Recentemente minha prima me apresentou as ilustrações do artista John Holcroft e sugeriu que eu falasse delas. Logo as vi e percebi que elas tem muito a ver com esse blog, pois muitas falam de situações que envolvem tecnologia, redes sociais e a sociedade contemporânea.
John Holcroft é um ilustrador e designer nascido na Inglaterra. Graduou-se nos anos 1990 em artes visuais e começou a trabalhar como freelancer em artes acrílicas. A partir daí, se reinventou muitas vezes e mudou sua expressão artística. Desde 1996 Holcroft publica suas ilustrações nas mais diversas mídias. Com o decorrer do tempo, moldou sua identidade visual, apresentando sátiras e críticas à sociedade atual por meio de seus desenhos.
A partir de 2001 passou a trabalhar em ambientes digitais, simulando um estilo de impressão de tela, além de criar cartazes de anúncios dos anos 1950. Foi assim que em 2010 criou o seu estilo chamado de print screen.
O ilustrador já teve suas obras divulgadas em grandes jornais, como: BBC, Reader's Digest, Financial Times, Walker, The Guardian, The Economist, Haymarket, Conde nast, TES, Radio Times, Cathay Pacific, Experian, Informa Plc, New York Times, Honda e Wall Street Journal.
Atualmente, John divulga seu trabalho por meio de seu site e Instagram. Holcroft utiliza este último como repositório de suas obras. Criado em dezembro de 2018, já conta com 114 imagens.
A paixão
John despertou sua paixão por ilustração aos nove anos de idade, quando ficava entusiasmado sempre que recebia um novo livro de desenho e canetas. De acordo com o ilustrador, essa alegria não era comparada com os desenhos animados da manhã de sábado, muito menos com casas na árvore.
Nos anos 1980, Holcroft entrou na faculdade de desenho e ilustração e teve que lidar com as mudanças tecnológicas da época. Se por um lado a faculdade o ensinou a usar instrumentos analógicos (lápis, lápis de cor, caneta e papel), por outro a sociedade caminhava para uma verdadeira revolução digital. John era da época que os primeiros operadores de Mac surgiram.
Da pintura em acrílico ao meio digital
No início, John não adaptou-se à era digital, o que fez com que ele pinta-se com acrílicos em papel de tela. Ele era apaixonado por esse estilo, mas em 2001 teve de se reinventar, sendo praticamente obrigado à adentrar ao meio digital. O resultado disso foi positivo, já que Holcroft se conectou de vez ao meio digital, utilizando ele para criar suas ilustrações, bem como divulgá-las.
Ele é um admirador nato de artistas como David Cutter, Mark Ryder e Edward Hopper que são inspirações para que seu trabalho como ilustrador exista. Segundo John seu trabalho não existiria se não fosse por conta desses nomes. Resolvi montar um mosaico com a obra de cada um deles para compararmos ao trabalho de Holcroft.
Visualmente falando, as ilustrações de John Holcroft assemelham-se muito às ilustrações satíricas de David Cutter (Em breve posso falar desse ilustrador no blog). Já as inspirações à Mark Ryder devem-se ao tom surreal que tanto as ilustrações desse último como a de John possuem. Com relação à Edward Hopper não consigo perceber as semelhanças.
Competições e visibilidade
O artista já competiu no concurso AOI e no do Museu dos Transportes de Londres. Atualmente inseriu alguns dos seus trabalhos no Concurso de Arte Digital CGTrader.
Além disso, teve visibilidade em uma revista onde pode ser entrevistado e apresentar suas ilustrações. Esse link do Behance leva à entrevista em formato digital.
Comentando ilustrações
Resolvi comentar alguns desenhos do autor que achei mais interessante:
Já viu com quem seus filhos tem conversado na internet?
A prova de que você é o que come.
De um lado, a pancinha de Chopp; do outro, uma mulher apresentada como uma peça de carne.
Como você tem se visto nas redes sociais?!
As imagens mostram como estamos reféns das redes sociais. Dependemos e somos "devorados" por elas.
Retrato de uma família atual em que os pais criam seus filhos em bolhas e construções. Os pais de hoje estão mais preocupados que seus filhos estejam conectados com o mundo, do que permitir que eles mesmos se conectem e comuniquem pessoalmente com os indivíduos.
Mesclei essas três imagens porque elas falam de basicamente a mesma coisa: como estamos reféns da televisão, do tablet e smartphone, não importando a idade.
Por trás de toques amigáveis pode existir traição e voracidade.
Quem sustenta a indústria tabagista nos tempos atuais?
Holcroft disponibiliza suas ilustrações no Etsy.com e no Society6.com. Você pode ver essas e outras ilustrações no seu site e Instagram.
Finalizo esse post com um pequeno vídeo sobre o ilustrador:
Gostaram desse ilustrador? Qual é a ilustração que mais chamou sua atenção e por que?! Digam nos comentários! J-J
Mais informações
Por: Emerson Garcia
Interessante o trabalho desse ilustrador. É necessário esse tipo divulgação! Abraço.
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
>Muito boas as ilustrações e dão que pensar!!
ResponderExcluirxoxo
marisasclosetblog.com
Sensacional!
ResponderExcluirBoa semana Emerson.
Essas ilustrações nos fazem refletir bastante.
ResponderExcluirwww.paginasempreto.blogspot.com.br
Não o conhecia, achei bem realista
ResponderExcluirwww.estiilocarol.com
De fato, Amanda.
ExcluirMuito bacana e interessante o trabalho dele
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Desconhecia
ResponderExcluirMuito bom
Gostei
Abraço
Kique
Hoje em Caminhos Percorridos - Eu avisei... Ou não avisei!!!!