Taguaparque torna-se um local muito mais de reunião de seres humanos do que práticas esportivas
Taguatinga (DF) possui uma área esportiva com o objetivo de levar qualidade de vida e bem estar para a população. Localizado ao longo do Pistão Norte de Taguatinga e Vicente Pires, o Taguaparque é um local para se realizar atividades esportivas, como caminhada, ciclismo e futebol. Com 89 hectares (equivalentes à 107 estádios de futebol, Maracanãs, por exemplo) conta com pista de cooper e ciclovia, quadras esportivas, equipamentos de musculação, playground, Vila da Criança, pistas de jeepcross (700 m) e motocross (1.300 m), ginásio coberto e churrasqueiras. Ecologicamente correto e sustentável, é um dos maiores complexos diversionais, culturais, esportivos e turísticos do Distrito Federal. Mas, o que há por trás do cotidiano das pessoas que visitam o Taguaparque?
Quem visita o parque não vai só com o intuito de praticar esportes. É comum observar casais de namorados, amigos ou até mesmo pessoas que vão para descansar, atrás de sombra e água fresca. Há casais que se deitam no gramado com o bebê e passam tempo. Há pessoas que aproveitam a sombra da árvore para dar muitos beijos. Há aqueles que se sentam no banco da pracinha para ler as últimas notícias. Enfim, o parque é um ponto de encontro de pessoas, almas e esporte!
Um dos administradores regionais de Taguatinga, Ezequias Pereira, falou o seguinte sobre o parque:
“O Taguaparque é o orgulho da população de Taguatinga. Um local seguro para atividades esportivas e de lazer e vamos trabalhar para que ele seja recuperado para toda a população”.
O aposentado Fernando Augusto (60) todo final de semana leva a neta no parque para brincar na areia. Ele possui uma relação de cumplicidade com ela. O Taguaparque é um elo entre os dois: neta e avô se divertem, pedalam e tomam sorvete juntos.
Naquele sábado, um fato faria os dois rirem muito. Cachorros frequentam o local e ficam deitados numa pracinha, aparentemente são animais mansos. De repente, a neta de Fernando se aproxima de um deles que começa a latir e se levanta. A menina começa a correr e o avô começa a sorrir. Não deu outra: neta e avô riram por minutos da situação!
O parque público de Taguatinga é um local onde é possível unir as relações sociais e as atividades físicas. Para a aposentada Helena Rodrigues (54) a prática da caminhada e o encontro com pessoas queridas torna a mente e corpo sãos. As mudanças de percurso também ajudam, porque você mudando de lugar, conhece pessoas diferentes e coisas novas. "Eu me canso das rotinas. Hoje, por exemplo, já vim por outro lugar para caminhar", disse.
Quem vem ao parque, vem para descansar. A lojista Cinara dos Santos (30), traz o filho para brincar e vem para descansar. "Até porque tenho que ficar observando ele", comenta.
Quando se frequenta o local e se conhece pessoas novas, é possível criar amizades e, até mesmo, participar de passeios. Foi o que aconteceu com Helena. Em uma aula de ginástica, promovida pelo parque, pessoas se conheceram e foram para um hotel fazenda. "Foi bom demais. Visitamos cachoeiras e trilhas", explica.
Atividades físicas
O Taguaparque é importante tanto para a cidade como para a vida das pessoas. A analista de sistemas Daniela Alves (35) frequenta o parque para caminhar e fazer exercícios físicos. Assim como o servidor Ubirajara Leite (38). Para eles, o parque melhora tanto suas qualidades de vida como da cidade.
Um local assim serve de escape para as pessoas que trabalham a semana inteira. É o caso do arquiteto Hugo Brito (40) que trabalha por conta própria durante a semana e procura ao parque para caminhar: "Aonde moro não existe local para lazer", afirma.
As atividades físicas melhoram bastante a auto-estima das pessoas. De acordo com Helena, depois dela fazer caminhada a dor na coluna e a pressão alta não existem mais.
Vila da Criança
O projeto, criado em março de 2022, visa a promoção da inclusão social, com a criação de um espaço com brinquedos adaptáveis, aparelhos lúdicos, fortalecendo o convívio com crianças portadoras de necessidades especiais. A Vila da Criança ocupará uma área de 336 metros quadrados, ficando localizada atrás da cascata.
Assinado pela arquiteta da administração de Taguatinga, Charliete Mesquita, o projeto inclui brinquedos tradicionais, balanço adaptado frontal e brinquedos para psicomotricidade feitos com pneus reciclados. Ao redor do parque, vários pergolados com rede, além de biblioteca, banheiro adaptado e bancos.
O Taguaparque ainda conta com um campo sintético; uma tradicional cascata, point preferido para fotos dos visitantes; e um parquinho de madeira.
Histórico
O Taguaparque foi inaugurado com o objetivo de levar qualidade de vida e bem estar para a população. O espaço de lazer do parque é muito bom. Várias revitalizações do ambiente foram realizadas. O parque possui churrasqueiras, plauground rústico, pista de jipecross, pista de motocross, quadras de volei de areia, quadras de futebol society, circuitos inteligentes de malhação, além de estacionamentos e ginásio coberto.
Criado em 1998, no dia 5 de maio, somente foi aberto ao público no dia 6 de junho de 2009. É considerado o maior parque de Taguatinga. J-J
*Reportagem criada no dia 30 de março de 2010 para a disciplina de Jornalismo Especializado, quando fazia o curso de Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Católica de Brasília (UCB). A pauta teve o seguinte título: "A cotidianidade das pessoas que frequentam o Taguaparque", para a diretoria de Lazer e Esporte.
**Reportagem passou por adaptações e atualizações.
Excelente "dica" para todas idades .
ResponderExcluirMuito bacana essa postagem! Esse lugar é lindo! Não conhecia.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Que lugar bonito! Deu até vontade de voltar ao DF :)
ResponderExcluirUm beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Oi
ResponderExcluirum lugar bonito para ir com a família.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Gracias por tu huella 👍
ResponderExcluirTodo el planeta es bello
Gostei muito de conhecer esse parque é um lugar muito agradável!
ResponderExcluirBjs
www.silalmeida.com
Haha não julgo o avô e a neta eu também correria e depois ficaria rindo... Ah e parque é bem bonito! Parabéns, seu artigo ficou muito bem feito.
ResponderExcluir