sexta-feira, 25 de junho de 2021

Mais símbolos LGBTQIA+


Damos início no JOVEM JORNALISTA a partir de hoje (25) à #PrideWeek2021 ou como ela era conhecida - Semana do Orgulho LGBTQ+. Serão 6 dias e 9 posts temáticos escritos por mim e por alguns dos colaboradores do blog. Esse ano a Parada LGBTQIA+ de São Paulo tem o seguinte tema: HIV/AIDS: Ame +, cuide +, viva +. É claro que iremos mencioná-lo em um ou mais posts na #PrideWeek2021.

Para dar o pontapé inicial, falarei sobre alguns símbolos LGBTQIA+. Já apresentei alguns em 2019 no post que escrevi em conjunto com Thiago Nascimento, o 50 anos de Stonewall, e agora retorno para falar de outros. A ideia é não repetir os símbolos que já foram apresentados.

Existem diversos símbolos que representam essa comunidade. Selecionei alguns, acompanhe: 


Triângulo rosa



É um símbolo alemão utilizado nos campos de concentração nazistas, datando de um período anterior à Segunda Guerra Mundial. Tinha o intuito de marcar os homens capturados por práticas homossexuais. Era utilizado na forma invertida para indicar a razão da prisão dos capturados. Quem possuía um triângulo rosa na roupa, tinha que realizar as piores tarefas. 




Nos anos 1970 os gays reutilizaram o triângulo rosa com outro significado: ele seria um símbolo do movimento de direitos gays, um lembrete da opressão e preconceito que essa classe sofreu no passado. Desse modo, tem o significado atrelado à frase "Nunca esqueça, nunca de novo". Também foi adotado pelo ACT - UP (AIDS Coalition To Unleash Power), simbolizando "uma luta ativa melhor do que um destino de resignação passiva"

O símbolo é percebido em várias reivindicações atualmente, além de aparecer como parte visível de logos, como da Cogan e da La Fundación Triángulo


Triângulo rosa e amarelo


Representava os judeus homossexuais. 


Mercúrio


O signo astrológico de Mercúrio tornou-se um símbolo tradicional dos travestis. Baseado na mitologia grega, Hermes (versão grega de Mercúrio) e Afrodite (a deusa do amor) tiveram um bebê chamado Hermaphroditus, pois tinha tanto órgãos masculinos como femininos. Rituais de adoração à Afrodite são associoados ao travestismo e homossexualidade. O símbolo, portanto, mostra o masculino (lua crescente), o feminino (cruz) e o anel que representa o individual e equilibrando ambos os símbolos. 


Duplo Marte



O símbolo de um círculo com uma seta diagonal apontando para o alto e para a direita representa o signo astrológico do planeta Marte e o sexo masculino. Este desenho remete ao escudo e a lança do deus greco-romano da guerra. A união de dois sinais representa os homens gays desde a década de 1970.


Símbolos de Marte e Vênus entrelaçados



A união dos símbolos de Marte e Vênus é um dos símbolos da bissexualidade. Perceba que os símbolos são entrelaçados com um círculo no meio formando o símbolo do infinito.


 "P" com a cauda convertida em uma flecha com uma cruz



Símbolo utilizado pela panssexualidade. 


Calamus

Planta de Walt Whitman atribuída como símbolo do amor homoerótico. O Calamus representa o amor e é associado como mito grego Kalamos, filho de Maeander, deus dos rios. A lenda diz que Kalamus, o semi deus dos rios, se apaixonou por Karpos, filho de Zéfiro (o vento oeste) e Clóris (primavera, ou nova vegetação). 


Ladslove

Planta utilizada pelos poetas do séc. XIX como símbolo da homossexualidade. 


Verde

Tanto na Roma Antiga quanto na Inglaterra do séc. XIX, esta cor é associada à homossexualidade. 


Lebre, hiena e doninha

Esses animais são associados à homossexualidade masculina, devido à uma epístula do séc. I de Barnabus.



Phoenix

Símbolo sugerido por Robin Tyler, pois a Phoenix é um pássaro mitológico que queimava e se levantava das cinxas mais glorioso a cada cinco séculos. 


Gravata vermelha

Acessório de moda utilizado por alguns homens, no início do séc. XX, como sinal para outros soubessem que eles também eram gays. 


Anel rosa

Artigo de moda utilizado nos anos 50, 60 e início dos 70. Alguns acreditavam em raízes primitivas e místicas já que o dedo mindinho significa a espiritualidade. 


Rinoceronte


Símbolo para o movimento gay, criado por ativistas de Boston. O animal foi escolhido por ser um animal mal compreendido, super-dócil e inteligente. O rinoceronte é igual e não se preocupa se é macho ou fêmea, sendo pacífico se não o provoca. Sua cor lilás está tanto vinculada ao feminismo como ao movimento LGBTQIA+. Ele também possui um coração na sua pata dianteira, representando afetividade. 


Esses são mais alguns dos símbolos LGBTQIA+. Até mais tarde com um outro post! J-J




Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Publicação muito boa e interessante, confesso que alguns símbolos foram novidade para mim!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  2. Que artigo tão interessante. Estamos sempre a aprender. Na verdade desconhecia todos eles.

    Grata pela partilha,
    Vanessa Casais
    https://primeirolimao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O Trump usava sempre gravata vermelha eheheh!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia todos estes símbolos, só alguns. Mas nunca desconheci a repressão e a violência cometida contra os gays. Acho, porém, que estamos entrando numa era de compreensão e assimilação dos fatos, por mais que isso pareça agora difícil.

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Alguns já conhecia, outros fiquei a conhecer agora
    Bom fim de semana
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design