Atualmente a RecordTV exibe a novela bíblica Jesus desde 24 de julho de 2018. Essa, que é a quinta novela bíblica do horário das 8 e 45 da noite, sucede Apocalipse que durou de 21 de novembro de 2017 a 25 de junho de 2018 e foi a primeira novela bíblica contemporânea do canal.
Jesus e Apocalipse não conseguiram aproximar-se do sucesso estrondoso de Os dez mandamentos que colocou a produção no segundo lugar na audiência e, algumas vezes, em primeiro lugar, assustando até mesmo a Vênus Platinada.
Com mais de 160 capítulos Jesus já demonstra que é mais bem sucedida que sua antecessora, tanto em questão de audiência, história, quantidade de capítulos, como repercussão. Com o resultado positivo, a novela se encaminha para a segunda temporada - feito que Apocalipse não obteve, sendo encurtada - focada em contar a vida dos 11 apóstolos após a ressurreição de Jesus, a minissérie Atos dos Apóstolos.
Vários foram os motivos que fizeram de Jesus mais bem sucedida que Apocalipse. Cito alguns nos tópicos abaixo:
1- A novela é realmente baseada em fatos bíblicos
Em alguns momentos senti falta do respaldo bíblico na novela Apocalipse. Os versículos eram apresentados de forma isolada e sem aproveitar suas riquezas narrativas. Por várias vezes a novela fugiu dos capítulos de Apocalipse, optando por contar histórias aquém da Bíblia. Sinto que os enredos do livro da revelação poderiam ser mais aprofundados e até mesmo ilustrados. Se houve um fato bíblico que a novela soube trabalhar foi o do Apóstolo João na Ilha de Patmos.
Por outro lado, Jesus tem uma riqueza narrativa incrível. A novela sabe aproveitar os capítulos dos quatro evangelhos, ilustrando situações e se aprofundando nos personagens. Cada um deles tem sua própria história, narrativa e momentos antes e após conhecerem Jesus Cristo.
A novela não foge dos fatos bíblicos e não os floreia ou os ressignifica. Eles aparecem como realmente devem ser, assim como os personagens são apresentados de acordo com a descrição da Bíblia.
2- A continuidade é verossímel
Em Apocalipse ficava com a cabeça bugada quando um personagem estava nos Estados Unidos em uma cena e na seguinte no Brasil, ou quando um estava em Roma, e no minuto seguinte nos Estados Unidos. Realmente a falta de continuidade dessa novela contribuiu para que ela não fosse um sucesso absoluto.
Por outro lado, os personagens tinham suas histórias simplesmente cortadas ou encurtadas. Por exemplo: aparecia um casal que se odiava juntos e que estavam se amando, mas não se mostrava o processo até ficarem junto.
Em Jesus não há isto. As cenas são muito bem construídas, continuadas e produzidas para facilitar a compreensão.
3- Personagens com histórias cativantes
Raros foram os personagens que me apeguei em Apocalipse. Eles não possuíam histórias cativantes ou diálogos interessantes. Por incrível que pareça, os meus preferidos foram todos arrebatados HAHAHAHAHA!
Já em Jesus acontece justamente o contrário. Me apaixonei desde pelo protagonista - Jesus - até a serva da rainha, por exemplo. Os personagens são muito bem construídos, tanto física quanto psicologicamente.
4- Não há correria para contar as histórias
Algo que Apocalipse sofreu bastante foi com a baixa audiência. Isso fez com que as histórias fossem encurtadas e eles corressem com a novela. Histórias mereciam ser melhor trabalhadas, como os selos, as trombetas, o julgamento do trono branco, o milênio e o Armagedom. Já outras, poderiam ser encurtadas, como os efeitos do arrebatamento.
Em Jesus não há essa correria. A vida antes do mestre e Messias foi contada com calma e, agora, os feitos, milagres e a vida de Jesus em detalhes. Pela primeira vez na história da TV e do cinema, Sua história é contada na íntegra (desde seu nascimento, crescimento, até seus milagres, morte e ressurreição), algo que os filmes e minisséries até o presente momento não haviam conseguido.
