quinta-feira, 14 de março de 2024

Entre Frames #65 #EspecialFKandC #5 - Burn the ships





Apresento mais uma superprodução de clipe da banda For King and Country: Burn the ships! Lançado no dia 5 de outubro de 2018, conta com 44 milhões de visualizações e 249 mil curtidasBurn the ships é uma das 4 faixas do állbum de mesmo nome que ganhou um videoclipe. 

A produção de 4 minutos e 41 segundos foi filmada no Lady Washington (EUA), uma embarcação do filme Piratas do Caribe. Ela conta a estória de um explorador que desembarca com seu navio em um novo território, mas com receio de explorá-lo, acaba deixando o local. Por meio de um cenário praiano, utilização de sombras e luzes, câmera subjetiva que passeia pelas cenas, luzes e iluminação em tons de amarelo, azul e branco, o clipe aprenta um dinamismo do início ao fim, com a utilização de câmeras panorâmicas, que filmam os detalhes das cenas, closes e focos. A metáfora principal utilizada é a de ficar preso no passado e não queimá-lo, assim como nossos navios, deixando tudo isso para trás. A frase "Então acenda um fósforo, deixe o passado Queime os navios E não olhe para trás" mostra isso. Como de costume, o filtro utilizado em sua grande parte é o azul, proporcionando um clima bem nublado ao clipe.



Esse conto foi utilizado para abordar sobre como ficamos presos pela vergonha ou pela culpa do passado e não seguimos em frente, desbravando o novo. O fato é que existem navios que precisam ser queimados em nossas vidas, pois eles nos mantêm presos, em silêncio e sem a possibilidade de libertar-nos. Que tal deixar um explosivo nesses navios e recuar para a costa?! Assista ao vídeo agora: 



Que tal nunca olhar para trás, entrar num novo dia, queimar os navios e ler os próximos tópicos desse texto?! Isso é superação! 


Introdução e detalhes



Um clipe não será extraordinário, se sua introdução não for bem trabalhada. E em Burn the ships acontece isso. Entre 0:00 e 0:13 há os créditos iniciais. A câmera filma o mar, as águas e outros detalhes, focando de baixo para cima, até filmar um barquinho e os pés de Luke. A seguir (0:14 0:21) vemos a escada do navio iluminada com a frase, estilizada como num manuscrito: "Als days of old there lived a man who was alone/ A ship of secrets and live wos his home" (Aos dias de outrora vivia um homem que estava sozinho/ Um navio de segredos e morava em sua casa, em tradução para o português). A câmera perpassa da esquerda para a direita. Há um jogo de luz e sombra, uso da cor dourada e amarela. 

Entre 0:21 e 0:23 vemos Joel dormir no barco e, a seguir (0:24 - 0:27), filma-se lâmpadas e lamparinas no navio, focando no rosto de Joel mais de perto. Após (0:27 - 0:30), Joel veste suas vestimentas marinhas. 
 


Da margem para o mar


Entre 0:30 e 0:34, Luke aparece encostado na margem do mar em um tronco, observando a imensidão do oceano - ele também veste roupas marinhas. Então, ele começa a cantar a música, do outro lado da costa marinha e se pergunta como chegou ali (0:35 - 0:44). Ele reflete sobre o seu momento atual. Luke retira do bolso um artefato em que guarda a foto de uma mulher, no trecho em que se canta: "Eu posso ver em seus olhos querido (a) É difícil tirar um momento mas Temos que" (0:46 - 0:55). 


O pré refrão da música é iniciado e Joel está no barco com uma lamparina. Joel representa o passado. Ele caminha com o artefato luminoso, até chegar na escada, que dá acesso para  a parte exterior do navio, saindo de dentro. O ambiente é iluminado com luz natural (0:55 - 1:06). Na parte em que é cantado "Enxugue suas lágrimas e dê adeus", ele sai do quarto e da reclusão e se direciona para a parte exterior do barco (1:06 - 1:09). 







Encontro do passado e presente


Joel quer levantar a poeira e ir embora, mas não tem forças para isso; enquanto Luke, deixa um pouco o presente (margem) e se aproxima da grande embarcação por meio de uma canoa (1:11 - 1:22). Luke vai se direcionando para o navio (1:27 1:29), enquanto canta o trecho, olhando para a margem do mar: "Não deixe isso te prender, esse medo Esse medo de cair de novo" (1:39 - 1:48). É como ele voltasse ao passado, mas só para mostrar que essa não é uma boa posição. 

Joel desenrola as cordas do navio, para hastear a bandeira e seguir viagem, como se não quisesse explorar aquela nova ilha, cheia de desafios e novidades, querendo ficar preso ao passado (1:56 - 1:59). 


