Se você fosse publicitário, como faria para divulgar o seu produto? A Walmart - maior loja de varejo dos Estados Unidos - foi criativa ao lançar a campanha do seu serviço, o Grocery Pickup - retirada de mercadoria, que consiste em realizar as compras de forma online e retirá-las na loja por meio de seu próprio veículo. O Grocery Pickup cresceu ainda mais no último ano por conta da pandemia do coronavírus e com o intuito de não gerar tanta aglomeração nos mercados. O serviço foi lançado em janeiro de 2019 e já possui dois vídeos de divulgação.
Ambos os vídeos tem referências cinematográficas, mostrando uma identidade da Walmart apaixonada pela indústria cultural e mundo nerd. O primeiro vídeo, lançado em janeiro de 2019, chama-se Famous cars (Carros famosos) e apresentou mais de 12 carros em referências ao mundo cinematográfico. O segundo, mais recente, foi disponibilizado no dia 29 de janeiro de 2020, com o nome de Famous visitors (Visitantes famosos) que trouxe para a telinha e outdoors norte-americanos 12 visitantes de programas e filmes populares que visitam a terra e o supermercado em seus transportes criativos.
A pergunta curiosa é: como utilizar a imagem de carros e visitantes famosos em uma propaganda? E, além do mais: como reunir propriedades intelectuais e autorais de diferentes estúdios em apenas uma peça publicitária? A resposta, para ambas as perguntas, é que a Walmart conseguiu a licença e os direitos imagens de todos os carros icônicos apresentados, assim como de todos os visitantes famosos. E a loja de varejo não apenas conseguiu tal feito, como reproduziu fielmente cada um dos veículos e visitantes famosos, assim como os fãs de cada produção esperavam.
Famous cars faz referência desde o DeLorean de De volta para o futuro até a Mistery Machine de Scooby Doo; do Batmóvel até a carruagem da Cinderela; e do relâmpago McQueen de Carros à van de Debby & Loide. Enfim, o que não faltam são easter eggs (Quando um produto da indústria cultural faz referência à outro por meio de detalhes sutis ou explícitos). Assista ao comercial:
Conseguiu identificar todos os carros famosos do comercial? Não vou referenciá-los para não entregar as respostas todas de bandeija para você. O legal é você descobrir sozinho, para a brincadeira ficar mais divertida.
Em comunicado à imprensa, a chefe de marketing da empresa, Barbara Messing, disse que a campanha"destaca o momento mágico da experiência: quando um colaborador carrega o porta-malas do cliente com as compras". O momento ainda torna-se mais mágico quando o funcionário da Walmart percebe que os carros (Vários tecnológicos e com sua própria autenticidade) são famosos assim como os personagens que estão dentro deles.
A Walmart negociou com estúdios de Hollywood - Sony, Disney, Warner e Universal Pictures - para conseguir o acesso legal e usar cada um dos veículos. A trilha sonora é a música Car de Gary Numan. A criação é da agência Department W.
Além da propaganda na TV, a empresa colocou vários banners e outdoors com os carros famosos em grandes cidades dos EUA.
Na mesma vibe, Famous visitors mostra desde Flash Gordon à Buzz Lightear; de Blade Runner até Guardiões da Galáxia; de personagens de Lego até M.I.B.; e de personagens de Star Trek até Star Wars. O que eles fazem na terra?! Foram coletar as mercadorias compradas no aplicativo do Walmart, e claro, ter seus momentos inesquecíveis e de estrelismo no nosso planeta! É interessante que cada visitante possui um transporte criativo e sua forma própria de coletar suas compras no estacionamento do Walmart. Veja a propaganda:
Seja através de uma cabine telefônica ou viajando por galáxias distantes, vale de tudo para experimentar a conveniência "de outro mundo", a Grocery Pickup.
Essas peças publicitárias são muito mais do que apenas comerciais de 60 segundos. Elas são claramente verdadeiros shows audiovisuais que homenageiam produtos conhecidíssimos da indústria cultural americana por meio de intervenções artísticas, frases famosas e diversos easter eggs, levando a propaganda - por meio de conceituações e trabalhos visuais e criativos - a um nível incrível. Os comerciais gritam licenciamento para o desespero dos art buyers (compradores de artes) como acalentam o coração dos fãs de animações, filmes de aventura e ficção. Eles são um verdadeiro desbunde do mundo da propaganda. Sem mais a declarar, meretíssimo.
E você, já tinha visto essas propagandas da Walmart? O que achou delas?J-J
Oi emerson, Adorei a criatividade do anúncio, mas jamais colocaria aqueles dinossauros pequenos junto com as compras, pois pode parecer que as compras não estvam limpas... Beijos
Magníficas, isto sim é originalidade, competência, criatividade.
ResponderExcluirAinda não tinha visto :) obrigada pela partilha
ResponderExcluirbeijinhos
DREAMS OF A PRINCESS
Visito um dos seus blogs e te parabenizo pela rica postagem informativa. Pena que nossos espaços têm pouco alcance, vc não acha ?
ResponderExcluirGostei. Parabéns.
Beijo.
Não tinha assistido esses comerciais ainda, achei muito legais e divertidos. Gostei.
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirEu nunca tinha visto pub da Walmart, cá não existe essa loja americana!
xoxo
marisasclosetblog.com
Bem interessante, gostei dos comerciais. A Walmart é um mundo, diz que são gigantescos, têm de tudo... uma loucura.
ResponderExcluirCoisas de Feltro
Oi emerson,
ResponderExcluirAdorei a criatividade do anúncio, mas jamais colocaria aqueles dinossauros pequenos junto com as compras, pois pode parecer que as compras não estvam limpas...
Beijos
Ainda não vi essa propaganda sabia? Mas adorei a sua análise.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Não conhecia esta propaganda. Ótima análise. Parabéns. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
nossa, achei bacana demais por conta das referências
ResponderExcluirbeijo
A mina de fé