5- Trilha sonora tocante
Jesus tem uma trilha sonora original incrível, como as músicas Precioso, Nome precioso, Maria, Segredos e Perdão, por exemplo, o que torna a história mais emocionante e incrível (Em breve me aprofundarei nas canções em post posterior). Além disso, as cenas dos próximos capítulos são embaladas por músicas fortes e de adoração, a maioria na língua inglesa.
Já Apocalipse não teve uma trilha sonora original, apenas algumas canções que foram compradas, como a magnífica e incrível Ninguém explica Deus.
6- Livre de efeitos visuais medianos
Apocalipse foi cheio de efeitos visuais medianos, como: a materialização da besta, o arrebatamento, os cavalos e cavaleiros do Apocalipse, a guerra final e o julgamento do trono branco. Sinto que esses efeitos poderiam ser melhor elaborados.
Já Jesus também possui efeitos visuais, que embora mais simples dão de 10 a 0 nos de Apocalipse. Posso citar a pesca maravilhosa, a cura do jovem hidrópico, a mulher com lepra e a transformação da água em vinho.
7- Passagem de tempo compreensível
A passagem de tempo de 20 anos em Apocalipse foi confusa, devido a grande quantidade de personagens e núcleos. Ficou difícil eu compreender quem é quem na trama, mesmo que se colocasse o personagem 20 anos mais novo de um lado e 20 anos mais velho do outro ou os nomeasse. Além disso, a trama teve duas grandes passagens de tempo.
Em Jesus também há uma, mas que englobou poucos personagens. Isso facilitou bastante a compreensão.
8- Não há barrigas
Apocalipse contou com várias barrigas e extensões de histórias desnecessárias, como os efeitos do arrebatamento e a ascensão do anticristo. Por outro lado, na reta final tudo foi televisionado às pressas e bem compactado.
Em Jesus não há barrigas, enrolações e encheção de linguiça. A trama nem é rápida, nem lenta demais, atendo-se nos fatos dos quatro evangelhos e não se estendendo sobre eles. Por exemplo, bastou apenas um capítulo para contar a história da pesca maravilhosa e um para apresentar a história da mulher adúltera.
9- Elenco enxuto
A antecessora de Jesus contou com inúmeros núcleos, três fases distintas e diversos personagens, alguns totalmente desnecessários para a trama. Na metade da novela, uma atitude foi tomada para esse abarrotamento de elenco: muitos sumiram com o arrebatamento e outros morreram por participarem de uma seita.
Jesus possui um elenco enxuto, plausível e suficiente. Ninguém está na trama por acaso e todas as histórias são bem desenvolvidas. Quando um personagem não faz mais sentido para a trama ou ele desaparece ou morre, como o caso da Herodíades, que depois da morte de João Batista não tinha porque permanecer mais viva e foi morta por uma cobra venenosa no deserto.
10- Incrível produção
Apocalipse tinha tudo para ser uma grande produção. O início da trama parecia mostrar à que ela veio: tsunamis e desastres naturais por todo o planeta. Contudo, o que era para ser sucesso, tornou-se um fracasso e a trama teve que ser encurtada. As histórias que poderiam ser melhor produzidas, foram reduzidas ou extintas, o que deixou a trama a desejar.
Jesus, desde o seu primeiro episódio, teve uma incrível produção, desde os personagens, suas histórias, figurinos e fotografia, até edição de cenas e continuidade.
11- Um protagonista seguro
Se Apocalipse tinha três protagonistas (Igor Rickli, Juliana Knust e Sérgio Marone) que se perdiam no amplo número de personagens e acontecia quase não haver protagonismo, em Jesus temos um protagonista seguro e bem definido: Dudu Azevedo.
Esse, sem dúvidas, é o melhor papel de Dudu Azevedo nas telinhas. De um ator inseguro, irrelevante e sem expressão, Dudu passou a ser seguro, com a voz firme, e atuação admirável e excelente. Não posso deixar de citar a atuação de Mayana Moura como Satanás (Realmente ela está incrível e medonha!), o antagonista número um e principal da novela. Uma novela com protagonistas, antagonistas, protagonistas e vilões tem tudo para dar certo.
