quinta-feira, 7 de julho de 2022

Entre Frames #61 #EspecialFK&C: Joy.




E se sua banda gospel internacional preferida virasse um especial do Entre Frames? É com essa ideia que surgiu o #EspecialFK&C, ou seja, o Especial For King and Country. Serão 10 clipes que serão analisados a partir de hoje até o final do segundo semestre de 2022. Para a estreia, ireia analisar Joy.. O clipe já possui 20.717.941 visualizações e 148 mil visualizações. Lançado no dia 20 de maio de 2018, Joy. foi dirigido por Ben Smallbone e conta com Bianca A. Santos, Joel Smallbone e Luke Smallbone no elenco.    

O mundo vive um período turbulento, com noticiários pesados e violentos e dias muito atribulados. Será que há espaço para o otimismo, ou apenas para o pessimismo? É necessário fazer com que a alegria venha como um bálsamo para a alma, um acalento. Desse modo, o clipe apresenta uma mensagem sincera, sem clichês e com a transparência de quem viveu e compartilhou a necessidade de fixar o olhar em quem oferece a verdadeira alegria. 

O clipe apresenta uma beleza estética e um aspecto visual interessante. A estória é apresentada com uma consistência lírica e de forma bastante criativa. Ele se passa em um estúdio de TV e durante as gravações de um noticiário dos anos 1960. Tem partes em P&b, coloridas, bastante uso de sombras e luzes, efeitos visuais e especiais com direito à levitação, câmera em slowmotion, vídeo retrô e, claro, uma alegria contagiante. É possível ver as situações de uma outra forma, a partir de uma mudança de perspectiva e vibe e é isso que se trata Joy.! Assista!


A música e clipe é reflexo de um episódio complicado na vida de Luke, quando ele enfrentou uma doença digestiva por cinco anos que quase tirou sua vida. Essa doença trouxe muitos ensinamentos à Luke, como a ter alegria na vida, apesar das dificuldades. Foi a dor que o deixou mais próximo de Deus e aumentou seu nível de alegria. 

Vamos às minhas considerações a partir de agora!


Sobre o clipe e início



O clipe oficial simula apresentadores retrôs de TV da década de 1960 que abordam notícias tristes e trágicas, enquanto a alegria é representada pelas cores que trazem vida à um cenário preto e branco. Nas cenas finais, tudo vira uma festa. A produção se passa inteiramente num noticiário. Há dois âncoras no clipe, a personalidade de TV americana, Candace Cameron Bure, e Joel Smallbone, encarregados de informar uma triste e importante notícia, uma grande tempestade que assola o país. 


Entre 0:00 e 0:33 os jornalistas âncoras dão a notícia sobre a mega tempestade Hércules que se aproxima do território americano. A câmera vem de fora para dentro, passando pela sala de um casal, até entrar dentro da TV. Enquanto o jornalista é otimista, a jornalista pessimista e sensacionalista. Joel agradece as informações da âncora e passa para as climáticas. 

Há um efeito de transição e a parte instrumental da música (0:33 - 0:34).



Joel sai do estúdio desconsertado, enquanto Nancy o observa (0:35 - 0:38). Luke surge como um produtor técnico na ilha de edição e começa a cantar a música, desabafando sobre o momento atual (0:38 - 0:52). Quando é cantado o trecho: "Parece como uma música que nunca para!", Luke dá uma pausa na gravação e pega uma fita VHS e entrega para uma produtora (0:52 - 0:59). 



A produtora entrega a fita VHS para Joel, que a vê com olhar sério e apreensivo, como se não concordasse com o conteúdo da filmagem (1:03 - 1:11). Entre 1:11 e 1:12, Joel aperta um botão da ilha de gravação e continua cantando. 



A revolução começa!



Joel, então, se encontra com Luke no corredor do estúdio e os dois caminham, até que ele canta "Passe o megafone" e um assistente de TV o fornece (1:20 - 1:21). Na parte em que é cantado "Eu gritarei na contagem até três: 1, 2 e 3", a câmera filma o teto, eles contam e começam a levitar pelo estúdio. Há luzes e rastros coloridos na cena (1:25 - 1:29). 