Todas as bandeiras do navio são hasteadas e Luke chega até ele. Há um grande encontro entre passado e presente (2:08 - 2:10). A câmera filma as cenas rapidamente e em velocidade e também de dentro para fora (2:11 -  2:17). Luke se aproxima do barco e a câmera filma da esquerda para direita (2:22 - 2:24). Ele sobe em uma escada de cordas do navio e o adentra (2:27 - 2:29). 



Confronto e desapego 



Luke entra no barco, tira o casaco marítimo e se depara com Joel (2:33 - 2:39). Eles interpretam o mesmo explorador, mas em momentos e patamares distintos. Entre 2:39 2:40, Joel também tira o seu casaco e os irmãos parecem se enfrentar, no trecho em que se canta: "Então lave as pílulas, enfrente seu medo Sinta o jeito que ele desaparece Nós estamos chegando limpos, nascemos de novo Nosso esperançosos pulmões podem respirar novamente" (2:54 3:05). Luke segura uma bomba em uma das mãos, que representa aquela quebra com o passado. Ele, do presente, tem essa atitude ousada: o de destruir aquela embarcação que representava o passado e impedia "seu eu" do passado de explorar as novidades na margem daquele oceano! 



A câmera se distancia e Luke segura a bomba no meio da embarcação. Joel se desespera e Luke solta o artefato (3:05 - 3:12). A bomba vai rolando, até encontrar outras (3:14 3:17).


Os irmãos correm para sair do barco, pulam no mar e o barco explode (3:17 3:25). 


O navio continua a explodir e os irmãos olham para a explosão, mas nadando para a margem (3:28 3:31; 3:34 - 3:36). Os irmãos saem encharcados do mar (3:40 - 3:50) e olham para a embarcação em chamas, adentrando a floresta (3:53 3:59). 



Queime os navios! 



Os segundos finais são iniciados (4:04 - 4:11) e Joel olha para o mar e o barco em chamas, que representam o passado (4:12 - 4:14). O clipe, portanto, finaliza com a seguinte frase:  "Alt is fou freedom we have from get from" (Em manuscrito) (4:20 4:30). Entre 4:31 e 4:41 há um esmaecimento e fade out.  




Mensagem




A música e o álbum em si foram concebidos quando a esposa de Luke, Courtney, lutava contra o vício e tudo que vem junto com ele, durante a gravidez do filho Phoenix. Ela tomava medicamento anti-náusea e acabou se viciando nele. Esse vício comprometia a saúde física e emocional de Courtney. Certo dia, ela escolheu "lavar as pílulas" e nunca mais olhar para trás. Ela se esforçou, quebrou a dependência e enfatizou que viveria uma nova vida, sem olhar para o passado.  

Além da inspiração verídica, a mensagem também diz respeito a uma velha lição de história. Luke conta mais sobre isso:

“Eu li uma história sobre um explorador indo para uma nova terra. Quando ele chegou à costa, ele chamou todos para fora dos navios e disse: ‘Ei, vamos explorar esta terra e ver o que há para ser visto'. Todos os homens estavam com medo de ir para o desconhecido e ele percebeu que mesmo aqueles barcos eram sujos, fedidos e pequenos, eles queriam ficar nos barcos porque era familiar. No dia seguinte ele os chama novamente e quando todos os marinheiros estavam em terra, ele dá a ordem para queimar os navios porque ele disse: ‘Nós não vamos recuar. Vamos avançar em nossas vidas.' ” 


O que representa a queima de navios em sua vida? O desapego de uma pessoa? As perdas de coisas que te dão prazer? A descarga das pílulas e vícios? Entre ficar preso ao passado e ficar com suas asas cortadas ou presas, opte por entrar e vivenciar um novo mundo, com asas abertas e livres



Letra



A letra foi baseada em uma crise familiar pessoal de vício. Ela é esperançosa e voltada para o futuro. Conheça mais da estória da letra, a partir do depoimento de Luke: 

“Quando minha esposa estava grávida de nosso segundo filho, Phoenix, ela estava lidando com muitos enjoos matinais. Ela foi ao médico, e ele lhe deu um remédio para aliviar a náusea. Eu estava na estrada uma quantidade decente durante esse tempo. Percebi que o comportamento dela mudou um pouco, mas ela estava grávida, então isso não é incomum.

Um dia em particular, eu estava em Austin, Texas, me preparando para um show naquela noite. Ela me ligou e disse: 'Preciso que você volte para casa. Não consigo parar de tomar essas pílulas.' Pedi ao meu outro irmão, que estava na cidade, para ficar com Courtney e ter certeza de que ela estava bem. Peguei um avião e voltei para casa.

 À medida que a noite passava, ela começava a tremer e a ter essas conversas como: 'Talvez os médicos queiram que eu apenas diminua, não pare de tomar isso imediatamente'. Ela estava quase alucinando. De todas as coisas que vivi, acho que essa foi a coisa mais difícil com a qual lidei, porque no dia seguinte tive que levá-la para um hospital psiquiátrico.

