A 9ª Copa do Mundo Feminina de futebol ocorre em pleno vapor! No post de hoje apresento todas as 8 mascotes desse evento marcante! Todas elas são personagens femininas e animais fêmeas.
A palavra "mascote" surgiu na década de 1860 e provém do prefixo masco-, que significa "mágico". Atualmente, as mascotes são personagens consideradas embaixadores da cultura dos países na Copa do Mundo. Elas fazem parte do merchandising dos eventos futebolísticos.
Venha conhecer as 9 mascotes da Copa do Mundo Feminina de futebol!
1991 - Ling Ling
A mascote da primeira Copa do Mundo Feminina de futebol, sediada na China, teve a passarinha da família dos turdídeos, pássaro típico da China, como símbolo.
1995 - Fifi
A mascote da copa da Suécia era uma viking, nas cores azul e amarela. Fifi era bem simpática. Há poucos registros dessa personagem na internet.
1999 - Nutmeg
A raposa fêmea foi escolhida como mascote da Copa dos EUA por representar velocidade, astúcia e agilidade. Em português, Nutmeg significa "noz-moscada".
2003
A copa não contou com mascote, devido ao calendário apertado e os imprevistos de última hora, pois o evento esportivo teve que mudar de sede às pressas, deixando a China e indo para os EUA, por conta de uma epidemia de Síndrome Respiratória Grave (SARS).
2007 - Rong Rong
A mascote foi criada originalmente para 2003. É uma garotinha inspirada na lenda da jovem guerreira Mulan.
2011 - Karla Kick
Uma gatinha de personalidade aventureira, curiosa e disciplinada foi escolhida como mascote da Copa da Alemanha. Karla Kick nasceu em 1995, na Alemanha, em referência ao ano de estreia da seleção feminina alemã.
2015 - Shuéme
A Coruja-do-ártico encontrada exclusivamente em regiões gélidas do norte dos EUA, Canadá, norte da Eurásia e no Ártico foi escolhida como símbolo da Copa do Canadá. O nome da mascote é inspirado em "Chouette", um termo francês para coruja, já que o Canadá tem o inglês e francês como línguas oficiais.
2019 - Ettie
A mascote escolhida para a Copa da França é uma pintinha, filha de Footix (Mascote da Copa do Mundo Masculina de 1998).
Ela foi escolhida para representar uma ave francesa apaixonada pela vida e futebol.
2023 - Tazuni
A mascote da copa atual é uma pinguim azul chamada Tazuni. O nome é uma junção das palavras mar de Tasmânia (Taz) e unidade (Unity). O mar da Tasmânia está localizado entre a Austrália e a Nova Zelândia. O pinguim-azul (ou pinguim-fada) é o menor do mundo com altura média de 30 cm e peso de 1,1 a 1,2 kg.
A Tazuni é uma pinguim adolescente de 15 anos de idade, com o intuito de levar a emoção do futebol para uma nova geração de torcedores. A mascote tem um tufo de cabelo azul e foi inspirada na espécie Eudyptula Minor.
De acordo com a Fifa®, a pinguim é uma meio-campista apaixonada por futebol desde o dia em que jogou pela primeira vez na praia com crianças.
Graciosas ilustrações. Nao me lembrava de todas
ResponderExcluirOlá, Jovem Jornalista!
ResponderExcluirConfesso que estou "por fora" do mundo dos esportes, mas respeito o seu mérito em pesquisar e informar a todos.
Abraços!
Amei todas, principalmente a Ling Ling e a Ettie mas todas são uma graça
ResponderExcluirAbraço,
Larissa | Parágrafo Cult ♥
Não conhecia nenhuma delas, gostei!
ResponderExcluirTorcendo pelas meninas!
Beijos! 😘
Lindas mascotes que gostei de conferir. Grato pela partilha.
ResponderExcluir.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e devaneios poéticos
.
Estou amando ler os teus posts sobre a seleção feminina de futebol. E isso porque tenho visto muitos ataques machistas e injustos a essa seleção. Penso que a gente tem que normalizar o fato de mulheres jogarem futebol. E ponto final, rsrs. As mascotes são lindas!
ResponderExcluirBeijo e boa quarta-feira!