Aos poucos o vídeo vai se colorindo. Folhas começam a voar e raios azuis invadem o ambiente (1:29 - 1:31). Do megafone saem raios azuis, que impregnam o ambiente (1:31 - 1:35). Os efeitos passam e os cantores retornam ao solo, no mesmo instante em que é cantado: "Dê-me forças para aumentar minha voz, deixe-me testemunhar Oh, ouça a minha oração hoje à noite, porque isso é fazer ou morrer" (1:35 - 1:41). 



A escolha da alegria



No instante em que se canta: "Chegou a hora de fazer uma escolha", Joel e Luke caminham pelo estúdio, enquanto os funcionários da TV catam as folhas que voaram, totalmente perdidos (1:41 - 1:43). Entre 1:44 e 1:45 corta para o letreiro escrito "On air", no momento em que é cantado "E eu escolho ALEGRIA!!!!". Animados e eufóricos, Joel e Luke sobem uma escada, como se quisessem ser movidos pela alegria e descontração (1:47 - 1:59). 


Entre 1:59 e 2:01 há uma transição e corte para outra cena. Entre 2:01 e 2:12 a cena corta para Joe na sala de maquiagem. É onde vemos uma versão mais nova dele, em um clima de nostalgia e viagem no tempo. Nesse momento, é cantado: "Yeah, eh. Quando eu era mais novo, meus olhos eram cheios de vida Mas agora que estou mais velho, Eu vivo na velocidade da luz Parece como um ciclo que nunca para!". Joel, então, se levanta do camarim, se olha no espelho e sai da sala (2:12). 



Divulgando boas notícias e a alegria!


A seguir, entre 2:14 e 2:27, Joel e Luke caminham pelo estúdio animados, até que recebem materiais e se preparam para a veiculação do próximo programa. Continuam ajustando os últimos detalhes (2:27 - 2:30), até que entram no ar a partir da contagem de "1, 2 e 3" (2:30 - 2:32). 


No ar, os irmãos começam sua performance e a divulgar boas notícias na televisão. Eles flutuam e agem com extroversão (2:32 - 2:47). A fita com o conteúdo alegre é gravada, sendo entregue aos cantores. Perceba que a fita tem luzes e rastros azuis (2:49 - 2:52). 


Luke coloca a fita no leitor do estúdio e convida as pessoas para a assistirem (2:57 - 3:01). 


A exibição da alegria


Entre 3:05 e 3:21 os cantores continuam chamando as pessoas pelo estúdio para se reunirem para a exibição do vídeo. Eles chegam na sala de gravação, aonde as pessoas assistem a fita e já começam a serem contagiadas. A câmera gira em 360º, enquanto elas olham atenciosas o conteúdo da televisão (3:21 - 3:36). Observe que elas ficam vidradas e que a cor começa a invadir o ambiente... 


A âncora Nancy chega furiosa na sala, pedindo explicações sobre o que está acontecendo ali (3:37 - 3:38). Todos estão vidrados e contagiados pelo conteúdo da TV (3:39 - 3:41) e Nancy solicita que tudo aquilo termine (3:41 - 3:42). 



Mas as pessoas ficam cada vez mais contagiadas (3:42 - 3:43), até que Nancy derruba, furiosa, a TV no chão e uma incrível mágica acontece! (3:43 - 3:44)



Totalmente contagiados


Um líquido da TV se espalha e o colorido do líquido pinta o P&B de toda a cena (3:44 - 3:52). As luzes piscam, o clima fica animado e todos em cena dançam, alegres (3:52 - 4:08). 


A coreografia é animada, ritmada e sincronizada.

Entre 4:094:14, há um corte e edição, até que corta para a sala de TV do casal de idosos do início do vídeo. Até mesmo a sala e eles são contagiados pela alegria e pelas cores! O clipe e música caminha para o seu término (4:24 - 4:30) e Nancy fica surpresa com a transformação do estúdio (4:30 - 4:31). 



Uma nova perspectiva


Os jornalistas e âncoras encaminham-se para a bancada do jornal, enquanto o ambiente está colorido e alegre (4:33 - 4:41). 


