sábado, 30 de março de 2024

Rádio Bagaralho: Programa 'Som da novidade' - Lembre-se 90's - Morada

  




Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM! Eu sou o locutor Emerson Garcia, o JOVEM JORNALISTA que agora tem programa de rádio na Rádio Bagaralho! Com o oferecimento da Banca de Jornal da Praça da Juventude (Que tem a Revista Inside como um dos produtos principais) começa agora o programa Som da novidade. Na edição de hoje falo de Lembre-se 90's da banda Morada!

Emerson Garcia: Com 12 faixas, o projeto começou a ser concebido por meio de músicas e vídeos a partir de 15 de setembro de 2023. As desse projeto, tenho lembranças mais vivídas e completas, já que vivi nos anos 1990 minha infância e juventude. 

Em 'Lembre-se 90's', os meninos continuaram revisitando músicas que marcaram o cenário evangélico na última década do século XX. O objetivo é que haja uma defesa da importância de conhecer e compreender a história daqueles que vieram antes de nós, no quesito música e adoração.

Em entrevista, o Brunão Morada disse o seguinte: "Antes de entrar no novo de Deus, é preciso compreender tudo o que nos trouxe até aqui, afinal todo novo de Deus para o homem é uma grande volta!".

Agora, dê o play na playlist e vamos aos meus comentários!



A primeira faixa é a junção de quatro músicas, são elas: Grande é o Senhor (Steve McEwan  Louvor Ao Rei (Marcelo de Mattos), Te exaltamos (Pete Sanchez Jr) e Ele é Exaltado (Twila Paris). Não há como começar/iniciar um álbum cristão sem a adoração e entrega total ao Deus, o Altíssimo. Essa lição eles aprenderam direitinho RSRS! O louvor é mais congregacional, com pouca pegada rock. O clipe é psicodélico e lembra aqueles vídeos da MTV, com quadrados, cenários geométricos e câmeras mais inventivas e tremidas.

Eu Quero É Deus / Celebrai a Cristo / Aquele Que Está Feliz é mais animada que a faixa anterior. No início, tem uma TV de tubo, uma fita videocassete e o trecho de vídeo/música de Eu quero é Deus original. O som dessa faixa é com mais efeitos e trilhas eletrônicas, com rock pop e sintetizadores. Um trecho diz o seguinte: "Celebrai a Cristo, celebrai Celebrai a Cristo, celebrai Ressuscitou, ressuscitou E hoje vive para sempre Ressuscitou, ressuscitou E hoje vive para sempre". Até hoje em dia a denominação que faço parte entoa esses louvores com muita alegria e, até mesmo, coreografias próprias e exclusivas. 

É claro que tinha que ter um medley do Diante do Trono nesse projeto, não é mesmo?! Essa banda que estourou ainda em 1997, 1998... E ainda está na ativa até hoje! Está certo que as músicas não são todas composições do Diante do Trono, mas ficaram conhecidas na voz de Ana Paula Valadão e seu grupo musical. Começa com Aclame ao Senhor, Manancial, depois passa por A Ele a glória e Te agradeço, e numa sintonia e completude, de uma música para outra, de forma bem interessante. O clipe é no mesmo estilo do anterior, com o mesmo cenário e a utilização de luzes coloridas.

Espelhos mágicos / Naves imperiais é aquele medley de rock que também ficou muito bom. Lembro que nos anos 1990 as bandas Metal Nobre e Oficina G3 estavam em alta. Não tem como não recordar desses versinhos: "Nasceu, sofreu, morreu por nós Seu sangue lá na cruz derramou". E como se esquecer de "Somos como naves imperiais A serviço do nosso Rei Vasos de guerra onde só há ida E não há tempo para olhar Voltar para trás"? Daí tinha aquela batida de cabelo e guitarras imaginárias, enquanto eram cantados esses versos: "Aleluia, aleluia Nosso comandante é Jesus Cristo, filho de Deus". Memorável, até para quem não era rockeiro de carteirinha como eu!!

