segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Amor e carinho em forma de bananas divertidas: como incitar a alimentação saudável nos filhos?


Comer bananas nunca foi tão divertido! Para convencer seu filho Rodrigo, de 11 anos, à comer a fruta, a enfermeira cearense Alessandra Cavalcante, de 43 anos, faz desenhos artísticos em sua superfície e a coloca na lancheira do filho. Assim, a resistência do filho em comer frutas, legumes e verduras inexiste. A atitude saudável da mãe foi tão viral na escola do filho que os 28 colegas de classe pediram bananas desenhadas também. E é assim que Alessandra dissemina a vida saudável não só em seu filho, mas em seus colegas de classe: criatividade e alimentação nunca foram tão próximas!

Qual mãe não se viu perplexa quando um filho rejeitou um prato de arroz, feijão, brócolis, espinafre ou uma fruta? Eu, por exemplo, fui acostumado a comer de tudo desde bebê (uma coisa ou outra que não como). Minha mãe não precisou desse trabalho de apresentar artisticamente os pratos, mas caso seu filho rejeite certos alimentos a comida criativa e divertida é a saída para deixá-la mais interessante e apetitosa. 

Muitas crianças não comem determinado alimento por desconhecerem o sabor. Então, que tal também, fazer com que eles se familiarizem, tocando-o, cheirando-o e provando-o?! Mostrar hortas, explicar como os alimentos são cultivados, como amadurecem e são colhidos é primordial nessa missão de fazer com que os filhos gostem do alimento e que ele passe, a partir daquele momento, a fazer parte de seus hábitos.

No caso do Rodrigo, sua mãe começou a implementar refeições saudáveis e criativas logo após descobrir que ele tinha adenite mesentérica, esofagite, gastrite e duodenite quando ele tinha por volta dos 4, 5 anos. Essas doenças estavam relacionadas à alimentação não saudável do filho. Ela explica (com grifos):

"Na verdade, sempre procurei implementar uma alimentação mais saudável para o Rodriguinho. Por volta dos 4,5 anos, ele começou a apresentar um quadro de distensão abdominal e dores, chegando a vomitar. Então, pra chamar a atenção dele para lanchinhos mais saudáveis, comecei a criar e deu certo!"



Arte e criatividade




Todos os dias a enfermeira personaliza as bananas do lanche de seu filho, além de escrever frases motivacionais com o desejo que ele tenha um ótimo dia. Ela costuma desenhar unicórnios, super-heróis e personagens de desenhos animados. A mãe possui um traço fino e um jeito minimalista e fofo de criação. Em sua maior parte, elas são desenhadas com canetinha preta. Já os detalhes das ilustrações são feitos com coloridas. 


Bananas para os 28 colegas




No dia 04 de novembro o desejo dos colegas de terem bananas personalizadas foi atendido por Alessandra. Ela criou 28 frutas com mensagens e desenhos diferentes. As mensagens variaram de "Bom dia + nome do aluno" e "Boa aula + nome do aluno"

A atitude da mãe deixou seu filho orgulhoso. Ele disse:


"Mãe, tô tão orgulhoso de você! Promete que faz banana pra mim até a faculdade?"


O retorno das crianças foi positivo. As mães e a professora da escola disseram que elas ficaram encantadas com as bananas. Certamente os desenhos nelas abriram seus apetites, afinal comemos primeiro com os olhos e depois com o paladar. 


Sucesso nas redes sociais

Alessandra Cavalcante fez sucesso nas redes sociais e incentivou outras mães à criarem desenhos em alimentos e frutas. Os elogios foram os mais variados possíveis, dos tipos:


"Ficaram demais! Bananas com carinho e amor."

"Amo isso que você faz. Já estou fazendo por aqui também."

"Quero aprender a desenhar assim."


Amor e carinho depositados



Certamente preparar a lancheira do filho, desenhar nas bananas e escrever mensagens de um bom dia são atitudes da mãe que significam amor e carinho. Aliás, nessas atitudes o amor e o carinho estão depositados. A mãe espera que elas fiquem para sempre no coração do filho. Ela diz:


"Eu amo que ele seja grato pelas pequenas coisas, porque o amor, para mim, é isso: mora nos pequenos detalhes, nos menores gestos e ainda mais no reconhecimento das simples ações mais cheias de significados. Esse também é um ensinamento que fica dos lanchinhos."


Os desenhos nas bananas fizeram com que Rodrigo tivesse pena de jogar as cascas fora, de tanto amor, carinho e cuidado com os pequenos detalhes envolvidos. 



Desenhos em alimentos


Já tinha visto desenhos em bananas. A artista desenhou carinhas na fruta e as vestiu com roupinhas, como saias, o que deixou as bananas divertidas e alegres.


A ideia de enfeitar bananas e criar desenhos nelas incita nas crianças a alimentação saudável. E você, o que acha disso? J-J


Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Interessante, pois ajuda na hora de as crianças comerem alimentos saudáveis, adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal mesmo! Criatividade superlativa e de grande utilidade para com situações delicadas e difíceis por vezes.

    Beijão e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha.Parabéns pra essa mamãe bem especial e criativa ao máximo!Adorei! beijos, chica

    ResponderExcluir
  4. Que bacana! Até eu quero bananas assim. Acho bem legal essa ideia de transformar alimentos saudáveis em algo divertido para fazer com que as crianças sintam gosto pela comida.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Criatividade em alta, para fazer a pequenada comer fruta
    Abraço
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - É agora ou nunca...

    ResponderExcluir
  6. Oi Emerson, tudo bem?
    Criatividade e exemplo parecem dicas infalíveis pra incentivar a boa alimentação nas crianças.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. Oi Anderson,
    Muito legal essa ideia, teria sido de muito ajuda na época que minha filha era pequena.
    Amei o post!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Dicas de Limpeza

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre adorei comer banana, nem precisava de desenho, mas é uma ideia bem criativa!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  10. Linda a atitude dela e super bacana, ainda presenteou os amiguinhos, super fofa e por mais pessoas assim no mundo

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei das formas de incentivo a alimentação da banana, fruta super importante.
    big beijos
    Lulu on the sky


    ResponderExcluir
  12. Que ideia bacana. As crianças ficam realmente motivadas com esses desenhos e mensagens;)
    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design