O Breaking news é iniciado. Nancy abre o jornal dizendo: "Num lado positivo, enquanto nossas circunstâncias não têm mudado, eu acho que nossa perspectiva pode. Certo, Randy?". E Randy responde: "Não poderia dizer isso de maneira melhor". O jornal é finalizado (4:42 - 4:57). 


As cenas seguintes mostra o casal de idosos apaixonados e sua casa colorida (4:57 - 5:00). Há um fade out e escurecimento de tela (5:00 - 5:08). 


Letra

A música levou um ano inteiro para ser escrita. Ela traduz uma luta interna de alguém que passa por provações e angústias, ma, ao mesmo tempo, possui a expectativa para encontrar a verdadeira alegria. Ela foi escrita por Matt Hales, Luke Smallbone, Joel Smallbone, Blake Kanicka, Seth Mosley, Tedd T. e Ben Glover.

Separei alguns trechos, com comentários meus. Confira:

"Lately, I've been reading, watching the nightly news
Can't seem to find the rhythm, just wanna sing the blues
Feels like a song that never stops
Feels like it's never gonna"
(Ultimamente eu tenho lido, assistido o noticiário noturno
Não consigo encontrar o ritmo, só ouço reclamações
Parece uma música que nunca para
Parece que nunca vai)

Aqui traduz bastante o momento atual do mundo: só há tristeza, dor, reclamações e notícias terríveis. 

"Gotta get that fire, fire, back in my bones
Before my heart, heart, turns into stone
So somebody please pass the megaphone
I'll shout it on the count of three
One, two, three"
(Preciso daquele fogo, fogo de volta em meus ossos
Antes do meu coração, coração se transformar em pedra
Então alguém, por favor, passe o megafone
Eu vou gritar no três
Um, dois, três)

As pessoas estão insensíveis, frias, tristes e mal humoradas, como se toda essa realidade atual tivesse tirado delas os sentimentos bons. Aonde está o fogo do amor e da alegria? É preciso gritar, para não ficar engasgado e sufocado!


"Oh, hear my prayer tonight, I'm singing to the sky
Give me strength to raise my voice, let me testify
Oh, hear my prayer tonight, 'cause this is do or die
The time has come to make a choice
And I choose joy
Let it move you, let it move you, let it move you
Yeah, I choose joy
Let it move you, let it move, let it move you"
(Oh, ouça minha oração esta noite, estou cantando para o céu
Me dê forças para levantar a minha voz, me deixa testemunhar
Oh, ouça minha oração esta noite, porque agora é fazer ou morrer
Chegou a hora de fazer uma escolha
E eu escolho alegria
Deixe se envolver, deixe envolver, deixe se envolver
Sim, eu escolho alegria
Deixe se envolver, deixe envolver, deixe se envolver)

Ser alegre não é uma imposição, mas uma escolha. E Luke e Joel dizem isso de forma ativa. A verdadeira alegria independe das situações e/ou circunstâncias. É um mover interno, aonde você tem alegria na jornada, na caminhada e na própria vida. Vê alegria nas pequenas coisas, até em cenários adversos. Se estiver envolvido com notícias ruins e o pessimismo, a alegria vai passar voando por você. Agora, se quer curtir bons momentos com sua família e amigos, ela permanece! 


Música


Possui uma melodia contagiante e expansiva que faz com que você extravase a alegria! A alegria é presença e ela é contagiante por meio da instrumentalidade e melodia da canção. Esse foi o Entre Frames de hoje! Espero que tenha gostado! Que a verdadeira alegria tenha invadido o seu ser! J-J    


















Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Olá, Emerson.
    Só para variar não conhecia a banda hehe. Gosto bastante dessa coluna, você é bem preciso na análise.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Publicação encantadora. ( e muito trabalhosa, rsrssrssr)
    .
    Felicitações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Não gosto assim particularmente de gospel, mas como sempre seus posts são super completos.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, adorei

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a banda mas, gostei da música e do clipe.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  6. Análise impecável. Parabéns! Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. adorei o post.


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design