terça-feira, 29 de junho de 2021

10 aplicativos, ferramentas e sites LGBTQIA+


Seguindo com a #WeekPride2021 quero falar de aplicativos e sites voltados para a comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero, Queer, Intersexo, Assexuais e mais). Esse nicho carece de tecnologias específicas, voltadas para suas necessidades. Ferramentas e recursos nessa vibe aumentaram gradativamente nos últimos anos, embora os LGBTQIA+ necessitem dos mesmos já que o preconceito e a violência estão longe de acabar. Algumas dessas tecnologias oferecem segurança, proteção e informação. Desse modo, a tecnologia tem enorme função para combater o preconceito e valorizar a diversidade sexual e de gênero.

Pensando nisso, resolvi destacar 10 aplicativos, ferramentas e sites que são utéis e apresentam benefícios para a classe LGBTQIA+. Se você for LGBTQIA+ essas ferramentas serão de grande valia e, acredito, que sentirá vontade de baixá-las. Vem comigo?!


1- Dandarah



Aplicativo em homenagem à travesti Dandara dos Santos, assassinada em 2017. O intuito do app é oferecer informações, além de permitir denúncias, registros de violências e locais seguros na região para a população LGBTQIA+. Ele disponibiliza o botão de pânico, em que notifica cinco pessoas registradas caso o usuário esteja em uma situação de risco. 

O Dandarah é associado à Resistência Arco-íris, um projeto de pesquisa para mapeamento e elaboração de ferramentas digitais para registro e denúncia de violência contra pessoas LGBTQIA+. O aplicativo é fornecido para todo o território brasileiro. O ícone do aplicativo é o irreverente e único unicórnio.

O aplicativo está disponível para androids. Você pode baixá-lo aqui


2- Homo driver



É semelhante e tem as mesmas funções dos aplicativos de viagens de carro, como Uber, 99, Cabify. A diferença é que o Homo driver realiza a união de motoristas e passageiros LGBTQIA+ no Brasil. A ideia é proporcionar segurança e proteção para os usuários dentro do carro. 

O Homo driver oferece, além das modalidades de carros tradicionais (básico, executivo, etc), versões pet e baby (este último conta com cadeirinha), caso necessite viajar com criança pequena ou com animal de estimação. 

Também disponível para androids. Link aqui



3- Amanda Selfie



Recentemente, universitários de Minas Gerais, São Paulo e Bahia criaram uma assistente virtual chamada de Amanda Selfie - que é uma "roboa" trans com a função de abordar a prevenção ao HIV, sexo e gênero para a comunidade LGBTQIA+. A roboa interage com jovens por meio das redes sociais e tira dúvidas, além de falar da cultura LGBTQIA+.


4- TodXs



Foi desenvolvido após um casal homoafetivo ser convidado a se retirar de um bar da capital de Fortaleza em 2016. Eles estavam apenas de mãos dadas, mas incomodaram os presentes, que disseram que ali era um "ambiente de família", e por isso foram expulsos. 

O TodXs fornece um mapa apurado onde tem leis e órgãos LGBTQIA+. Além disso, o aplicativo também disponibiliza o mapa da LGBTQIAfobia no Brasil, eventos e a função de denunciar crimes desse âmbito. A ideia é conhecer mais dos direitos e utilizar essa informação como ferramenta preventiva contra a discriminação. O lema do aplicativo é "Aprenda. Denuncie. Proteja-se!".

É uma ferramenta não somente recomendada para o LGBTQIA+, mas para todxs, como o próprio nome sugere. Disponível na Play Store. Link aqui.  


