quinta-feira, 21 de março de 2024

Quinta de série: Em nome de Deus

Pode conter spoilers!


Em nome de Deus da Globoplay em parceria com o Canal Brasilfoi uma série de denúncia dos crimes sexuais e de abuso do médium João de Deus, roteirizada e produzida pela Conversa.doc de Pedro Bial. Disponível em 6 episódios de em média 1 hora de duração, ela estreou no dia 23 de junho de 2020, ainda no contexto da pandemia do coronavírus. A docusérie teve direção de Monica Almeida, Gian Carlo Bellotti e Ricardo Calil; produção executiva de Erick Bretas e Mariano Boni; e roteiro de Camila Appel, Ricardo Calil e Fellipe Awi.  

Diria que Em nome de Deus é uma reportagem investigativa seriada que se aprofunda nas denúncias contra João de Deus e sua religião. A investigação traz a tona centenas de abusos sexuais e outros crimes que João de Deus escondia muito bem, por conta de uma rede protetiva de fanatismo, violência, fama e poder.   

LEIA MAIS

Quinta de série: João de Deus - Cura e Crime


A série surgiu após uma entrevista de Pedro Bial com a holandesa Zahria Moul no Conversa com Bial do dia 7 de dezembro de 2018. Zahria denunciou os abusos sofridos pelo médium João de Deus, o que culminou em centenas de denúncias similares, de mulheres de todo o Brasil, e até mesmo do exterior. A docusérie, assim, conta com o depoimento de 7 mulheres decididas a expor publicamente os abusos sofridos nas mãos de João. Até mesmo sua própria filha, que foi abusada pelo médium, depôs. 

A obra apresenta investigações, depoimentos, acervo de reportagens da época de ouro do João de Deus e sua Casa, fatos desconhecidos, como porte de armas ilegais, coação, ameaças e tentativas de assassinatos. 

   


Veja o que Pedro Bial falou sobre a série durante coletiva:

"Acho muito improvável que essa história acontecesse em outro país que não fosse o Brasil. Entra nosso histórico de buscar um salvador da pátria. Uma coisa é certa de encontrar nos centros espíritas: o desespero. Isso acrescenta mais uma camada de horror, se aproveitar das pessoas desesperadas em seu movimento mais vulnerável".


O trabalho audiovisual durou cerca de 18 meses, revelando a vida paralela do ex-líder espiritual. Em nome de Deus apresenta entrevistas com as vítimas e celebridades próximas do médium. Os depoimentos são bem fortes e intensos, pois as vítimas resolvem sair das sombras e contar histórias terríveis de abuso e assédio. As mulheres fazem tipo uma roda de conversa e uma terapia em grupo, ao contarem o que passaram, dividindo dores e se consolando. 



Após as denúncias de crimes sexuais e posse de armas, João de Deus se entregou a polícia e foi condenado a 63 anos de prisão. Ficou um tempo preso, mas devido, na época, à pandemia, cumpre prisão domiciliar. Isso mostra a impunidade que ainda impera no Brasil e que o crime, por mais horroroso que seja, ainda é válido.

    


O nome da série é bem propício. Há muitos charlatões, enganadores e lobos em pele de cordeiro que fazem "a obra em nome de Deus", mas que Deus é esse desses líderes espirituais?! Pedro Bial faz um trabalho primoroso, além de depoimentos incisivos às mulheres, mostrando que elas foram as maiores vítimas do ex-líder religioso e que, apesar das dores e adversidades, elas ainda podem apoiar umas nas outras. Recomendo a produção. J-J



 


Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Acredito que seja uma série que prende o/a espetador/a a cada episódio.
    .
    Saudações poéticas e amigas
    .

    ResponderExcluir
  2. Não sei se conseguiria ver, acho que ficaria impressionada com os depoimentos das mulheres. Este João aí, de Deus não tem nada. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. A confusão que me faz saber que há pessoas assim!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. É uma estória realmente quase inacreditável. E eu não deixo de pensar que se não fosse pela denúncia de uma estrangeira corajosa, talvez o homem ainda estivesse aprontando.

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Parece ótimo, né? Fiquei curioso. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design