12- Audiência considerável
Apocalipse manteve uma audiência razoável de 7 e 9 pontos. Já Jesus entre 9 e 11 pontos, ultrapassando a antecessora, mas não chegando perto de Os dez mandamentos (de 11 a 14 pontos, com recordes de 14,1; 15,5; 15,9; 16,6; 18,9; 19,1; 21, ultrapassando a Globo por várias vezes e assumindo a vice liderança em outras).
Os dados não mentem e mostram que a novela Jesus foi mais bem sucedida que Apocalipse em todos os âmbitos.
13- Um bom texto
Apocalipse tinha um texto fraco, chato e superficial, já Jesus texto dinâmico e ousado para um folhetim bíblico e curioso. As melhores falas são a de Jesus e, por incrível que pareça, de Satanás, que possui falas interessantes, divertidas e fascinantes.
14- Planos
Nesse quesito, Jesus também vence Apocalipse. O diretor Edgard Miranda optou por planos mais modernos e menos contemplativos, como fazia Alexandre Avancini em Os dez mandamentos, por exemplo.
Por esses 14 motivos e outros Jesus é mais bem sucedida que Apocalipse. E vocês, concordam com isso? Digam tudo nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia
Vários foram os motivos que fizeram de Jesus mais bem sucedida que Apocalipse. Cito alguns nos tópicos abaixo:
1- A novela é realmente baseada em fatos bíblicos
Em alguns momentos senti falta do respaldo bíblico na novela Apocalipse. Os versículos eram apresentados de forma isolada e sem aproveitar suas riquezas narrativas. Por várias vezes a novela fugiu dos capítulos de Apocalipse, optando por contar histórias aquém da Bíblia. Sinto que os enredos do livro da revelação poderiam ser mais aprofundados e até mesmo ilustrados. Se houve um fato bíblico que a novela soube trabalhar foi o do Apóstolo João na Ilha de Patmos.
Por outro lado, Jesus tem uma riqueza narrativa incrível. A novela sabe aproveitar os capítulos dos quatro evangelhos, ilustrando situações e se aprofundando nos personagens. Cada um deles tem sua própria história, narrativa e momentos antes e após conhecerem Jesus Cristo.
A novela não foge dos fatos bíblicos e não os floreia ou os ressignifica. Eles aparecem como realmente devem ser, assim como os personagens são apresentados de acordo com a descrição da Bíblia.
2- A continuidade é verossímel
Em Apocalipse ficava com a cabeça bugada quando um personagem estava nos Estados Unidos em uma cena e na seguinte no Brasil, ou quando um estava em Roma, e no minuto seguinte nos Estados Unidos. Realmente a falta de continuidade dessa novela contribuiu para que ela não fosse um sucesso absoluto.
Por outro lado, os personagens tinham suas histórias simplesmente cortadas ou encurtadas. Por exemplo: aparecia um casal que se odiava juntos e que estavam se amando, mas não se mostrava o processo até ficarem junto.
Em Jesus não há isto. As cenas são muito bem construídas, continuadas e produzidas para facilitar a compreensão.
3- Personagens com histórias cativantes
Raros foram os personagens que me apeguei em Apocalipse. Eles não possuíam histórias cativantes ou diálogos interessantes. Por incrível que pareça, os meus preferidos foram todos arrebatados HAHAHAHAHA!
Já em Jesus acontece justamente o contrário. Me apaixonei desde pelo protagonista - Jesus - até a serva da rainha, por exemplo. Os personagens são muito bem construídos, tanto física quanto psicologicamente.
4- Não há correria para contar as histórias
Algo que Apocalipse sofreu bastante foi com a baixa audiência. Isso fez com que as histórias fossem encurtadas e eles corressem com a novela. Histórias mereciam ser melhor trabalhadas, como os selos, as trombetas, o julgamento do trono branco, o milênio e o Armagedom. Já outras, poderiam ser encurtadas, como os efeitos do arrebatamento.
Em Jesus não há essa correria. A vida antes do mestre e Messias foi contada com calma e, agora, os feitos, milagres e a vida de Jesus em detalhes. Pela primeira vez na história da TV e do cinema, Sua história é contada na íntegra (desde seu nascimento, crescimento, até seus milagres, morte e ressurreição), algo que os filmes e minisséries até o presente momento não haviam conseguido.
