A logo do Jornalista ≠ - quadro de parcerias entre o JOVEM JORNALISTA e o Arthur Claro Igual porém diferente - está de cara nova! Após praticamente 5 anos, desde a origem do quadro, que a logo não era modificada. Assim como a anterior, o responsável pela criação dessa nova é o Arthur Claro. Veja e compare ambas as artes:
A composição monocromática permace praticamente a mesma de uma logo para a outra, contudo, com algumas mudanças visíveis. A de 2016 é mais minimalista, enquanto a atual tem mais elementos. A de 2016 tem o nome do quadro (Jornalista ≠) trabalhado na fonte criada da cabeça do Arthur Claro no Power Point com linhas nas células e a descrição na fonte Slackey - dando um aspecto vanguardista e diferente. Já a nova o nome aparece por extenso (Jornalista Diferente) em duas fontes distintas, de acordo com a logo dos nossos blogs, Intro (JOVEM JORNALISTA) e Whatacolor (Arthur Claro = porém ≠) (Detalharei logo à frente). A descrição é em uma fonte tradicional e comum, a Roboto. Ambas as logos (2016 e 2021) foram criadas pelo Arthur no Fireworks, sendo que a fonte da primeira logo foi criada por ele utilizando o Excel, Fireworks e Power Point.
As fontes das logos de 2016 e 2021
Cores
Ambas as logos tem o preto e o branco como cores principais. A ideia é a de criar uma logo minimalista, mas bonita. O branco foi utilizado por ser uma cor simples e o preto porque é o tom que fica melhor no fundo branco.
O preto e branco é uma das composições mais clássicas de logos, marcas e artes. Se você quer dar destaque para a parte escrita, de modo que não exista profundidade, pode utilizar o branco com o plano de fundo preto. Caso queira que a imagem tenha profundidade, utilize a parte escrita preta e o plano de fundo branco. A logo de Friends e da Adidas são clássicas para ilustrar esses dois efeitos. Veja:
A ideia do Arthur, além de criar uma logo simples mas que fosse eficaz na mensagem, foi de promover essa profundidade como na logo da Adidas.
Concepção
Arthur procurava imagens para criar um post para o Instagram da Rádio Bagaralho, quando se deparou com uma imagem de quebra-cabeças e teve um estalo para fazer algo relacionado com a parceria. O quebra-cabeças é o grande destaque de nossa nova logo, tanto no grande puzzle, quanto nas peças seguradas por personagens misteriosos (Você irá saber deles mais à frente).
A ideia do quebra-cabeças tem a ver com essa parceria ser verdadeiramente um quebra-cabeças, com ideias minhas e do Arthur, que juntas formam um grande puzzle. "Acho legal a ideia de quebra-cabeças. Quase fiz um blog novo por causa dessa minha paixão. O quebra-cabeça nos liga porque os nossos posts de parceria só funcionam se forem vistos juntos. Caso contrário, ficam sem nexos", explica o idealizador da logo Arthur Claro.
Perceba que as peças que são levadas para o quebra-cabeça não se encaixam, aparentemente. E o que isso significa? Que eu e o Arthur somos diferentes em muitos aspectos e que mesmo que não combinemos nossas peças, nós realizamos algo conexo nesse quadro. O Arthur é tranquilo, simples e criativo; enquanto eu sou estourado, afobado e analítico. Mas essa nossa mistura dá super certo!
Peças de quebra-cabeça e personagens misteriosos!
Em um primeiro momento, acreditava que eu e o Arthur estávamos representados pelos personagens, mas não, nós estamos representados pelos quebra-cabeças que os personagens levam! Eu sou o quebra-cabeça com a logo do JOVEM JORNALISTA; o Arthur com a logo do blog dele. Essas peças formam os posts da parceria.
E quem seriam os personagens que levam as peças do nosso blog? De acordo com Arthur, podem ser os funcionários das nossas empresas criativas, ou seja, do Jovem Jornalista Corporation e do Igual porém diferente Entretenimentos Ilimitada. Mas perceba que o que leva a peça do meu blog (Peça que sou eu) está com medo, enquanto o que leva a do Arthur (Peça que é ele) está inseguro. Será que algo poderia dar errado com as peças e a parceria? "Eles estão com esses sentimentos por estarem a beira da demissão, sempre com a corda no pescoço", filosofa o idealizador da nova logo. Talvez eles sejam demitidos porque não tem o nohall de criar algo relevante para a parceria, somente os capazes somos eu e o Arthur (HAHAHAHA! #sqn).
Um ponto interessante sobre a logo é que ela possui duas camadas. A primeira, com os funcionários e eu e o Arthur, maximizados; e a segunda, em um plano pormenorizado, com o quebra-cabeça completo.
Ferramentas de trabalho
Arthur pesquisou e salvou imagens no Istockphoto e fez montagens no Fireworks, além de ter utilizado o Puzzel- site que gera a imagem em peças de quebra-cabeças.
A nova logo do Jornalista ≠
Ela é mais arrojada e com mais significados que a anterior. Quando se trata de artes, Arthur gosta de fazer o melhor sempre, entragando um resultado final de qualidade e satisfatório. Essa nova logo passou por várias modificações para ficar mais afinada. O resultado final (Incrível por sinal) foi esse.
Agora, você pode ir no blog do Arthur e ver outros detalhes e perspectivas sobre a nova logo, pois ele também fez um post com esse tema de pauta. Aproveite e deixe elogios (Pode ser até críticas também, que tenho certeza que ele vai fazer delas castelos para melhorar seu trabalho) sobre a logo na caixinha de comentários dele. Bem vindos à nova logo do Jornalista ≠! J-J
Por: Emerson Garcia
Parabéns ao trio, ficou super legal.
ResponderExcluirOi Emerson,
ResponderExcluirVcs estão me dando uma idéia... sabe que nunca troquei o logo do blog? Ele é este que aparece no lugar da minha cara quando eu respondo aqui.
Gostei da criação .
Beijos
Ficou bem bacana, adorei
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Adorei, ficou bem legal, e é bom a gente ir mudando com o tempo :)
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Que bacana!
ResponderExcluirFicou muito bom e ainda não sei usar o Firework hehehehehe
parabéns pelo trabalho!
Beijos!
Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Oi Emerson, bom dia!
ResponderExcluirInovar é sempre muito bom, ficou lindo o logo. Desejo cada vez mais sucesso p/vcs!
Bjssss amigo e um feliz FDS é o que desejo p/vcs
Excelente a nova logomarca. Abraço!.
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Desejo muito sucesso nessa nova etapa!!!
ResponderExcluirbeijo
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Ola!Ficou super criativo, é bom mudar as vezes, e bem explicado. Obrigado.Sucesso.
ResponderExcluirMuito sucesso!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Achei que a nova logo ficou super bacana, evolução super bacana. :)
ResponderExcluirBeijinhos
n. // www.fashionjacket.com.br
Ficou muito legal!
ResponderExcluirParabéns
Beijinhos
Renata
Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter