Esses dias antecedem o fim da estação mais solar do ano - o verão! No próximo dia 20 de março, iremos nos despedir dela. Em Brasília, foi caracterizada pelo calor, mas por bastante chuva. Para se proteger dos raios solares (UVB e UVA) é necessário a fotoproteção, o assunto principal desse post.
A fotoproteção é o conjunto de medidas utilizadas para reduzir a exposição ao sol e prevenir os danos. Geralmente quando se fala do termo, pensamos em apenas em cremes protetores tópicos e/ou orais, mas o sentido deve ser mais amplo: a proteção pode ser obtida com o uso de roupas adequadas, coberturas, além de óculos apropriados.
A marca Havaianas, em suas redes sociais, forneceu 3 dicas principais, que as chamo de dicas de ouro, são elas: 1- proteção do sol; 2- hidratação do corpo; e 3- ida à praia.
O fotoprotetor tópico - também conhecido como filtro ou protetor solar - é o principal aliado na prevenção contra os raios ultravioletas, sendo divididos em físicos e químicos. Os físicos refletem a luz do sol, enquanto os químicos absorvem a radiação solar. Os físicos, portanto, formam uma barreira protetora na pele, prevenindo o fotoenvelhecimento. Já os químicos, possui moléculas que criam uma camada de proteção química na pele, auxiliando na absorção da radiação e impedindo que se tenha qualquer ação na pele.
Você deve escolher o fotoprotetor ideal para o seu tipo de pele, levando em consideração o FPS do produto. A hidratação pode ser feita por protetores, cremes, geis, entre outros.
A ingestão de água,e água de coco também deve ser amplamente utilizada. O nosso corpo transpira e soa muito durante esse período, sendo necessário que ele sempre esteja hidratado nesse sentido. Por isso, não deixe de estar munido de sua garrafinha d'água, seja em que lugar for.
A terceira dica das Havaianas é ir para a praia, porque você não vai aproveitar esse calorão, dentro de casa, né?! Vale praia, cachoeira, piscina aquecida, chuveirão... O que for! O importante é saber aproveitar a estação da melhor forma. Não deixe de levar óculos fotoprotetores, pois eles também ajudam; além de toalhas e bolsas para guardar os seus pertences.
Gostei das dicas das Havaianas pois elas são bem práticas, mas além delas quero acrescentar outras, tais como: o uso de guarda-sóis; utilizar o sol em momentos e horas estratégicas durante o dia; e o consumo de certos alimentos. Essas atitudes também previnem e minimizam os danos na pele durante o verão, tais como rugas, sulcos ou flacidez de tecido.
Achei necessário também trazer nesse post alguns cuidados com a hidratatação dos bebês durante esse calor intenso.
Bebês e fotoproteção
Os bebês são mais sensíveis com temperaturas mais elevadas e os cuidados devem ser redobrados. É necessário uma suplementação de líquidos (água) nesses períodos de calor intenso. Além dos seis meses de idade, pode-se oferecer sucos, água de coco e frutas.
Além da atenção extra na hidratação da criança, o uso de roupas leves e frescas, de tecidos confortáveis, é necessário para evitar a transpiração excessiva e o desconforto. A utilização de protetor solar e chapeuzinho também são primordiais.
É possível aproveitar a estação da melhor forma. A fotoproteção no verão deve vir em primeiro lugar, seja em adultos, como em crianças e bebês! J-J
Por: Emerson Garcia
Nunca é demais falar sobre os perigos da exposição solar e de como se prevenir!
ResponderExcluirPois é, com sol escaldante e calor quase insuportável, há que se proteger mesmo!
ResponderExcluirBeijão
Minha estratégia é evitar o sol nos horários mais intensos, mas quando não poso evitar, vou pela sombra. E água, sempre!
ResponderExcluirAté breve;
Te espero nos meus blogs!
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Nós aqui ainda no Inverno. Que saudades do Verão!
ResponderExcluirCláudia - eutambemtenhoumblog