Aconteceu no dia 12 de março a abertura do Chá Musical 2024. Idealizado por Marilza Luciano (Marilza Marilu), o projeto reúne músicos e cantores que demonstram seus talentos por meio da música. O evento ocorreu no Centro de Artes da Vila Telebrasília, no auditório Juciane Mascarenhas do Nascimento, contando com 25 pessoas presentes, com a coordenação e apresentação do projeto, Marilza Marilu.
Ao redor de quadros de artes plásticas, esculturas e objetos artísticos; o som de músicas, instrumentos, cantos, aplausos e bastante emoção. Ao todo, seis artistas se apresentaram e encantaram a plateia, são eles: Paulo Vieira, Kátia Oliveira, Rejane Rudá, Lucimar Rodrigues, Luiza Marta e Hilda Abreu. O evento foi sendo tecido, trazendo músicas nacionais e internacionais, clássicas e, até mesmo, populares brasileiras.
A noite foi aberta com Lucimar e Paulo com a execução de Dreams little dreams. Lucimar, trouxe na interpretação, o lado lúdico dos sonhos, com movimentos e feições de felicidade e alegria. A plateia ficou contagiada com sua interpretação. Paulo, ao piano, por sua vez, a acompanhou de forma majestosa.
Paulo e Kátia fizeram uma apresentação de piano a quatro mãos de Atmosfera da Manhã. A canção é o primeiro dos quatro movimentos integrantes da suíte nº 01 de Peer Giut, escrita pelo norueguês Edvard Grieg.
Da música clássica, a abertura do Chá Musical esse ano foi para MPB com Luiza de Tom Jobim, interpretada por Hilda. Com voz estrondosa, elegante e vibrante, Hilda trouxe voz a essa canção que foi inspirada num bar chamado Antônio. Tom Jobim foi nesse bar e encontrou uma jovem moça com esse nome. Quando casou-se com Ana e teve uma filha, coloco o nome de Luiza.
Por sua vez, Kátia abrilhantou ainda mais a noite com duas canções brasileiras de Fructuoso Vianna, a Dança Caipira e O Pregão. Essas músicas fazem parte do estilo de dança folclórica.
Rejane imprimiu sua emoção e interpretação com Todo Sentimento, tocada lindamente por Paulo. A cantora conseguiu traduzir pela voz, canto e gestos, tudo aquilo que a canção expressa em seu texto. Composta por Cristovão Bastos e com letra de Chico Buarque, reflete emoções humanas no contexto do relacionamento amoroso, explorando a urgência do amor e sua transformação ao longo do tempo. A plateia ficou arrepiada com o número!
A noite fechou com Inverno de Adriana Calcanhoto, interpretada por Luiza, na voz e violão. Sua voz doce e aveludada, acompanhou um dedilhar calmo, quase acústico, do violão. Inverno é um ode à melancolia, uma canção romântica, não apenas no sentido imediato, mas no literário. É sobre uma lembrança de um dia feliz que se foi.
A abertura das atividades do projeto Chá Musical terminou com um gostinho de quero mais, um pedido de bis, e foi assim que Marilza Marilu planejou. Foi um evento curto, de no máximo meia hora, mas que marcou e tornou-se presente na memória das pessoas.
Marilza apresentou o evento de forma informal, conversando com a plateia e bem descontraída. Sua simpatia contagia o público, ela sabe lidar com a plateia e tem senso de humor, deixando o evento mais leve e chamativo.
Cada apresentação se encaixou perfeitamente à outra, criando um evento harmônico, nada cansativo e bastante emocionante. Um show e um banho de cultura, seja de música clássica, MPB e canções internacionais. Houve entrega de cada artista, nenhum se sobrepôs ao outro, todos estavam em sintonia e com a intenção de contagiar os presentes e enaltecer esse projeto que veio para ficar.
Os presentes vibraram, se emocionaram e se alegraram com todas as apresentações. Também teve um momento de congraçamento e confraternização com lanche. Um momento de trocas de experiências, criações de novas amizades e estreitamento de velhas.
Pude participar desse evento como jornalista e colaborador. Letícia Gomes, por sua vez, é assessora do projeto Chá Musical. A abertura também teve a presença de Gildred Nascimento, diretora do Centro de Artes, que abriu o espaço do auditório, para a realização dos recitais; e de Dona Neide, vice-presidente da Associação de Moradores da Vila Telebrasília.
O próximo evento do Chá Musical é no dia 26 de março. Esse ano o projeto promete, trazendo cultura e boa música para todos! J-J
Lindas fotos do evento. Adorei. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Que excelente e bela iniciativa cultural.
ResponderExcluirwoaunh mas que post mais lindo dou os parabens bravo obrigada por partilhar bjs saude
ResponderExcluirMaravilhoso!!!
ResponderExcluirQue interessante!
ResponderExcluirMuito legal :)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Boa tarde de terça-feira. Excelente matéria meu querido amigo Emerson. Gostei muito de conhecer.
ResponderExcluirÉ um bonito projeto é disso que precisamos abraços Emerson.
ResponderExcluirQue delícia de evento! A alma se renova com arte.
ResponderExcluirOi, Emerson,
ResponderExcluirQue programa legal. Eu desconhecia esse Centro de artes da Vila Telebrasília, vou procurar me informar sobre a programação. E que bom saber que a música brasileira foi executada lá.
Beijão
Bom dia, Emerson
ResponderExcluirQue ótimo evento, a música encanta, um forte abraço.