sábado, 31 de agosto de 2019

Agosto Dourado: origem, conceitos, história, benefícios do aleitamento materno, publicidades, objetivos e temas da SMAM



Você sabe do que se trata a campanha Agosto Dourado?! Fui descobrir o significado recentemente. O Agosto Dourado é uma campanha em prol do aleitamento materno e um incentivo para que mães amamentem seus filhos, já que esse ato é em prol da saúde de ambos. A data é comemorada desde 2017 com recordações, ensinamentos e divulgação da importância do leite materno, sendo que as discussões sobre datam de 1990. Aqui em Brasília (Distrito Federal), por exemplo, já ocorreram vários Mamaços, que uniram mães incentivadas a amamentarem

E por que se chama Agosto DOURADO, Emerson?! Fiz várias pesquisas e descobri que o dourado faz referência à um dos líquidos MAIS RICOS e PRECIOSOS existentes. Não, não é a água. Mas o leite materno! Legal né?! Veja o que o site Saúde Naval disse a respeito da cor:

"A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico."


O leite materno é um alimento INDISPENSÁVEL nos primeiros meses de vida do bebê, tanto que é chamado de "base da vida". Eu, por exemplo, fui amamentado com leite materno até os 6 meses. Minha mãe seguiu a recomendação mundial de que o aleitamento deveria ser exclusivo até os 6 meses e estendido até 2 anos ou mais com a adição de outros alimentos. Estudos demonstram que o aleitamento materno tem a capacidade de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo

Contudo, dados demonstram que apenas 9% das crianças brasileiras beneficiam-se do aleitamento materno exclusivo, sendo que a média é de quase dois meses (54 dias) de amamentação por criança. E o que esses números significam, Emerson? Bem, evidenciam que é necessário uma maior adesão da campanha do aleitamento materno, daí a necessidade da intensificação do Agosto Dourado

Amamentar é um ato de vida, amor, de doar-se em prol do outro. A amamentação produz mudanças na vida da mãe e do bebê, já que causa impacto em todos os sistemas do organismo. Enfim, a amamentação, mais que uma atitude saudável, é um ato de amor sem limites. A coordenadora de Bancos de Leite Humano da SES/DF, Mirian Santos, disse que amamentar é uma dádiva:

"Tem que acabar aquela história das pessoas dizerem que se o bebê está chorando é por fome. Também é preciso mudar a ideia de que ser mãe é padecer no paraíso. Amamentar é o paraíso. Se está doendo, algo está errado e é preciso buscar ajuda do banco de leite". 



Amamentar é um ato de amor e é o paraíso, mas tem muitas mães que sofrem em dar o leite para seus filhos, como o caso da Simone Cajá, que sofreu até encontrar um equilíbrio na amamentação, como ela disse no texto intitulado Amamentar não é fácil. Por isso, é necessário buscar ajuda até que o problema seja resolvido. É importante não deixar de amamentar o bebê, tendo em vista todos os benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio-econômico-culturais que o leite trará não só para este como para a mamãe. 


História




A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) surgiu em 1990, durante um encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) com a UNICEF. Neste, gerou-se um documento chamado de Declaração de Innocenti - que fala dos direitos do nascituro, inclusive da amamentação. Logo no início, o texto fala dos benefícios da amamentação, como a diminuição de doenças infecciosas, nutrição de alta qualidade, contribuição para a saúde da mulher e satisfação à maioria das mulheres. Você pode ler o documento completo no arquivo abaixo:





Com o intuito de cumprir todos os deveres do documento foi criada a Aliança Mundial de Ação pró Amamentação (WABA, World Alliance for Breastfeeding Action), em 1991. No ano seguinte (1992), a WABA inaugurou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o tema a ser explorado em materiais com tradução em 14 idiomas. 




No Brasil a data é comemorada desde 1999. Já o Agosto Dourado foi oficialmente lançado em 2017 pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com foco na Semana do Aleitamento Materno. 

As perguntas que ficam são: por que amamentar? Qual o benefício da amamentação para a mãe e o bebê?!


Benefícios do aleitamento materno




No início desse texto pincelei os benefícios que o leite materno produz para a mãe e o bebê. Agora, falo com detalhes.

