domingo, 3 de março de 2019

Vibe humor: músicas com nomes femininos






Nomes femininos já foram inspiração para títulos de músicas. Uma homenagem à eles pode significar enaltecimento, elogio e até mesmo críticas. Inúmeras canções serviram de espelho para musas inspiradoras, algumas outras tiveram o objetivo de denegrir e menosprezar não só o nome, como a pessoa que o carrega.

Diversos artistas intitularam suas canções com nomes femininos. Você, mulher, mesmo já pode ter servido de título para uma música, sendo motivo de chacota, elogio ou até brincadeira. Atualmente, Jenifer está em alta devido à música de Gabriel Diniz de mesmo nome. Então, provavelmente, se tiver esse nome você faz sucesso e é reconhecida. 

A playlist de hoje tem o objetivo de trazer algumas músicas com nomes femininos e discutir como os nomes tem, ou não, a ver com as letras, bem como as circunstâncias em que foram escritas e à que musas (tipos de mulheres) foram escritas. Vem comigo! 






Não poderia começar com outra música a não ser Jenifer. A Jenifer da música de Gabriel Diniz é descolada, extrovertida, única, além de ser antenada com as redes sociais, contudo pode ser malvista e pra frentex. "O nome dela é Jenifer Eu encontrei ela no Tinder Mas ela faz umas paradas Que eu não faço com você"

Vamos agora de Samara, do Forró Perfeito. A moça é uma traidora e que brinca com o coração dos homens. "Ô Samara, ô Samara Por que você me trai?". Mesmo a dona desse nome sendo uma pessoa de má índole, o rapaz também não é flor que se cheire, já que quer "bater em sua cara", "chamá-la de safada" e "fazer amor com ela". 

Talvez a música mais conhecida dessa lista junto com Jenifer, Ana Júlia é um dos ícones musicais da banda Los Hermanos. A musa foi inspirada em uma estudante de jornalismo da PUC do Rio de Janeiro, Ana Júlia Werneck, insensível, fria e que não liga para os sentimentos do rapaz que é apaixonado por ele. "Sei que você já não quer o meu amor Sei que você já não gosta de mim Sei que eu não sou quem você sempre sonhou Mas vou reconquistar o seu amor todo pra mim". Qual foi o rapaz que não teve uma 'Ana Júlia' na vida?

Maria de Milton Nascimento é uma mulher forte, independente, batalhadora, resiliente e de bem com a vida. "Maria Maria é um dom Uma certa magia Uma força que nos alerta Uma mulher que merece viver e amar como qualquer outra do planeta". Até agora essa música é a mais elogiosa da lista. 

A primeira vez que ouvi Soraya queimada foi ao assistir o longa Meu tio matou um cara. Essa música é muito divertida e inusitada e fala de alguém que quer ver Soraya destruída, porque ela destruiu o coração do cara. "Eu queria ter um lança-chamas Eu queria ter uma fogueira Eu queria ter somente um fósforo Eu queria ter somente uma vela acesa pra queimar Soraya"

Essa versão de Carolina é cantada em parceria com Seu Jorge e Ana CAROLINA. O cantor já avisa no início: "Carolina, maravilha de mulher". A musa da música tem características físicas e psicológicas bem acentuadas. "Carolina é uma menina bem difícil de esquecer Anda bonita e um brilho no olhar Tem um jeito adolescente, que me faz enlouquecer E um molejo que eu não vou te enganar". A canção tem uma malemolência e é bem gostosa de ouvir.

Até agora as músicas aqui descritas tem mulheres como musas e namoradas. Dessa vez, Roberto Carlos dedica uma canção com o nome de sua mãe. Como se esquecer do refrão forte e icônico? "Lady Laura, me leve pra casa Lady Laura, me abrace forte Lady Laura, me beije outra vez Lady Laura". Acho essa música muito forte e significativa.

Vamos de um rock bem conhecido agora: Bete Balanço, do Cazuza. A letra diz o seguinte "Quem vem com tudo não cansa Bete Balanço, meu amor Me avise quando for a hora". A letra fala de um amor intenso e aventureiro. 