5- Trilha sonora tocante
Jesus tem uma trilha sonora original incrível, como as músicas Precioso, Nome precioso, Maria, Segredos e Perdão, por exemplo, o que torna a história mais emocionante e incrível (Em breve me aprofundarei nas canções em post posterior). Além disso, as cenas dos próximos capítulos são embaladas por músicas fortes e de adoração, a maioria na língua inglesa.
Já Apocalipse não teve uma trilha sonora original, apenas algumas canções que foram compradas, como a magnífica e incrível Ninguém explica Deus.
6- Livre de efeitos visuais medianos
Apocalipse foi cheio de efeitos visuais medianos, como: a materialização da besta, o arrebatamento, os cavalos e cavaleiros do Apocalipse, a guerra final e o julgamento do trono branco. Sinto que esses efeitos poderiam ser melhor elaborados.
Já Jesus também possui efeitos visuais, que embora mais simples dão de 10 a 0 nos de Apocalipse. Posso citar a pesca maravilhosa, a cura do jovem hidrópico, a mulher com lepra e a transformação da água em vinho.
7- Passagem de tempo compreensível
A passagem de tempo de 20 anos em Apocalipse foi confusa, devido a grande quantidade de personagens e núcleos. Ficou difícil eu compreender quem é quem na trama, mesmo que se colocasse o personagem 20 anos mais novo de um lado e 20 anos mais velho do outro ou os nomeasse. Além disso, a trama teve duas grandes passagens de tempo.
Em Jesus também há uma, mas que englobou poucos personagens. Isso facilitou bastante a compreensão.
8- Não há barrigas
Apocalipse contou com várias barrigas e extensões de histórias desnecessárias, como os efeitos do arrebatamento e a ascensão do anticristo. Por outro lado, na reta final tudo foi televisionado às pressas e bem compactado.
Em Jesus não há barrigas, enrolações e encheção de linguiça. A trama nem é rápida, nem lenta demais, atendo-se nos fatos dos quatro evangelhos e não se estendendo sobre eles. Por exemplo, bastou apenas um capítulo para contar a história da pesca maravilhosa e um para apresentar a história da mulher adúltera.
9- Elenco enxuto
A antecessora de Jesus contou com inúmeros núcleos, três fases distintas e diversos personagens, alguns totalmente desnecessários para a trama. Na metade da novela, uma atitude foi tomada para esse abarrotamento de elenco: muitos sumiram com o arrebatamento e outros morreram por participarem de uma seita.
Jesus possui um elenco enxuto, plausível e suficiente. Ninguém está na trama por acaso e todas as histórias são bem desenvolvidas. Quando um personagem não faz mais sentido para a trama ou ele desaparece ou morre, como o caso da Herodíades, que depois da morte de João Batista não tinha porque permanecer mais viva e foi morta por uma cobra venenosa no deserto.
10- Incrível produção
Apocalipse tinha tudo para ser uma grande produção. O início da trama parecia mostrar à que ela veio: tsunamis e desastres naturais por todo o planeta. Contudo, o que era para ser sucesso, tornou-se um fracasso e a trama teve que ser encurtada. As histórias que poderiam ser melhor produzidas, foram reduzidas ou extintas, o que deixou a trama a desejar.
Jesus, desde o seu primeiro episódio, teve uma incrível produção, desde os personagens, suas histórias, figurinos e fotografia, até edição de cenas e continuidade.
11- Um protagonista seguro
Se Apocalipse tinha três protagonistas (Igor Rickli, Juliana Knust e Sérgio Marone) que se perdiam no amplo número de personagens e acontecia quase não haver protagonismo, em Jesus temos um protagonista seguro e bem definido: Dudu Azevedo.
Esse, sem dúvidas, é o melhor papel de Dudu Azevedo nas telinhas. De um ator inseguro, irrelevante e sem expressão, Dudu passou a ser seguro, com a voz firme, e atuação admirável e excelente. Não posso deixar de citar a atuação de Mayana Moura como Satanás (Realmente ela está incrível e medonha!), o antagonista número um e principal da novela. Uma novela com protagonistas, antagonistas, protagonistas e vilões tem tudo para dar certo.
