Pessoas cobertas de lama em poses fotográficas. Foi essa a forma que a marca de cosméticos Jendayi encontrou para solidarizar-se com as vítimas de Brumadinho (MG) e protestar contra a ganância de empresários. Contudo, a campanha foi tida como oportunista e desrespeitosa. Muitos a denunciaram no Facebook enviando feedbacks à rede social com a pecha de "ridicularização de pessoas".
Será que esta foi uma campanha oportunista, que visou apenas a comercialização e engrandecimento financeiro da empresa? É o momento apropriado para lançar uma publicidade como essa? Perguntas assim tomaram de conta das principais mesas de debate.
Este post tem o objetivo de discutir: a campanha da Jendayi; a mensagem; as repercussões; perfil da Jendayi; e fotografia publicitária e tragédias.
A campanha
Houve uma glamurização da tragédia com o ensaio fotográfico de Jorge Beirigo. Diferentemente das vítimas, os modelos estavam inseridos em um ambiente montado e construído artificialmente. Em nada se assemelham à realidade das quase 358 vítimas.
O bebê, a mulher e o rapaz em nada representam e homenageiam as mais de 300 vítimas de Brumadinho e explico o por quê:
1- Emoções artificiais: um bebê chorando de mentira, não é o mesmo que um chorando de verdade; uma mulher com o olhar pesaroso, não tem o mesmo valor de alguém que perdeu tudo; um homem enlameado não tem nada a ver com um soterrado pela lama da enchente. As emoções artificiais foram geradas para a comoção, mas surtiu justamente o efeito contrário.
2- Tragédia construída: terras molhadas, lamas no corpo e nos ambientes onde foram encenados as fotos do ensaio. Além disso, expressões e emoções artificiais e uma parede construída. NÃO! Nada disso sequer se aproxima da dimensão de uma "tragédia" como a cedição de barragem de Brumadinho.
3- Poses de modelos: rosto sério e marcante e poses firmes e envolventes. Foi dessa forma que os modelos se comportaram nas fotos em "protesto" da tragédia. Sabemos muito bem que essa não foi a realidade daquelas vítimas soterradas, daquelas que tentaram se salvar e das que foram salvas pelos bombeiros. Não houve espaço para selfies e poses para as câmeras de jornais noticiosos.
Mensagem
A mensagem principal da campanha seria um protesto, de acordo com informações e legendas da própria empresa de maquiagem. Leia:
“Brumadinho CLAMA! A Jendayi cosméticos e o fotógrafo Jorge Beirigo fizeram um ensaio-protesto sobre a tragédia de Brumadinho-MG! Isso não pode ficar assim…”
Tudo o que a empresa queria era estar ao lado das vítimas de Brumadinho e lutar junto com a causa. Em publicação do Facebook - que já foi apagada no presente momento - a Jendayi reiterou seu posicionamento com a campanha (com grifos):
“O objetivo desta campanha é mostrar que existe uma marca de cosméticos que se preocupa com a beleza… a beleza da vida. Nossos cosméticos embelezam os cabelos, mas nossas atitudes podem deixar um sorriso, um olhar, uma família, um sonho… mais iluminado e bonito. Nossa empresa está nesta luta”.
A intenção da Jendayi foi nobre, mas ela se perdeu no decorrer do caminho. Todo mundo deseja ser feliz, ver a beleza da vida e se permitir dar um sorriso, mas nesse momento essas expressões são muito difíceis de serem verificadas.
Por outro lado, a solidarização da empresa de cosméticos por meio de um ensaio fotográfico teve o intuito apenas comercial e glamurizador da situação. Por que não solidarizar-se com campanhas de água potável, dinheiro e mantimentos?
Repercussões
É claro que a repercussão da campanha só deveria ser negativa. Vários comentários foram contra ela. Abaixo, cito alguns deles:
Tais repercussões obrigaram a empresa a apagar o post no Facebook e privatizar seu perfil no Instagram. Pelo Facebook a empresa realizou um pedido de desculpas. Veja:
Transcrevo o pedido abaixo, com grifos:
Sem mais nada a declarar - já que explanei em tópicos anteriores - deixo apenas uma pergunta: Por que a Jendayi não ajudou antes e resolveu ajudar agora?
