No final do ano passado (20 de novembro de 2023) visitei a exposição chamada de Gildred: Ilhas suspensas ou rumos afrodiaspóricos para uma capital. Primeiro, que achei o nome incrível, criativo, misterioso e um tanto difícil de ser enunciado. Segundo, que o poster também é bem legal ao trazer a silhueta de uma mulher afrodescendente saindo da Bahia e serpenteando seu caminho rumo à Capital Federal - Brasília (DF). Afrodiaspórico, dessa forma, tem a ver com a dispersão de uma mulher negra rumo à capital federal. Então o significado da exposição está bem redondinho, ainda mais com o termo que diz "ilhas suspensas", por Brasília Capital Federal, ter esse significado.
Ao ver os quadros e telas, pintados por Gildred, pude me colocar no lugar de pertencimento dessa capital. Os quadros tem um olhar muito pessoal e clínico da artista sobre a capital federal por meio de texturas, blocos de cor, formas pontiagudas e circulares. O quadro sobre o Eixão, é um dos meus preferidos, por trazer formas e também o verde, que sempre apreciei na capital. Gildred usou e abusou de formas geométricas nos trabalhos e composições.
Além dos quadros, a artista também trabalhou em xilogravuras e cerâmicas, que representam o que há de melhor na capital, bem como mapas geográficos visdos de cima. Gildred usa o pincel, mas também as mãos, para realizar o seu trabalho.
Essa exposição encheu os meus olhos pois pude ver em cada quadro uma releitura, ponto de vista e reanálise dessa capital que tanto amo. Ela conseguiu ativar suas memórias sensoriais e identitárias, a partir de experiências de uma mulher negra que saiu da Bahia rumo à Brasília.
Gildred Nascimento - chamada de Gil e Gildred - é professora, artista plástica e coordenadora orientadora do Centro de Artes desde 1978. Ela já participou de 73 exposições coletivas, além de 5 individuais. Participou de 4 internacionais em Portugal, Suíça, Milão e Miami.
A exposição foi apresentada no Centro de Artes da Vilatelebrasília (DF), na galeria de arte que expôs cerca de 20 a 25 trabalhos da artista. Lá, ela faz cursos de artes visuais livres e contínuas. J-J
Somente hoje compreendi como foi exposição desta artista através da sua análise e comentários. Parabéns à ela e à você!
ResponderExcluirMuito interessante! Obrigada pela partilha!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Parabéns pela sua maestria ao escrever descrevendo o perfil de uma artista plástica e uma mulher negra Gildred, reconhecida nacional e internacional e que vem formando artistas, renda e trabalho para o mercado nacional.
ResponderExcluirSugestão fenomenal de tamanha atualidade
ResponderExcluirEssa exposição é incrível, muito prazeroso conhecer esse maravilhoso trabalho da artista abraços Emerson.
ResponderExcluirAcredito que tenha sido uma exposição muito bonita de ver.
ResponderExcluir.
Saudações poéticas e amigas
.
Poema: “ É doce Viver o Amor “
.
Obrigada pela matéria,querido Emerson!!!
ResponderExcluirQue exposição mais interessante. Se eu morasse aí com certeza ia querer visitar.
ResponderExcluirUm abraço
www.luluonthesky.com
Great article and good blog. Warm greetings from Indonesia ok
ResponderExcluirEstava lá adorei as obras de artes
ResponderExcluirA nossa Cidade Natal, se orgulha de voce, Gildred. Parabéns pelo seu talento e desenvoltura em trabalhos tão expressivos em nossa cultura.
ResponderExcluirEu e meu esposo, Guilherme Mathias da Silva Sobrinho, nos congratulamos com tamanho sucesso.
Mestra das artes.Ser humano gentil e generoso passando para seus alunos com dedicação o seu saber.
ResponderExcluirSou muito grata pelos anos passados ao teu lado bebendo da sua sabedoria.
Não pude ir mas com certeza foi um sucesso esta sua exposição!
ResponderExcluirGil é uma referência em Brasília no nosso mundo das artes e fez um trabalho mto especial para mim!
Simplismente maravilhoso seus trabalhos e fico feliz quando vejo pessos negras de origem humilde que vencem na vida
ResponderExcluirEstive na abertura dessa londa e expressiva exposição da minha querida mestra e amiga Gil. Tive a oportunidade de aplaudí-la pessoalmente. Continuo a enaltecer seu trabalho e a desejar sucesso a essa grande mulher.
ResponderExcluirParabéns Gil! Que o Espírito Santo te ilumine e proteja sempre!
ResponderExcluir