Bem, o leite materno é um líquido completo, daí ser considerado precioso. Ele possui todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água necessários para o desenvolvimento de um bebê, além de anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças, como já falado. 

O site Conquiste sua vida citou 4 benefícios da amamentação. Resolvi colocá-los com as minhas palavras para facilitar o entendimento:

- diminuição da ansiedade da mãe: o relacionamento entre a mãe e o bebê requer tranquilidade e calma. Geralmente, a mãe fica sentada e em total dedicação ao filho, o que produz calma para ela e o bebê. 


- crescimento da segurança: ao amamentar a mãe percebe que agora um ser depende dela para tudo, isso aumenta sua confiança e segurança. 


- emagrecimento: a amamentação produz a queima de calorias (cerca de 700 Kcal por dia). Isso ocorre porque a ocitocina - hormônio produzido naturalmente pelo corpo - aumenta as contrações uterinas, o que ocasiona na redução de gorduras localizadas. 


- prevenção da anemia: amamentar permite que a quantidade de ferro do organismo esteja em preservação por um período maior de tempo, impedindo a anemia. 


OBS.: O site SBP disponibilizou mais benefícios da amamentação. Clique aqui


Além dos benefícios biológicos e fisiológicos, o aleitamento materno evita problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos, de deglutição e psicomotrocidade, de acordo com a notícia do UOL Campanha Agosto Dourado pretende incentivar a amamentação no Brasil. A fonoaudióloga Ana Lúcia Duran, da clínica Zambotti e Duran, explica:


"A sustentação da cabeça, que a criança acaba fazendo naturalmente na hora de mamar, é o que vai ajudar a promover o equilíbrio e sustentação para sentar, engatinhar e andar. Todo o esforço para sugar o leite ajuda a posicionar ainda a arcada dentária, a mastigação e consequentemente a deglutição também se tornam mais fáceis".


Cartazes, folders e peças temáticas são divulgados com o intuito de incentivar o aleitamento materno. 


Publicidades


Em pesquisas, encontrei várias campanhas publicitárias e outros materiais interessantes. Confira:


Campanha Nacional de Amamentação 2014






Essa propaganda apresenta a mãe Nívea Stelmann cuidando de seus dois filhos. O vídeo reforça os benefícios da amamentação. 



Campanha Nacional de Amamentação 2016







Já esta é uma conversa entre a mãe e o bebê. Meu trecho preferido é o seguinte: "[O leite] está sempre quentinho e prontinho. Vai direto do meu peito para a sua barriguinha".



Campanha de Aleitamento Materno





Ela explica por que a amamentação é a "base da vida", conceito trabalhado nesse post. 



Amamentação: incentive a família, alimente a vida 






O vídeo tem como foco principal o bebê e o que ele deve pensar quando é amamentado. É incrível a frase final que diz: "Porque, juntos, a gente cresce".


SBP














Essa é bem minimalista mas certeira na mensagem.


Agosto Dourado- Mês da Amamentação (Santa Joana- Hospital e Maternidade)






Esse é um folder completo que apresenta o Mês da amamentação, dicas para iniciantes, perguntas e respostas, benefícios da amamentação e doação de leite. O ponto alto do informativo é nas últimas páginas (17 à 20) ao apresentar desenhos e infográficos sobre a temática. Super recomendo esse material de divulgação.


Essas publicidades e materiais corroboram para uma série de objetivos a respeito do aleitamento materno.


Objetivos da Semana Mundial do Aleitamento Materno


O site Minuto Saudável apresentou quatro objetivos da WABA para a Semana Mundial do Aleitamento Materno, divulgados em 2018. São eles:

1. Informar: esse é o objetivo principal. E a informação se dá pela divulgação de materiais e propagandas. 


2. Fixar: a partir das campanhas, a amamentação entra na agenda nutricional, de segurança alimentar e diminuição da pobreza. 


3. Envolver-se: o objetivo também é criar um relacionamento entre mães e organizações de saúde, criando um excelente diálogo. 


4. Reafirmar-se: o último é realizar uma promoção do aleitamento materno, bem como de seus benefícios. 


Tema da SMAM 2019 e outros temas



A campanha da Semana Mundial de Amamentação tem o seguinte slogan: "Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!"