Tais repercussões obrigaram a empresa a apagar o post no Facebook e privatizar seu perfil no Instagram. Pelo Facebook a empresa realizou um pedido de desculpas. Veja:
Transcrevo o pedido abaixo, com grifos:
"A Jendayi Cosméticos vem por meio desta pedir desculpas pela má repercussão de campanha veiculada por nós. Em nenhum momento tivemos a intenção de ofender as vítimas do crime ambiental em Brumadinho. As fotos tinha uma intenção de protestar e jamais de se aproveitar da situação. Reiteramos nossos pedidos de desculpas as vítimas e a sociedade em geral por nossa campanha mal elaborada. Nossas mais sinceras condolências as vítimas e ajudaremos no que for possível.
Equipe Jendayi Cosméticos."
Sem mais nada a declarar - já que explanei em tópicos anteriores - deixo apenas uma pergunta: Por que a Jendayi não ajudou antes e resolveu ajudar agora?
Perfil publicitário
A Jendayi é uma empresa de BELEZA. Logo, suas campanhas publicitárias tem o intuito de enaltecer a BELEZA DOS MODELOS. Além disso, é uma empresa altamente visual e estética. Portanto, a campanha de "protesto" também possui esse mesmo perfil, embora a empresa diga que não. Mesmo que o ensaio retrate uma situação calamitosa, foram escolhidos modelos belos, bonitos e fotogênicos.
Tanto é assim, que os modelos da campanha não aparecem sem maquiagem. A mulher, por exemplo, aparece maquiada, com os lábios de batom, cílios postiços e lápis no olho.
Tanto é assim, que os modelos da campanha não aparecem sem maquiagem. A mulher, por exemplo, aparece maquiada, com os lábios de batom, cílios postiços e lápis no olho.
Fotografia publicitária e tragédias
É possível que uma fotografia publicitária tenha cunho de protesto?! Não sei, pois nunca estudei publicidade e propaganda, mas nesse caso do ensaio não foi protesto por uma série de fatores discorridos. O que sei é que podemos protestar e retratar tragédias por meio de fotos jornalísticas.
Oportunação ou protesto?
É possível que uma fotografia publicitária tenha cunho de protesto?! Não sei, pois nunca estudei publicidade e propaganda, mas nesse caso do ensaio não foi protesto por uma série de fatores discorridos. O que sei é que podemos protestar e retratar tragédias por meio de fotos jornalísticas.
Oportunação ou protesto?
Querendo ou não, a empresa que não era conhecida até então está na mídia. Eu, por exemplo, não sabia de que se tratava essa Jendayi, mas agora sei.
Para você, o ensaio sobre Brumadinho é oportunação ou protesto?! Está claríssimo para mim que foi oportunação. Digam tudo nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia
Para mim tudo sempre oportunismo ...
ResponderExcluirEu achei uma péssima ideia mesmo.
ResponderExcluirBeijinhos
n. // www.fashionjacket.com.br
A intenção foi bonita, mas a campanha foi péssima e de muito mau gosto! E na minha percepção, pode até ter gerado publicidade pra eles, mas foi de uma forma bem negativa, né?
ResponderExcluirUm beijão,
GABS | likegabs.blogspot.com
Também acredito nisso. Eu que não queria comprar os produtos dessa empresa depois disso.
ExcluirHey Emerson! Tudo bem?
ResponderExcluirNão tinha conhecimento dessa campanha, foram infelizes no objetivo.
Obrigada por comentar lá no blog.
Volte sempre!
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Oi, td bem?
ResponderExcluirMeu deus... Eles tinham várias formas para protestar à respeito desse crime e decidiram fazer da pior forma... Decepcionante...
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
https://www.youtube.com/watch?v=mFXeZcEdN28&feature=youtu.be
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão achei uma atitude legal.
Espero que tenham aprendido a lição.
Todos erram, mas podem se corrigir.
Boa semana!
Borboletra ♡ Instagram
Há sempre quem se aproveite da desgraça alheia em seu proveito!
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