sábado, 16 de março de 2024

Rádio Bagaralho: Programa 'Som da novidade' - Lembre-se 80's - Morada





Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM! Eu sou o locutor Emerson Garcia, o JOVEM JORNALISTA que agora tem programa de rádio na Rádio Bagaralho! Com o oferecimento da Banca de Jornal da Praça da Juventude (Que tem a Revista Inside como um dos produtos principais) começa agora o programa Som da novidade. Na edição de hoje falo de Lembre-se 80's da banda Morada!

Emerson Garcia: A banda 'Morada' desde o dia 24 de março de 2023 está com o projeto 'Lembre-se' que tem o intuito de relembrar as principais músicas e hits do meio evangélico durante várias décadas. 'Lembre-se 80's' reuniu 11 faixas (sendo que várias são medleys) que marcaram a igreja nos anos 1980. Nasci em 1989, mas me lembro de todas as canções selecionadas nesse álbum.

Foi um trabalho louvável, porque a banda resgatou verdadeiros hinos e hits, dando roupagem, outras melodias e ritmos à eles, sempre imprimindo sua própria identidade. A diversidade musical do grupo também está presente nesse projeto, com o intuito de atingir, cada vez mais, um público diversificado.

Para cada música, um clipe e divulgação foram realizados. Agora, peço ao leitor que dê o play na playlist abaixo. Enquanto você ouve, vou comentando cada uma das 11 faixas do projeto!

 


Medley Leão de Judá começa com um toque nostálgico, estilo furacão 2000. A banda imprimiu um ar mais de rock à faixa, mas a letra é a mesma. A música vai crescendo, aos poucos, até ficar mais rápida e dinâmica. A faixa é a reunião de três hits: Leão de Judá prevaleceu (Silvério Peres), Leão da Tribo de Judá (Wendell Smith) e Vem com Josué lutar em Jericó (domínio público). Destaque para a instrumentalidade e o back vocal da canção.

Ao único/ Espírito, enche a minha vida / Sala do trono tem uma vibe mais de louvor de adoração e congregacional. É interessante que uma canção se encaixa muito bem à outra. Ao único (Bené Gomes), Espírito, enche a minha vida (Ana Santos e Willen Soares) e Sala do Trono (Alda Célia) é uma tríade maravilhosa para você tirar seu momento de encontro com Deus, numa devocional.  

A faixa seguinte é mais animada que as anteriores. A alegria (Claudio de Souza, Haryson Guanaes Lima e Vavá Rodrigues), O exército de Deus (Adhemar de Campos), Caiam por terra (Wilson Santos) e Autoridade e Poder (Domínio Junior e Marcos Góes) é uma junção que deu super certo. Essa é a música para dançar até o sol raiar. Bastante animada! O final tem um solo de guitarra bem potente. 

Louvemos ao Senhor tem uma pegada bem anos 80, Stranger Things mesmo. Essa é uma música para mergulhar nas profundezas da adoração e intimidade com Deus... Ela é dividida em quatro faixas, são elas: Louvemos ao Senhor, Magnifiquemos, Hosana e Motivo do louvor. É assim que se faz um medley que faz todo o sentido, não é mesmo?! Um trecho diz o seguinte: "Cristo é a nossa vida O motivo do louvor Em nosso novo coração Pois morreu a nossa morte Para vivermos sua vida Nos trouxe grande salvação Hosana, Hosana Hosana ao nosso Rei Hosana, hosana Hosana ao nosso Rei". O final da música traz um momento espontâneo e instrumental bem bonito. 

Alto Preço / Alfa e Ômega traz uma vibe bem Oficina G3, Rosa de Saron. A música Alto Preço é simplesmente belíssima e lembro que ela era cantada na denominação que faço parte, por volta de 1998, 1999, por aí... Ela é difícil de ser cantada e tocada, pois traz vários ritmos e tons. A composição é de Asaph Borba e Jan Gottfridon. Alfa e Ômega também tenho boas memórias com o coral do ministério que faço parte cantando e encantando com essa letra. Acredito que esse louvor também esteja na Harpa Cristã. Um trecho dela diz o seguinte: "Maranata, Cristo, filho, mestre Ó vem, ó vem, ó vem Senhor Jesus". O final é cantado em capela, de forma lindíssima. 

