quinta-feira, 3 de junho de 2021

Quinta de série #serieteners2: A tirania da minúscula coroa: Covid-19

Pode conter spoilers!



Bem vindos ao #serieteners2 - coronavírus em pauta. Serão 10 posts especiais aqui no Quinta de série com séries criadas durante a pandemia da COVID-19 e/ou que tem a COVID-19 como temática principal. Após o sucesso de #serieteners - séries da quarentena no final do ano passado e início de 2021, volto com essa novidade.

Para a estreia dessa nova fase, escolhi falar da série documental e de entrevistas A tirania da minúscula coroa: Covid-19 produzida pela Via d'Idea Estúdio Gráfico e disponível no seu canal do Youtube. A série, que estreou no dia 6 de maio de 2020, possui 10 episódios, cada um com um enfoque distinto. A produção tem direção geral e de entrevistas de Gustavo Girotto; direção de arte de Ricardo Sartori; direção de produção de Juliano Sartori; orientação/mentoria de Adalberto Piotto; e estruturação de temas/divulgação de Tércio David Braga.


A produção apresenta uma visão plural diante dos fatos e entrevistados de diversas áreas do conhecimento. Médicos, economistas, artistas, jornalistas e profissionais de áreas de pesquisa formam as fontes desse rico material que culminou em uma narrativa jornalística de série documental com edição dinâmica que não deixou a série cansativa, mesmo com material e entrevistas densos. Confira o teaser do primeiro episódio:

    


A série contou com a edição certeira e primorosa a partir de um material captado de mais de 300 horas. Os episódios - que foram concebidos assim para facilitar o entendimento e se adequar à tendência das séries, principalmente as da Netflix - tem em média 40 minutos de duração, sendo que tem episódios um pouco mais longos de 1 hora e 37 minutos e de até 2 horas

A série foi totalmente criada seguindo as normas e protocolos contra a COVID-19. Todas as gravações e entrevistas foram direto da casa dos entrevistados e do envio desse material para a edição. O objetivo foi o de levar informação de qualidade e conscientização em um momento difícil e desafiador. 

A maior parte do material são as entrevistas riquíssimas em cada área. Além disso, também foram adicionadas imagens e vídeos ilustrativos sobre o que o entrevistado está falando na hora. Outro recurso utilizado foram o de frases emblemáticas e marcantes dos entrevistados que apareciam na tela logo após a entrevista ser concluída. 

O roteiro da série documental foi construído com o objetivo do espectador se informar sobre a COVID-19 e sua gravidade, com palavras de especialistas no assunto. Além disso, a série preocupou-se em informar como a COVID-19 movimentou e modificou o jornalismo, economia, política, artes, futebol e rock, por exemplo. 

Para executar o projeto, o idealizador Gustavo Girotto teve como inspiração o jornalismo de estilo único de narração de reportagens de Goulart de Andrade. O jornalista, que vivia no mesmo prédio que Girotto, trabalhava muito com plano-sequência, inovando a forma de fazer matérias na televisão. Com a ideia em mente, Girotto contatou profissionais e os entrevistados - que foi a parte mais difícil, pois não se sabia como chegar até eles por conta dos tempos de pandemia - para colocar sua ideia em prática. O documentário experimentou, assim, o desafio de entrevistar fontes de suas casas que gravaram com seus próprios equipamentos de filmagem, que será uma tendência em materiais jornalísticos daqui para frente. 

Como falado, a série abordou diferentes temas em seus episódios. São eles: Debate aberto (Episódio 1); Impactos na saúde (Episódio 2); Sonhos que se apagaram (Episódio 3); Silêncio nas arquibancadas (Episódio 4); Artes iluminando a escuridão (Episódio 5); Economia global de joelhos (Episódio 6); Jornalismo, uma vacina contra as fakes news (Episódio 7); Veredicto: Covid-19, culpado! (Episódio 8); A (des)politização da pandemia (Episódio 9); e Rock em pandemia (Episódio 10). 