5- Dicionário gay



Você sempre ficou na dúvida sobre o que significa termos que somente a comunidade LGBTQIA+ possui?! Agora você pode conhecê-los por meio desse aplicativo! O aplicativo tem uma enorme lista com palavras e seus significados, além da palavra do dia, palavras e expressões. Está disponível na Play Store. Link aqui


6-  Dicionário de gêneros



Este é um projeto colaborativo do AfroReggae e da agência Artplan, com vistas na desmitificação e quebra de preconceitos à respeito da identidade de gênero. A página explica conceitos, como a diferença entre sexo, orientação sexual e identidade de gênero. Além disso, apresenta reflexões sobre estereótipos falhos sobre a percepção da representatividade.

A ferramenta funciona como um Wikipedia, onde os usuários podem colaborar com o termo e incluir novas definições ao dicionário. 


7- Geosure



Aplicativo para viajantes e população que exibe um mapa que classifica o nível de segurança em bairros e cidades de todos os continentes. Recentemente o aplicativo incluiu a categoria LGBTQIA+, deixando-o mais interessante e inclusivo. 




Ideal para saber se dá para voltar tarde daquela festa, o app é simples. Você procura a pontuação do local em que está presente ou de um lugar de sua preferência. Uma boa dica é comparar regiões desconhecidas com conhecidas para entender melhor as classificações. No mapa inicial é possível observar a pontuação no geral ou clicando na bolinha ao lado da seta de localização. Entre as categorias disponíveis estão: comportamentos inadequados ou agressões à mulheres, risco de dano ou discriminação à LGBTs, violência física e probabilidade de roubo. 

Quanto menor a pontuação, mais seguro é o local. Confira a classificação: De 1-20 extremamente seguro; de 21-40 muito seguro com incidentes ocasionais; de 41-60 menos seguros e com alerta de atenção, especialmente a noite; de 61-80 perigoso e propenso a incidentes; e por fim, de 81-100 classificado como extremamente perigoso.
 



Disponível para iOS e android. Link aqui


8- Tem local?



É uma plataforma colaborativa que agrupa depoimentos de pessoas que sofreram ou presenciaram violências LBTQIA+fóbicas. Quando acessa o site, o usuário seleciona sua orientação sexual e/ou identidade de gênero com as quais se identifica. A seguir, é possível ler as histórias publicadas no mapa, identificadas com base no tipo de preconceito sofrido. 

O site permite o fornecimento detalhado das agressões sofridas e presenciadas, como local da agressão no mapa, tipo de violência, data, hora, um pequeno depoimento e a possibilidade de definir se tratou-se de homofobia, lesbofobia, bifobia ou transfobia. 


9- Spartacus



É um aplicativo com informações sobre segurança e guias para diversão. Ele fornece a porcentagem de tolerância LGBTQIA+ de cada país separado por continente. É possível encontrar informações e a história sobre direitos alcançados e leis anti-discriminatórias e de proteção em cada país. Além disso, um mapa e uma lista por ondem alfabética das cidades e regiões mais seguras é exibido.



O app usa sua localização e localiza eventos e ambientes seguros por perto. Na página inicial tem um calendário das paradas de orgulho LGBTQIA+ no mundo, com informações de voos, acomodações e até o oferecimento de seu espaço para acomodar outros viajantes.



O Spartacus também possibilita a marcação de lugares e eventos desejados em uma lista de favoritados. 
  
Disponível para iOS e Android. Link aqui


10- Transempregos



Este site é uma iniciativa para ajudar a comunidade de transgêneros e transexuais encontrarem empregos. Na página você pode consultar vagas em postos de meio período ou integral, estágio, autônomo e freelancer. Além disso, as comunidades em questão podem anunciar currículos de forma gratuita. Confira o site aqui



Conhece mais algum aplicativo ou site que preste serviço de apoio ou diminua o preconceito contra a comunidade LGBTQIA+? Diga nos comentários. J-J




Por: Emerson Garcia

2 comentários :

  1. Parabéns pelo post. Não conheço nenhum outro. Informação è tudo. Abraço!

    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O saber nunca ocupou lugar. Enalteço e elogio as informações aqui "oferecidas. Muito bem. O meu elogio.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design