A próxima faixa é pra se dançar, divertir e vibrar bastante. Nosso general é de Bonnie Low, mas acredito que também está na Harpa Cristã. Lembro que na denominação que faço parte, e em várias outras, a música era cantada até com dancinha e coreografia. O refrão diz o seguinte: "O nosso general é Cristo Seguimos os Seus passos Nenhum inimigo nos resistirá". Uma das melhores do álbum. 



Deus está aqui (Livingsthom Farias e Nei Fernandes) é um hit que ainda nos dias de hoje é entoado. "Deus está em mim Tão certo como o ar que eu respiro Tão certo como o amanhã que se levantará Tão certo como eu te falo e podes me ouvir". A bateria é bem marcante nessa canção, que também traz trechos de Minh'alma engrandece ao Senhor (Asaph Borba). Um trecho diz o seguinte: "Tem enchido nossas lâmpadas Com o óleo do Espírito Tem feito sua vide florescer Santo, Santo Santo é o Senhor Santo, Santo Santo é o Senhor".

Quem Pode Livrar / Seja Engrandecido é bem congregacional, aonde as vozes tem mais importância que os sons instrumentais da banda. Ambos os louvores são hinos de guerra, verdadeiras adorações. Não há como não se render, nem relembrar da bela época desses louvores. "Aleluia, te louvo Pois sei que sobre todos é o Senhor".

A nona faixa do álbum é Aliança / Nele você pode confiar. Ambos os louvores ainda são cantados na igreja, tamanha é suas representatividades. Aliança (Bené Gomes) é um hino difícil de ser cantado e entoado, pois a letra é muito verdadeira, sincera e forte. Só pode cantar quem vive a letra mesmo. Nele você pode confiar fala do grande amigo que conhecemos e onde podemos depositar nossa confiança.

Foi dada uma nova roupagem e ritmo para Primeiro amor, composição de Pr. Aurélio Rocha. A versão final ficou um primor e bem emocionante. É uma canção que quem canta também se compromete (e muito). Um trecho diz o seguinte: "Quero voltar ao início de tudo Encontrar-me Contigo, Senhor Quero rever meus conceitos, valores Eu quero reconstruir Vou regressar ao caminho Volver às primeiras obras, Senhor Eu me arrependo, Senhor Me arrependo, Senhor Me arrependo, Senhor". A faixa é uma verdadeira declaração de entrega e tem a duração de 5:07



O álbum é finalizado com Tu és soberano que também é um hino conhecido e bastante regravado ainda nos dias atuais. A composição de Angela Jonas ganhou uma versão intimista, estilo pop rock, com a banda Morada. A canção ficou com 5:03. "E apesar desta glória que Tens Tu te importas comigo também E esse amor tão grande Eleva-me, amarra-me a Ti Tu És tremendo". É um hino de louvor e adoração, que afirma e reafirma o poder do Altíssimo.  


'Lembre-se 80's' é um projeto marcante, que trouxe todas aquelas músicas, que talvez possam ter ficado esquecidas no tempo, mas que foram resgatadas e repaginadas. O legal é que a repaginação traz um pouco das características sonoras da década também. Cada música ganhou um clipe que traz toda aquela vibe oitentista, com pantiballs, sinucas, videogames e fliperamas, cores e luzes neon! 

Emerson Garcia: Esse foi o programa Som da novidade! Até o próximo! 




Continue acompanhando a Rádio Bagaralho, todos os sábados aqui no JOVEM JORNALISTA. O leitor pode sugerir álbuns novos para eu ouvir e eu posso trazer uma resenha sobre aqui no programa. Acompanhe também a gente no Instagram da Rádio. J-J


Por: Emerson Garcia

2 comentários :

  1. Interessante a postagem. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei o post. Eu adoro esses projetos de nova roupagem de algumas produção e deixar com uma cara mais atual para um novo público.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design