Avril Lavigne escreveu uma música especial para o filme Alice. A música é um pop rock e possui entradas sonoras bem marcantes. A letra enaltece as características de Alice, bem como de sua personalidade. "I found myself in wonderland Get back on my feet again Is this real? Is this pretend? I'll take a stand until the end" (Eu me encontrei no País das Maravilhas Voltar aos meus pés de novo Isso é real? Isso é fingimento? Tomarei uma posição até o fim). A letra tem tudo a ver com a história de Alice. 

Nina de Ed Sheeran fala do relacionamento de um cara com uma moça, o que eles costumavam fazer e as lembranças que possuíam. O namoro dos dois é bem conturbado. Oh, Nina You should go, Nina 'Cause I ain't never coming home, Nina Oh, won't you leave me now? (Oh, Nina Você deveria ir embora, Nina Pois eu jamais voltarei para casa, Nina Oh, você não me vai deixar agora?). A música é meio baladinha e apresenta um ritmo pop. 

Carla traz um sentimento melancólico e doentio de alguém que se doou mais que a mulher na relação. "No fundo dos meus olhos Pra dentro da memória te levei Amor, você me tentou Oh, Carla". Essa canção também é bastante conhecida e despontou nas principais paradas de sucesso. 

Natalie é uma música agitada e para cima. A letra fala de uma mulher maldosa, incompassiva e capaz das mais terríveis atrocidades. "Natalie, she ran away with all my money And she did it for fun Natalie, she's probably out there thinking it's funny Telling everyone" (Natalie, ela fugiu com todo meu dinheiro E fez isso por diversão Natalie, ela provavelmente está por aí achando isso engraçado Contando à todo mundo).

É, parece que nenhuma das mulheres das letras vale a pena ou presta. Vamos de Renata, do Latino agora. Ele sabe rimar RENATA com INGRATA muito bem. "Foi irracional o que ela fez Mas vou deletar sua insensatez". Lembro que essa música foi um sucesso na época que foi lançada.

Amélia era a típica representação feminina da época. Uma mulher simples, trabalhadora, dona de casa e dedicada à família. "Amélia que era mulher de verdade Amélia não tinha qualquer vaidade".

Encerro a playlist de hoje com Conceição de Cauby Peixoto, em homenagem à minha mãe. A letra fala de uma mulher sonhadora e apaixonada por um homem, que tem sua vida mudada e ninguém passa a saber seu paradeiro. "Conceição, eu me lembro muito bem Vivia no morro a sonhar com coisas que o morro não tem"


Gostaram da lista de hoje? Você, mulher, já foi homenageada com uma música pelo seu nome? Digam tudo nos comentários! J-J






Por: Emerson Garcia

18 comentários :

  1. Olá,
    Achei bem legal a ideida da playlist. Quantos nomes já foram inspirados por músicas, assim como pessoas perturbadas como o caso das Jennifers agora haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Tem uma que cantávamos muito é a canção Camila da banda Nenhum de nós.
    Eu amo músicas e esse post foi sensacional!

    ResponderExcluir
  3. Recordo-me das Pombinhas da Catrina na Escola https://www.youtube.com/watch?v=eJ9dY5RNJUA, da Johana mais tarde https://www.youtube.com/watch?v=qFcmNu4KdGI , e da Maria Magdalena https://www.youtube.com/watch?v=Blud51Ztsws , várias juntas para ser uma perfeita https://www.youtube.com/watch?v=EK_LN3XEcnw ;)

    ResponderExcluir
  4. Que post criativo! Amei.
    Beijinhooos. 💝
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  5. Tem várias. Gosto de duas que você não citou: Luiza do Tom Jobim e Beatriz do Chico Buarque.
    Blog em recesso de carnaval, volto dia 6(quarta)
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  6. De todas, eu só não conhecia Soraya queimada hahah, não assisti o filme, então nunca que ia saber que existe essa música. A letra é bem divertida!

    Bananices

    ResponderExcluir
  7. A primeira que me veio à mente foi Iracema, do Adoniran Barbosa, com a Elis cantando, porque estava ouvindo dia desses! Mas há muitas músicas com títulos de nomes femininos, se eu ficasse uns minutos aqui pensando com calma eu poderia fazer uma lista. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Em Portugal gosto da Dona Laura https://youtu.be/UImEBsYTOm4

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design