Continuando com o #EspecialFK&C, apresento o clipe Pioneers. Lançado no dia 29 de junho de 2018, o clipe já possui 19.059.682 visualizações e 109 mil curtidas.
Pioneers foi gravado na terra acidentada e pitoresca da Islândia, num cenário paradisíaco, exuberante e vulcânico. Joel e Luke gravaram o clipe com suas esposas, Moriah e Courtney. A música fala de casamento, do desafio que é ser casado e o que significa continuar juntos.
O clipe transmite o desafio da vida a dois e como você pode se sentir só, mesmo estando em um relacionamento. A escolha pela locação isolada se refere a como você pode estar só e isolado, apesar de ter esposa. Estar casado, é viver uma vida de descobertas, num ambiente totalmente desconhecido. O clima do clipe é bem natural, com montanhas, pastos, cachoeiras e pedras, trazendo a sensação de humanidade e naturalidade, seja da natureza, como dos casais.
Estar casado, significa perseverar, reconhecer falhas e se ajudar mutuamente. Assista à essa obra de arte:
Vamos aos apontamentos do clipe:
Mensagem
O tema de casamento foi escolhido não só para falar de algo pessoal, mas para questionar um dado dos Estados Unidos que mostra que 50% dos casamentos terminam em divórcio. Por isso, a mensagem dos cantores é que vale a pena continuar, acreditar e fazer por onde uma relação perdurar. É necessário que os casais reconheçam suas falhas e se comprometam a se ajudar mutuamente, pelo amor que os uniram.
Início
O clipe inicia mostrando a paisagem da Islândia de fora para dentro, de forma bem lenta. O clima está nublado e cinza. Entre 0:00 e 0:14 há um fade in, com os créditos iniciais, apresentando a locação do clipe.
A câmera se aproxima de Joel (0:15 - 0:33), que está no meio da floresta, deitado e pensativo. Nesse momento, ele está sozinho, sem a companheira do lado, refletindo sobre seu casamento (0:34 - 0:45), até que se levanta (0:46 - 0:52).
Joel e Moriah
O clima nesse início é nublado, frio e cinza. Entre 0:53 e 1:09 a esposa de Joel está pareada com ele, costa com costa (a câmera gira em 360º). A sensação que dá é que o casal está discutindo a relação e colocando em pauta pontos para serem discutidos.
Joel, que estava com a esposa, aparece sozinho na tela, explorando a ideia de que no casamento podemos nos sentir sós (1:25 - 1:28). A seguir, a câmera explora as ambientações, de forma inventiva e explorativa (1:29 - 1:30).
É então quando o casal está distante um do outro e vai se aproximando (1:31 - 1:34). Em 1:46 o casal está bem próximo. A seguir, ambos esticam a mão, tentam se tocar, até que a esposa desaparece novamente (1:47 - 1:49). A esposa fica transparente (recurso técnico de esmaecer) (1:50 - 1:51). Entre 1:52 e 1:53 Joel estende a mão, como se estivesse perdido algo.
Esse distanciamento pode acontecer por diversos motivos: falta de comunicação e diálogo; os cônjuges não estarem mais felizes no relacionamento; ou quando falta a chama do primeiro amor. Mas, ainda, pode haver uma esperança.
Luke e Courtney
A esposa de Luke surge cantando e a câmera a acompanhando (1:55 - 2:13). Ela e Luke se encontram e passam um pelo outro, em sinal de indiferença (2:14 - 2:19). A pior coisa num relacionamento é quando duas pessoas estão sob o mesmo teto e não se reconhecem, boicotando a presença um do outro. Entre 2:20 e 2:24, Luke estende a mão "para a sua melhor amiga" e ela desaparece. É ótimo quando estendemos a mão e existe uma pessoa para a gente contar com ela. Mas o contrário pode acontecer também, e é terrível.
Entre 2:32 e 2:47 Luke e a esposa caminham lado a lado, mostrando como deve ser um casamento de verdade.
Entre 2:51 e 3:08 eles surgem em contraluz (o clima do clipe muda um pouco) e eles se aproximam.
Pioneiros
Os dois casais se encontram e dão às mãos para os seus respectivos pares e "vão rumo ao grande desconhecido" (3:14 - 3:31). A câmera, então, explora o ambiente, mais solar e claro (3:41 - 3:45). De mãos dadas, os casais caminham juntos e unidos, como se fossem pioneiros daquele lugar e a câmera vai se distanciando deles de dentro para fora (3:45 - 4:48).
Entre 4:49 e 5:00 a câmera vai se distanciando, a música diminuindo, até que o clipe é concluído em fade out.
Considerações
O casamento é uma viagem rumo ao desconhecido, mas se você estiver acompanhado fica muito mais fácil. A união de dois seres passa por diversos ambientes, desafios e climas, mas se você estiver unido com seu (sua) esposo (a), a caminhada se torna muito mais fácil.
Letra
Separei alguns trechos:
"I am here, you are there, lying side by side
Out of touch, out of reach in the great divide
Parallel lines, ooh
Hear the rain count the drops on the window pane
Wide awake, stalemate, why do we play this game?
Oh God, I hate this game"
(Eu estou aqui, você está aí, deitado lado a lado
Fora de contato, fora do alcance na grande divisão
Linhas paralelas, ooh
Ouça a chuva conte as gotas no vidro da janela
Bem acordado, impasse, por que jogamos esse jogo?
Oh Deus, eu odeio esse jogo)
Apesar de estarem sob o mesmo teto e no mesmo ambiente, o casal está dividido com linhas paralelas. Falta diálogo, comunicação e compreensão, mas nem tudo está perdido.
"Let's be pioneers
And we'll build a home
In the great unknown
Yeah
Let's be pioneers"
(Vamos ser pioneiros
E vamos construir uma casa
No grande desconhecido
Sim
Vamos ser pioneiros)
O casamento é sinônimo de pioneirismo e onde você não vê aonde ele vai dar, mas você pode ir construindo o relacionamento.
Música
A música é muito linda e com uma mensagem muito forte. Ela tem uma boa batida e pegada.
Esse foi o Entre frames de hoje! J-J
Por: Emerson Garcia
Passando, vendo, gostando, elogiando e
ResponderExcluir.
Deixando votos de uma Páscoa muito feliz.
O clipe é muito bonito a música é magnífica Emerson Feliz Páscoa.
ResponderExcluirOlha, não conhecia essa música, mas vou agora mesmo dar uma pesquisada. Concordo com o ponto de vista da dupla sobre o casamento.
ResponderExcluirBeijão