quarta-feira, 9 de junho de 2021

Aquela cena: Liniker canta 'Preciso me encontrar', clássico de Cartola, em '3%'






Bem vindos ao Aquela cena. O trecho de hoje foi uma sugestão do colaborador Thiago Nascimento e traz a cantora Liniker e o bloco de percussão Ilú Oba de Min, performando a música Preciso me encontrar, do cantor Cartola na série brasileira da Netflix, 3%. A cena fez parte da segunda temporada da obra.

Explicando a cena agora... Ela se passa em meio à uma procissão realizada no continente - a região mais pobre do país que representam 97% - para os jovens que passarem no processo para o Maralto, onde vivem os 3% mais abastados da população. Por meio de muita música, batuques e danças da festa, a cantora surge carregada em cima de um trono, de onde interpreta a canção clássica de Cartola. Assista:




A cena tem muito do espírito e cultura brasileiros. Há um colorido das fantasias e adereços, um bloco de mulheres negras brasileiras, pessoas das mais diferentes etnias. O ritmo da música, estilo samba, apresenta o Brasil principalmente para os estrangeiros. É mais que uma simples cena, mas um manifesto sobre o que a nossa nação tem de melhor.

Liniker começa a cantar a canção de forma doce e suave, até que o ritmo aumenta e ela imprime toda sua voz e alma nessa música que é um verdadeiro clássico nacional. Cada batuque, som de instrumento e a voz da cantora também são elementos da brasilidade. Foi com essa música que as mulheres negras e Liniker fizeram o Carnaval resistir em 3% e foi assistindo a cena que o Carnaval pode dar seu respiro em um ano em que não aconteceu a festividade.

Preciso me encontrar foi composta por Antônio Candeia em 1975 (Nesse ano completará 40 anos de sua morte) e gravada por Cartola para seu segundo LP, Cartola II, em 1976. A canção já foi trilha sonora de filmes como Cidade de Deus (2002) e Central do Brasil (1998). Ouça a música na voz do grande Cartola:



A cena de hoje foi emocionante e convincente. A interpretação de Liniker chega  a arrepiar. A fotografia é incrível e os figurinos também. Não tem como não ser chamado a atenção quando Liniker começa a cantar os versos que dizem: "Deixe-me ir Preciso andar Vou por aí a procurar Sorrir pra não chorar"

Não deixe de acompanhar a série 3% e ver essa atuação e performance incrível de Liniker. Esse foi o Aquela cena de hoje. Gostou da cena? Qual a sua opinião sobre ela? Se você tem alguma ideia de cena, diga nos comentários ou no nosso Fale conosco. J-J





Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Pois se calhar até eu me preciso encontrar. A vida está tão complicada que até parece que o ser humano anda perdido no mundo sem saber por onde caminhar.
    .
    Abraço de amizade.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Cartola é literalmente eterno por causa da sua música. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. Não vi a série, mas tudo que vem do Cartola é impecável.
    É legal ter alguém como Liniker regravando porque isso ajuda as novas gerações a conhecerem esse repertório.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  4. Tudo, absolutamente tudo nessa postagem me emocionou. Tens razao Jovem Jornalista a interpretação de Liniker arrepia ( a voz , lembra M Betânia) . A fotografia é coisa maravilhosa.
    Depois ouvi o grande Cartola. A emoção transbordou os olhos. Eita meu Brasil , meus irmãos brasileiros !!

    Parabéns. Aplausos pela lindíssima postagem

    Beijo de luz

    ResponderExcluir
  5. Oi Emerson,
    Não conhecia esta cantora e nem este grupo. Foi um verdadeiro presente para mim! A música é lindíssima e eu achava que era do Cartola.
    Obrigada por divulgar esta pérola.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design