Hoje Ceilândia faz 53 anos e para comemorar estreia a exposição Olhares de Ceilândia: 53 anos de história, no foyer do espelho d'água da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Nasci, cresci e vivo em Ceilândia. Gosto muito de viver na cidade e sou ceilandense de carteirinha. Outrora ela era mais violenta, mas hoje em dia está mais calma. A cidade satélite é uma das maiores do DF e é bastante populosa. A exposição, portanto, traduz em imagem e luz, o cotidiano de Ceilândia por meio de 25 fotos de artistas locais convidados, e outras 22 de arquivo público, mostrando a riqueza da aniversariante. O deputado distrital Max Maciel (PSol) fala mais desse projeto:
“Com as obras de artistas tão importantes para Ceilândia e o DF, vamos contar um pouco da história de como fomos retirados das chamadas invasões para a cidade que é hoje símbolo e sinônimo de resistência, cultura e diversidade”.
Ceilândia vem da sigla CEI (Campanha de Erradicação de Invasões) pois na época de inauguração haviam muitas invasões, as estradas eram de terra e tinham muitos barracos. A cidade também já foi conhecida como "caldeirão do diabo", devido a violência que tinha. Também é conhecida como a cidade mais nordestina do Distrito Federal, porque as pessoas vieram do nordeste e se concentraram aqui. O intuito da exposição é o de mostrar essa cultura.
As fotografias foram feitas por Ester Cruz, Gu da Cei, Luan Bastos, Matheus Barros, Taís Castro e Webert da Cruz. Elas traduzem a pluraridade, a diversão e ludicidade de Ceilândia. O artista Gu da Cei falou mais do seu trabalho:
"São fotos que resgatam e revisam a história de Ceilândia a partir de uma perspectiva da arte contemporânea. Eu proponho reflexões sobre a cidade que queremos e contra narrativas estereotipadas."
Confira algumas fotos logo abaixo:
As mais de cinco décadas de história da cidade são contadas por meio de registros de arquivo público e imagens contemporâneas de moradores e apaixonados por Ceilândia. Paisagens, monumentos, pessoas e o cotidiano da região administrativa são registrados. Os artistas vão além da vulnerabilidade local, mostrando sua potência e beleza. J-J
Serviço
Olhares de Ceilândia: 53 Anos de História
De 25 de março até 19 de abril
Visitação de segunda a sexta, das 9h às 20h
Entrada gratuita e livre para todos os públicos
Parabéns, feliz aniversário Ceilândia.👏👏👏👏🎊🎊🎉🎉🧁
ResponderExcluir