Páscoa é sinônimo de ovo de Páscoa. Ele é um símbolo universal de nascimento e criação, manifestado por meio de transformação, sendo um repositório de uma "Nova Vida". O ovo é celebrado como uma das formas mais duráveis e eficientes encontradas na natureza e é o foco principal desse post, quando trago 11 projetos arquitetônicos no formato ovóide. Confira!
Los Carpinteros Guiro Bar
A dupla artística Los Carpinteros criou um bar dentro de uma estrutura de grades ovais, inspirado pelo instrumento de percussão cubana feito de frutas tropicais secas. No interior, o ambiente possui iluminação interna do Guiro Bar, criando um efeito brilhante e etéreo.
Biblioteca da Universidade Livre Foster + Partners
Essa é uma biblioteca ovóide, localizada em Berlim, composta por quatro níveis e que se parece com uma casca de ovo embalado em papel quadriculado. A biblioteca é chamada de "cérebro Berlim" e abriga mais de 700 mil livros. Os vidros possuem aberturas escalonadas que permitem a ventilação natural e o sombreamento que ajuda a controlar a temperatura e a luz do dia, promovendo conforto interno.
Parque Nacional de Bavarian Forest
A forma ovóide cria uma passarela de madeira que é a mais longa caminhada pelas copas da árvore do mundo. Localizada no Parque Nacional de Bavarian Forest, na Alemanha, esta estrutura de passarelas envolve três enormes Abetos. No topo da estrutura, é proporcionada uma visão deslumbrante das montanhas da Baviera.
Casa Ovo
É uma criação dos escritórios de arquitetura ingleses PAD Studio e SPUDE Goup, juntamente com o artista Sthefen Turner. A construção foi feita para quem quer ter sossego e pode ser instalada até mesmo na água. Dentro, ela contém cama, mesa, uma pequena cozinha e um banheiro, além da energia ser solar, dando conta da iluminação e do carregamento de celular e computador.
+ Casa Ovo
Criada pela empresa belga dmyA, essa casa ovo mede 20 metros e pode ser transportada para qualquer lugar. A forma compacta foi projetada com o intuito de preservação de máximo espaço.
A casa possui banheiro, cozinha e espaço para uma cama. Pode ser utilizada como quarto de hóspedes, escritórios, até compacta moradia também.
Casa Ovo ecologicamente correta e divertida
Essas casas parecem vir do cenário de estórias infantis, mas é um projeto de vilarejo criado pelo arquiteto italiano Roberto Casati. Cada casa possui 70 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos, são dotadas com tecnologias eficientes e limpas de captação de energia. Cada uma tem a capacidade de produzir energia eólica, com captação de luz natural, além de sistema para reutilização da água da chuva. As casas são sustentáveis e construídas com pneus de carros reciclados e madeira reutilizada. As cores lembram aqueles confetes de chocolates de M&M.
Por: Emerson Garcia
Post interessante. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Muito interessante, a arquitetura se inspirando na natureza, ou seja, no que é perfeito! Abraço.
ResponderExcluirSuper interessante
ResponderExcluir