12- Audiência considerável
Apocalipse manteve uma audiência razoável de 7 e 9 pontos. Já Jesus entre 9 e 11 pontos, ultrapassando a antecessora, mas não chegando perto de Os dez mandamentos (de 11 a 14 pontos, com recordes de 14,1; 15,5; 15,9; 16,6; 18,9; 19,1; 21, ultrapassando a Globo por várias vezes e assumindo a vice liderança em outras).
Os dados não mentem e mostram que a novela Jesus foi mais bem sucedida que Apocalipse em todos os âmbitos.
13- Um bom texto
Apocalipse tinha um texto fraco, chato e superficial, já Jesus texto dinâmico e ousado para um folhetim bíblico e curioso. As melhores falas são a de Jesus e, por incrível que pareça, de Satanás, que possui falas interessantes, divertidas e fascinantes.
14- Planos
Nesse quesito, Jesus também vence Apocalipse. O diretor Edgard Miranda optou por planos mais modernos e menos contemplativos, como fazia Alexandre Avancini em Os dez mandamentos, por exemplo.
Por esses 14 motivos e outros Jesus é mais bem sucedida que Apocalipse. E vocês, concordam com isso? Digam tudo nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia
Assumo, eu detesto novelas. Logo, nunca ouvi falar dessa. xD
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
Sempre fico babando nos teus posts tão bem feitinhos :)
ResponderExcluirAs novelas da Record eu nunca vi :(
Beijo.
| Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |
| O Blog Que Não é Blog - Instagram |
| Afonso Catioro - Instagram |
| O Blog Que Não é Blog |
Fico feliz em ler isso, Anna.
ExcluirTambém não suporto novelas, por isto nunca assisti nada relativo.
ResponderExcluirNão conhecia nem uma nem outra!
ResponderExcluirBj
Oi JJ
ResponderExcluirEu não assisto novelas, mas essa era até uma a que dava uma oportunidade.
XOXO
marisasclosetblog.com
Ela está em suas últimas semanas.
ExcluirEmbora seja crente eu não costumo ver as novelas da Record. Eu não vi apocalipse nem a do Jesus. Mas eu gosto de ler sobre, gostei do post e parece mesmo que aprenderam com a outra e fizeram melhor. só de ajudar a espalhar a palavra já que é baseada na bíblia é uma boa pedida! Beijão
ResponderExcluirÉ com os erros que se aprende. Essa novela verdadeiramente é baseada em fatos bíblicos.
ExcluirEu não acompanho a novela Jesus (quem acompanha é a minha mãe mas eu vejo alguns trechos as vezes), a novela que eu acompanhei foi Apocalipse e realmente, eles corriam com as histórias :/
ResponderExcluirIt's Lizzie
Ainda bem que você pode perceber isso também.
ExcluirConfesso que nunca nem ouvi falar dessa novela "Jesus", mas parece boa. Essa Apocalipse minha mãe assistiu e gostou, mas realmente a audiência foi baixa. Gostei do post, achei as comparações bem certinhas e organizadas.
ResponderExcluirIasmin Guimarães | E agora?
Fico feliz em ler esse comentário. Dividi por tópicos, sempre comparando as duas produções.
ExcluirPor norma não vejo novela enfada estar a ver uma coisa que demora 3 capítulos a acontecer...sem paciência
ResponderExcluirAbraço
Kique
Hoje em Caminhos Percorridos - Diz não à violência doméstica
Até que nessa novela as coisas não demoram a acontecer, não.
ExcluirNão vi nenhuma das novelas, não gosto de novelas, mas acho que essas são mais interessantes do que aquelas da Globo, afinal são novelas baseadas em histórias de fato interessantes. Um abraço.
ResponderExcluirDe fato é, apesar que não tenho acompanhado as atuais novelas da Globo.
ExcluirAcredito que estas novelas, relativas a temas bíblicos, tenham uma grande adesão, até por parte de público... mais maduro... que talvez nem se identifique tanto, com novelas, sobre temas mais actuais...
ResponderExcluirNo momento, confesso, que não tenho disponibilidade, para assistir a novelas ou séries... mas adorava ver as novelas da Globo...
Abraço
Ana
Eu amo novelas e séries. Sempre estou assistindo algo.
Excluir