Pins - Música folclórica americana



When You Wish upon a Star - Ned Washington, Leigh Harline


Esta é uma canção que teve a sua adaptação por Walt Disney para o filme Pinóquio (1940). Ela ganhou o oscar de Melhor Canção Original. Ela também foi a primeira música da Disney a ganhar um oscar. No Japão, na Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca, a canção tornou-se uma música de Natal, muitas vezes referindo-se à Estrela de Belém. A versão em língua sueca é chamada de Sor du stjärnan eu det blå, traduzido aproximadamente: "você vê as estrelas no azul", e o título dinamarquês é Naar ser du et stjerneskud, que se traduz como "quando você vê uma estrela cadente". Na Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega, a música é tocada na televisão toda Véspera de Natal, no tradicional horário de Natal da Disney,  de Todos Nós para Todos Vocês, e a reunião de toda a família para assistí-lo é considerado uma tradição escandinava. Em 1978, Gene Simmons, o baixista e co-vocalista da banda de hard rock Kiss, fez um cover da canção para o seu álbum solo  Gene Simmons Platinum, porque ele relacionou a canção com o Sonho Americano e era um fã dos filmes da Disney"Quando eu ouvi pela primeira vez essa canção eu mal sabia falar, mas eu sabia que as palavras eram verdadeiras. Qualquer um pode ter o que quer, o mundo e a vida pode dar recompensas a qualquer pessoa", falou.A música juntamente com Mickey Mouse, tornou-se um ícone da The Walt Disney Company

 

 

Close the Door Lightly When You Go - Eric Andersen




Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Peço que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J




Por: Arthur Claro

6 comentários :

  1. Oi Arthur, tudo bem?
    Gostei da playlist e das curiosidades. Ótimo Post!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, estou bem e espero que você esteja bem. Obrigado pelo comentário. *Bye*

      Excluir
  2. Curti muito o disco. Não conhecia o projeto.
    Vou procurar para escutar o disco na integra. Eu gosto muito de Legião Urbana e nunca escutei nenhum disco solo do Renato Russo. Vocês trazem sempre postagens bem bacanas sobre temas diversificados.

    Blog Karolini Barbara |
    Instagram Karolini Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por você ter gostado do disco, recomendo que você escute os discos solo do Renato Russo, mas o meu preferido é o Equilibrio Distante que é inteiramente em italiano, mas aí sou suspeito de dizer qual é o melhor.

      Excluir
  3. Oi
    legal o poste, meu pai gosta das músicas do Renato Russo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, obrigado pelo comentário, mostra este post para ele.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design