Quando eles ligaram de volta, eu me levantei para voltar com ela, como uma consulta médica normal, e eles disseram: 'Não. Você não pode vir.' Senti tanta dor naquele momento. Ela fazia terapia ambulatorial todos os dias. Na verdade, tivemos algumas lembranças incríveis daquela época. Ela se destacou, estava indo muito bem, mas ainda sentia essa atração pelas pílulas. Um dia eu fui para casa e ela disse: 'Luke, eu tenho que simbolizar algo, eu tenho que jogar essas pílulas no vaso sanitário. Terminei. Estou farta da culpa e da vergonha. Eu tenho que mudar para um novo caminho. Uma nova vida.'

Quando ela estava dando descarga naquelas pílulas, a analogia de queimar os navios me ocorreu: a história dos marinheiros que não queriam explorar o novo mundo, querendo o conforto de seus barcos. Seu líder os chama e diz: 'Temos que queimar os navios. Este é um mundo novo.' "


Forte esse depoimento, não é?! Esse momento difícil no passado foi superado e um novo horizonte foi descortinado. Fique, agora, com alguns trechos da canção e umas explicações. 


"How did we get here

All cast away on a lonely shore

I can see in your eyes dear

It's hard to take for a moment more

We've got to

Burn the ships, cut the ties

Send the flame into the night

Say your prayer, turn the tide

Dry your tears and wave goodbye"

(Como chegamos aqui

Do outro lado do caminho em uma costa solitária?

Eu posso ver em seus olhos querido

É difícil tirar um momento mais

Temos que

Queimar os navios, cortar os laços

Enviar a chama para a noite

Dizer sua oração, virar a maré

Enxugue suas lágrimas e dê adeus)

O trecho retrata esses dois momentos em que os seres humanos vivem: de estar no passado e presente ao mesmo tempo. 


"Step into a new day

We can rise up from the dust and walk away

We can dance upon the heartache

So light a match, leave the past

Burn the ships and don't you look back"

(Entre em um novo dia

Nós podemos nos levantar da poeira e ir embora

Nós podemos dançar sobre a mágoa

Então acenda um fósforo, deixe o passado

Queime os navios e não olhe para trás)

Algumas atitudes para se desvencilhar do passado. Esse "não olhe para trás", me lembra a história da mulher de Ló na Bíblia que olhou para trás e pereceu. 


"Don't let it arrest you, this fear

This fear of falling again

And if you need a refuge

I'll be right here until the end

(Oh it's time to)"

(Não deixe isso te prender, esse medo

Esse medo de cair de novo

E se você precisar de um refúgio

Eu estarei bem aqui até o fim

(Oh é hora de) )

O passado aprisiona, mas o presente e o futuro libertam. 


"So long to shame walk through the sorrow

Out of the fire into tomorrow

So flush the pills, face your fear

Feel the weight disappear

We're coming clean, we're born again

Our hopeful lungs can breathe again

Oh, we can breathe again"

(Tanto tempo para vergonha ou para a tristeza

Fora do fogo dentro do amanhã

Então lave as pílulas, enfrente seu medo

Sinta o peso desaparecer

Nós estamos chegando limpos, nascemos de novo

Nossos esperançosos pulmões podem respirar novamente

Oh, nós podemos respirar de novo)

Um novo tempo é chegado.


Música


A canção impactou as rádios cristãs nos EUA, tornando-se o terceiro single do álbum. Ela também alcançou o terceiro lugar na parada Hot Christian Songs, tornando-se seu décimo primeiro single no top dez.

Esse foi o Entre Frames de hoje! Até o próximo. J-J














Por: Emerson Garcia

12 comentários :

  1. não conhecia a música nem o clipe
    bem detalhada sua análise

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  2. Um maravilhoso clip ainda não conhecia a banda mas gostei muito do seu post abraços.

    ResponderExcluir
  3. Uma mensagem forte e digna de ser compartilhada! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse clipe, mas amo as análises que vejo por aqui. Muito bacana!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Adorei, achei esse clipe bem maravilhoso e adorei esse post explicando

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a música e nem o clipe. A mensagem dela é muito boa.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Emerson
    Não conhecia o clipe, parabéns por compartilhar, depoimento forte, lembrei da passagem bíblica de Filipenses 3:13-14 que diz: "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." É essencial caminhar para o novo, olhando sempre para frente. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Desconhecia por completo o vídeo e a música e adorei!!! Tal como ficar a saber toda a história que o inspirou!
    Grande partilha, Emerson! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conhecia mas achei fantástico a música o clipe gostei muito abraços Emerson.

    ResponderExcluir
  10. Achei um excelente trabalho de análise.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Noooossa! Que publicação massa! Adorei tudo. Bju

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design