Vamos para uma vibe mais leve com Em Espírito Em Verdade / Não Há Deus Maior / Maravilhoso / Maior é Jesus. Esse medley ficou muito bom, os instrumentos tem uma vibe mais de adoração congregacional. Todos esses louvores são bem conhecidos por mim e ficarão (para sempre) em minha memória e coração. Deixo um trecho, que diz o seguinte: "Pra te adorar, ó Rei dos Reis! Foi que eu nasci, ó Rei Jesus! Meu prazer é Te louvar Meu prazer é estar Nos átrios do Senhor Meu prazer é viver na casa de Deus Onde flui o amor".

O início do clipe 5:50 AM / Todo Som traz aquele relógio digital, com fita videocassete. Bem anos 90s, não é mesmo? Essa faixa traz um medley de 5:50 AM e Todo som. O resultado ficou bem satisfatório. A vibe é calma e a música lembra aquelas que passavam nas rádios. 




A faixa seguinte também traz músicas memoráveis e inesquecíveis. O medley é formado por O mover do Teu Espírito, Renova-me e Estrela da Manhã. Não há como não relembrar desses verdadeiros hits evangélicos! A música tem uma vibe mais rápida e animada, que as canções originais. 

Há Momentos / Envia a Tua Unção / Com Muito Louvor é a próxima faixa. O som vai crescendo, na medida em que a música é executada. Com muito louvor (Elizeu Gomes) que ficou famosa na voz da cantora Casssiane, ganhou uma versão toda especial com Morada. Ainda, atualmente, a música é regravada, tamanho o sucesso que ela ainda tem feito. 

Quem é do meio evangélico, tem que se lembrar desses versinhos: "Recebi um novo coração do Pai Coração regenerado Coração transformado Coração que é inspirado por Jesus". Esses versos também são difíceis de ser cantados, pois requer comunhão plena com o próximo. E o que dizer de "Eu quero ser uma benção pra você O aceitando assim como é Pois a vontade de Deus Revelada em Jesus É que sejamos um"?! Outra lapada na cara de um cristão, não é mesmo?! O medley é finalizado com Deus sara essa nação, que diz o seguinte: "Deus sara esta nação Com o Teu poder Com o óleo da Tua unção!". O interessante é que uma música, se encaixa de forma uniforme na outra. 

A próxima faixa é Tributo a Iehovah / Santo, Santo, Santo / Tua Glória, que tem um ritmo levemente animado e alegre. As músicas foram escolhidas de forma correta, já que induzem louvores e cânticos ao Rei dos reis. 

Gênesis e Rompendo em fé também foram sucesso, sendo cantadas até o dia de hoje. Como se esquecer desses dois versos: "Você me pergunta quem sou Onde estou pra onde vou Sou nascido de Deus Oh, oh, oh, oh, oh, oh, oh, oh Estou no centro de sua vontade O vento sopra pra onde quer Assim sou eu, sou eu, sou eu, sou eu" e "Rompendo em fé Minha vida se revestirá do teu poder Rompendo em fé Com ousadia vou mover no sobrenatural Vou lutar e vencer Vou plantar e colher A cada dia vou viver Rompendo em fé".

O álbum é finalizado com hits do Renascer Praise, banda que ainda está em alta e faz sucesso ainda nos dias atuais (Acho que eles estão no álbum XXIII). Começa com Plano melhor, Edifica e finaliza com Bom estarmos aqui. As canções foram compostas por Ney Gomes, Bispa Sonia Hernandes e Silas Furtado. 



Emerson Garcia: Esse foi o 'Lembre-se 90's' com a relembrança de músicas e bandas dos anos 90s. Algumas delas, ainda estão em plena atividade. Até o próximo Som da novidade


Continue acompanhando a Rádio Bagaralho, todos os sábados aqui no JOVEM JORNALISTA. O leitor pode sugerir álbuns novos para eu ouvir e eu posso trazer uma resenha sobre aqui no programa. Acompanhe também a gente no Instagram da Rádio. J-J


Por: Emerson Garcia

4 comentários :

  1. Passei para desejar uma óptima Páscoa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA

    Hoje, passo apenas para ver, ler, elogiar, e deixar votos de uma Páscoa muito feliz, extensivos à sua família e a todos aqueles que residirem em seu coração.

    Cumprimentos poéticos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Sempre é bom conhecer e reencontrar músicas assim
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito lindas as músicas . As letras principalmente . Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design