quarta-feira, 13 de novembro de 2024

8 ideias inteligentes de embalagens interativas

Embalagens podem ir além da simplicidade, ainda mais na era tecnológica que vivemos. Hoje em dia, dependendo da ferramenta utilizada, elas podem ser interativas e tecnológicas. É possível transformar uma embalagem analógica, em embalagens não-convencionais e vanguardistas. O termo Embalagem interativa surge. Você sabe o que significa?

Embalagem interativa integra tecnologia e recursos, estimulando ou entretendo os consumidores. O intuito é deixá-la mais aprimorada e dinâmica, mantendo o interesse das pessoas. Querendo ou não, essas embalagens chamam a atenção dos consumidores e aumentam o reconhecimento da marca. 

No post de hoje, apresento 8 ideias inteligentes de embalagens interativas. Confira! 



1- Conte uma história

Produtos podem contar histórias. Que tal colocar um dispositivo interativo no produto para fazer isso?! Você pode criar um rótulo interativo, que narra uma história e onde esse rótulo é desdobrado em outros caminhos. Isso gerará emoção, criatividade e curiosidade nos consumidores, que deverão interagir com a embalagem para conhecer mais e mais a história. 


2- Mostrar mensagens de vídeo

Com a utilização de QR Code você pode inserir mensagens em vídeo sobre aquele produto. Você pode criar mensagens de agradecimentos, gerando conexões com o consumidor. Além disso, você pode criar vídeos de conteúdos sobre as origens e os valores fundamentais de sua marca, fornecendo insights.


3- Selecione playlists ou podcasts

Que tal incluir uma dimensão auditiva ao seu produto? Um QR code inserido em shampu e condicionador, por exemplo, que acessa uma playlist de músicas para se ouvir enquanto está se banhando, não é nada mal. Ou então, um produto com QR code que acessa podcasts investigativos ou curiosos, também é uma boa. Esse recurso eleva a experiência sensorial do cliente, ao infundir playlists ou podcasts.  


4- Faça jogos

Um produto pode te levar para outra dimensão e atrações, levando os consumidores a outro lugar por um tempo. A ideia de gamificação é interessante como estratégia de marketing. Esse recurso pode ser funcional, imaginativo ou envolvente. Que tal criar quebra-cabeças interativos na embalagem, ou trabalhar com artistas, um gerador de código QR e plataformas de gamificação, que oferecem jogos clássicos, personalizados e uma série de outras coisas. 



5- Dê informações do produto

Essa é clássica e não falha. Por meio do QR Code você pode encontrar facilmente informações sobre seu produto. É um recurso que leva para tutoriais em vídeo ou guias passo a passo sobre como aproveitar ao máximo seu produto. O QR Code em uma caixa de livros, por exemplo, ajuda a fornecer aos leitores mensagens de autores, recomendações temáticas e mídias sociais de artistas em impressões artísticas.


6- Conteúdo dos bastidores

Você pode acoplar aos seus produtos mensagens de idealizadores e criadores dos mesmos, melhorando suas estratégias e operações. Essa estratégia humaniza sua marca e promove a transparência.  


7- Infundir aromas e texturas

Que tal acoplar ao seu produto captação de sentidos nas embalagens? Esse recurso vemos muito em revistas de produtos de cuidados com a pele, beleza e outras. É possível aplicar etiquetas para arranhar e cheirar em produtos, como se fosse uma amostra grátis. Você pode também inserir elementos de texto holográficos, suaves ou em relevo que criam interesse visual e tátil. 




8- Contecte-se nas redes sociais

Que tal incentivar os consumidores a compartilhar suas ideias sobre produtos conectando as plataformas sociais de sua marca utilizando códigos QR? Isso cria um senso de comunidade, além de aumentar a visibilidade da marca. Sem contar que a promoção gratuita gera reações genuínas e positivas do consumidor. 



Inúmeros são os benefícios de uma embalagem interativa, tais como: engajamento e vendas; conscientização e recall da marca; sustentabilidade; transparência e valor acrescentado; e conveniência. Ter uma embalagem interativa nos dias atuais é um investimento e tanto! J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Pra mim é novidade mas é criativo e talvez, inevitável...rs

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  2. Que bacana!!
    Eu acho sensacional essa temática de produtos/embalagens e afins :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Olá Emerson,
    Sou muito fã de embalagens bonitas e criativas! se ainda por cima, são interativas, acho que decididamente é o futuro! Partilha interessantíssima. Obrigada. Abraço!
    Abraço

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  5. Isto é o que se diz estar um passo à frente da concorrência!
    Boa semana JJ!

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  6. Ideias muito à frente. Gostei.
    .
    Abracinho terno.

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  7. Pessoalmente eu sou muito fã do uso da criatividade em embalagens dos produtos que uso ou com os quais me deparo. Já comprei coisa só por causa da embalagem, rsrs.

    Beijão

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  8. Boa Noite Emerson. Parabéns pela excelente matéria. As vezes, nos passa desapercebida.

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  9. As empresas estão sempre a inovar para captar clientes.

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  10. O objetivo é a vendas,os caminhos estão cada vez mais sofisticados.
    Muito bom Emerson.

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