terça-feira, 26 de março de 2024

Mas, afinal o que significa Jornalismo e Convergencia digital?

No mundo web que vivemos atualmente, com o crescimento de blogs, de jornais on-lines, de podcasts, entre outros meios de informação eletrônica, torna-se necessário que um profissional da área de comunicação organize dados, informações, materiais e que veicule para a internet. Isso é possível, a cada dia, por causa da difusão da rede mundial de computadores e da inclusão digital, que faz com cresça o público de pessoas que tem acesso a rede.

Mas o que seria convergência digital? Segundo a enciclopédia livre, Wikipédia“Convergência digital é uma integração de mídias que se convergem para interagir em único ambiente”. Se pensarmos nos meios de comunicação como a TV, o rádio e o texto, por exemplo, e inserirmos tudo em um único meio perceberemos o tão multiforme e completa essa informação será, chegando a ser multimídia.

Pronto, pensamos em convergência digital. Mas, agora, quem é que vai realizar esse trabalho? O jornalista, que por sua vez interpretará a realidade da sua forma, selecionará que tipo de informação veiculará e em que meio publicará para interferir na sociedade. Em linhas gerais, é isso que esse profissional realiza. Ele deve ter em mente, sobretudo, o crescimento da internet e de sua utilização e optar não só pelo meio impresso, televisivo e radiofônico, como o digital. Hoje em dia, uma notícia que é passada em um jornal televisivo pode ser acessada na íntegra na internet; o público que assiste ao jornal pode tirar suas dúvidas através de um bate papo na internet; vídeos na internet que são complementados com diversos links, como making offs, entrevistas na íntegra.


O jornalista Carlos Alexandre Monteiro foi o autor do blog Lost In Lost. Para quem não sabe, Lost foi uma série americana que contou a estória de sobreviventes de um acidente de avião que caía em uma ilha no Oceano Pacifico. Foi cheia de mistérios. Pois bem, Carlos Alexandre utilizava o blog para contar as novidades da série, assim como promos das temporadas e cenas intrigantes. O blog cresceu muito, porque, além de ter a série na televisão, existia um espaço que sanava dúvidas de leitores. O autor optou por fazer a cada semana um podcasting. “Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital” (Wikipédia). E pode estar na forma de vídeo, foto ou de áudio. Um meio bastante válido e eficaz. Um bom exemplo de convergência digital.

Percebemos que atualmente não basta só escrever uma boa matéria ou veiculá-la pela TV. É preciso outros subsídios que façam com que a informação seja melhor complementada e entendida pelo leitor ou espectador. Jornalista hoje precisa ser multimídia. Saber de tudo um pouco. Ele necessita compreender como enriquecer seu trabalho. Se preciso, que ele trabalhe em conjunto, senão; seguir em frente e dar o melhor de si. J-J


Por: Emerson Garcia

Um comentário :

  1. Interessante. Só é preciso cuidado para que a notícia, mensagem ou seja lá o que for seja verdadeira, para que textos maliciosos ou manipulados não sejam disseminados em várias mídias.

    Beijão

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design