Debate aberto foi um episódio introdutório, seguido do episódio que se debruçou em apresentar a doença, tratamento e a cura. Assim, Impactos na saúde contou com depoimentos de médicos que estão na linha de frente contra a COVID-19, mostrando uma nova história sob a ótica destes heróis que enfrentam essa dura batalha. Confira o teaser:

   



Os impactos da COVID-19 e as diferenças da luta contra a pandemia nas comunidades de São Paulo e Rio e em alguns países é o foco de Sonhos que se apagaram. O objetivo foi realizar um panorama do enfrentamento da doença em diversas comunidades e países. Fique com o teaser:

   



O episódio 4, O silêncio das arquibancadas, tem o objetivo de debater os impactos da pandemia nos esportes, seja nos campeonatos, dia a dia dos atletas, nas ligas esportivas e olhando para o futuro. O capítulo conta com diversas sumidades no assunto. Fique com o teaser:

   



Como as artes e a cultura reagiram com a pandemia da COVID-19? Esse é o grande ponto em Artes iluminando o mundo, quinto episódio. O episódio ainda discute a importância das artes para a vida humana. Para compor as entrevistas, o capítulo traz depoimentos de nomes importantes da cultura brasileira como o maestro João Carlos Martins e músicos como Ana Salvagni, Fernando Negrão e Minoro Muriat. Assista ao teaser a seguir:

   



Com a pandemia o mercado financeiro ficou abalado, enquanto a economia mundial de joelhos. Estavam depositando todas as fichas no ano de 2020, que seria um ano importante para a economia, mas não foi isso que ocorreu. O episódio traz depoimentos de nomes importantes do cenário macroeconômico nacional e internacional. Confira um resumo de Economia global de joelhos:

   



A pandemia que vivemos foi um palco fértil para a desinformação e a geração de fake news. Assim, o jornalismo passou a ter um papel de protagonismo ainda mais central na hora de informar e proteger a sociedade contra as fake news. O episódio traz importantes depoimentos, bastidores de coberturas e análises na visão de jornalistas, cartunistas, fotógrafos, cinegrafistas e youtubers. Sem dúvidas, é um dos meus preferidos. Fique com o resumo de Jornalismo, uma vacina contra as fake news:

   



Veredicto: Covid-19, culpado! é sobre o impacto da pandemia no judiciário, que teve que se reinventar e se adaptar em meio à crise. O episódio traz incríveis depoimentos, bastidores e análises de importantes juristas. Confira o teaser:

   



A (des)politização da pandemia tem como objetivo discutir a falta de liderança política e disputas partidárias durante à crise, que teve como integrante o Brasil também com um desgoverno, medidas precipitadas e desarticuladas, com inércia e hesitação. Confira o teaser:

   



O último episódio da série, Rock em pandemia, mostra shows de rock cancelados por todo país, ídolos se reinventando por meio de plataformas digitais e composições que retratarão um novo mundo no futuro. O episódio traz depoimentos de nomes importantes do cenário brasileiro do rock n'roll. Observe o teaser:

 


Esses são os episódios de A tirania da minúscula coroa: Covid-19. Uma série brasileira bem produzida e documentada que, com certeza, vale a pena ser vista - se não todos os episódios como eu fiz, assista o mais interessante e que chame a sua atenção. Talvez existam temas que não te interesse, mas você vendo o resumo e o teaser de cada um, pode se interessar por algum tema e mergulhar nesse episódio documental. 

Essa foi a estreia de #serieteners2 aqui no Quinta de série. Confira abaixo a arte com todas as séries e as datas de cada uma. Até a próxima! J-J

































Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. É de suma importánnia e fundamental para os nossos tempos. Adorei. Abraço!


    lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Divulgar, elucidar, é de uma importância fundamental. Gostei muito dos vídeos e desta publicação.
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a sua ideia de posts e essa série documental especificamente.
    Não conhecia essa ainda!
    Dica anotada.

    Beijoooos

    Teca Machado
    Casos, Acasos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Emerson. Parabéns pela excelente matéria. Quanto mais informações melhor meu amigo.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Portugal escreveram vários livros infantis sobre a temática, coisa que só descobri no outro dia quando fui à secção de livros infantis para comprar um livro para a minha filha. Um post bem interessante! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá, Emerson.
    Apesar de achar o assunto primordial eu não assistiria por já estar um pouco saturada desse assunto. Parece que quanto mais assisto pior fica minha cabeça.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Não tinha visto ainda...
    Gostei, muito legal,
    Um abraço, Alécia do Blog Arrojada Mix
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  8. Adorei a indicação. Já vou salvar para assistir depois
    beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Emerson, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse projeto, mas achei a ideia bem interessante.
    Obrigado pela visita lá no blog, volte sempre !!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, achei super interessante a dica, já quero conferir!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  11. eu não conhecia
    mas achei super interessante

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  12. Bem interessante, e bem real, é nescessário informar mais, para que não aja mais perdas de um modo em geral.Obrigado e sucesso.

    ResponderExcluir
  13. que legal. achei que o ep. 7 realmente parece ser bem interessante. estamos vivendo um caos da desinformação né?


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design