Confira os outros temas desde 1992:

1992: Hospitais Amigos da Criança;
1993: Amamentação: Direito da mulher no trabalho;
1994: Amamentação: Fazendo o código funcionar;
1995: Amamentação: Fortalece a mulher;
1996: Amamentação: Responsabilidade de todos;
1997: Amamentação: Um ato ecológico;
1998: Amamentação: O melhor investimento;
1999: Amamentar: Educar para a vida;
2000: Amamentar: É um direito humano;
2001: Amamentação: Na era da informação;
2002: Amamentação: Mães saudáveis, bebês saudáveis;
2003: Amamentação: Trazendo paz para um mundo globalizado;
2004: Amamentação exclusiva: Satisfação, segurança, sorrisos;
2005: Amamentação e introdução de novos alimentos a partir dos 06 meses de vida;
2006: Amamentação: Garantir este direito é dever de todos;
2007: Amamentação na primeira hora, proteção sem demora;
2008: Amamentação: Participe e apoie a mulher;
2009: Amamentação em todos os momentos: mais carinho, saúde e proteção;
2010: Amamentar é muito mais do que alimentar a criança. É um importante passo para uma vida mais saudável;
2011: Amamentar faz bem para você e para o bebê;
2012: Amamentar hoje é pensar no futuro;
2013: Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você;
2014: Aleitamento Materno: uma vitória para toda a vida;
2015: Amamentação e trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos;
2016: Presente saudável, futuro sustentável;
2017: Proteger a amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesses;
2018: Aleitamento materno: a base da vida.


A campanha do Agosto Dourado possui 3 anos, mas a Semana Mundial do Aleitamento Materno 27 anos. Isso demonstra como essa iniciativa é primordial para que mães saibam da importância de amamentarem seus bebês. A campanha Agosto Dourado é importante, assim como o Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama e o Novembro Azul para o combate ao câncer de próstata.

E você, já conhecia o Agosto Dourado? O que acha dessa iniciativa? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

32 comentários :

  1. Muito bom seu trabalho de pesquisa e contextualização ...

    Parabéns

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Excelente a divulgação e a conscientização do assunto. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá eu não conhecia essa campanha. O post ficou muito bom e super completo, parabéns por divulgar essa informação e pela pesquisa ^^

    bjs

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  4. É uma ótima Campanha. Eu, infelizmente, amamentei minha filha só até os 4 meses dela. Peguei dengue, o médico me proibiu de amamentar pq eu tinha febre de 39/40 graus e, nesse meio tempo o leite secou :(

    Beijo.

    | Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Meu Instagram - @euannazanatta |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  5. Muito importante essa campanha, adorei conhecer mais sobre ela. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  6. Que post maravilhoso, muito bacana trazer esta campanha para o blog

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Poxa,Emerson. Que post magnífico e pesquisa! O leite materno previne muitas doenças nas crianças,. Está provado.

    Adorei sua publicação! Todos deviam ler,pois muitos desconhecem.

    Parabéns pelo espaço e escolha de assuntos!

    Obrigada pelas visitas e uma quarta_feira de paz,alegrias e êxito total

    Beijos sabor carinho

    Donetza

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar do "agosto dourado". Sem dúvida, uma excelente campanha e o seu post está maravilhoso, bem informativo;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Desconhecia esta campanha. Aqui em Portugal, algumas mulheres ousam quebrar o paradigma de amamentar em público, mas ainda é um assunto tabu na maioria da sociedade. A minha mãe era muito nova quando eu nasci, não me pôde amamentar, infelizmente.

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o Agosto Dourado, achei incrível. Eu sou mãe e sei da importância do aleitamento materno, maravilhosa a campanha!

    ResponderExcluir
  12. Cá também se fazem campanhas tipo essas!!!
    O leite materno é insustítuivel!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  13. Essa não conhecia mesmo, mas obrigada :) beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Post super informativo onde podemos aprender muito, obrigada pela partilha! :) Bom fim de semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  15. Não sabia sobre essa campanha, mas adorei saber mais.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  16. Adoro os posts de vocês. Sempre se empenhando para trazer a informação completa para a gente, não importando o assunto.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. OI Émerson, vejo muitas campanhas de incentivo ao aleitamento materno, mas não tinha me ligado no Agosto Dourado. Gostei muito do seu post bem informativo e útil. Belo trabalho de pesquisa.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design