No dia 21 de abril, Brasília fez 63 anos. Para homenageá-la trouxe o incrível trabalho do ilustrador brasiliense Pedro Henrique Garcia. Ao pesquisar sua vida, tive uma descoberta surpreendente: ele quem foi o criador da logo do Governo do Distrito Federal que apresenta um ipê amarelo estilizado e a frase "É tempo de ação". Sempre vi essa logo por todos os cantos de Brasília, em outdoors, banners e até mesmo na parede do antigo prédio no atendimento do meu antigo lugar físico de trabalho. É uma logo minimalista, bonita e que tem muito a dizer sobre o Distrito Federal.
Pedro Henrique, ao criar a nova marca, quis aproximar a população do elemento visual (ipê amarelo), já que a maioria das logos dos governos estaduais brasileiros utilizam bandeiras, brasões e símbolos oficiais. Quem é do Distrito Federal sabe o símbolo e importância que os ipês (não só o amarelo) possui. É mais um símbolo afetivo, que qualquer outra coisa. Pedro fala mais sobre isso:
"A cada florada do ipê se pode ver milhares de fotos dele nas redes sociais das pessoas. A população gosta, admira, fotografa, comenta, comemora o ipê. E esse tipo de identidade visual consegue criar um elo mais forte entre população e a comunicação oficial."
A logo faz referência a dois patrimônios da Capital Federal: o céu brasiliense (representado pela cor azul) e o ipê amarelo (símbolo natural do DF, tombado como patrimônio ecológico). Já a frase, mostra o tom de determinação e força da equipe do GDF para modificar a identidade local. O governador Ibaneis Rocha disse o seguinte:
"Todos os anos, quando os ipês florescem, o Distrito Federal se renova. Neste momento de renovação política, esse símbolo vai imprimir em nosso governo a necessidade de todos nós buscarmos força e determinação para recuperar e dar nova vida para todos os brasilienses".
Ela traz círculos amarelos de diferentes tamanhos que se juntam e formam a árvore de ipê. Há duas linhas finas que formam o tronco da árvore. O símbolo é minimal, leve e clean, do jeito que gosto!
Os ipês em Brasília possuem uma história e tanto. Foi o cearense Ozanam Coelho, funcionário da Novacap, que plantou mais de cinco milhões de árvores de ipês para colorir e enfeitar a cidade. Eita, gesto de amor por Brasília! Ele plantou ipês de várias cores, mas foi o amarelo-ouro contrastante com o céu azul que ganhou o coração dos brasilienses. Os ipês são nascidos do chão, sem interferência da humanidade, com a capacidade de transformação da realidade do nosso meio, deixando-o leve, mas resistente. O ipê amarelo se mistura com a história de Brasília, tornando-se a marca do GDF.
Pedro Henrique não escolheu o ipê amarelo à toa, como puderam perceber. Orgulho desse ilustrador que criou uma logomarca tão forte e intensa! J-J
Por: Emerson Garcia
Eu amo quando todos os ipês estão bem floridos e deixa tudo mais bonito e alegre.
ResponderExcluirNão sabia da história por trás
Beijos
https://www.dearlytay.com.br/
Decerto que foi uma descoberta que muito o deixou feliz. De fato os IPs são árvores lindas que oferecem uma ramagem florida encantadora
ResponderExcluirBoa tarde - Feliz sexta feira.
ilusões e poesia intima
*/*
Que aula magnífica, amigo Emerson! Obrigada pela visita ao blog e volte sempre. Estou meio sem tempo de retribuir, mas aos poucos consigo. Beijos sabor carinho e uma sexta-feira abençoada.
ResponderExcluirDonetzka
Gosto de Ips...flores
ResponderExcluirFim de semana de Paz e Amor.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Lindo .Não conhecia a história .Mais uma aula .Abraço
ResponderExcluirOs ipês quando estão floridos são lindos. Gostei de conhecer a história.
ResponderExcluirBom fim-de-semana, tudo de bom
É bem legal ter um trabalho escolhido para ser uma log assim. Especialmente por se tratar de ipê, árvore que todo brasiliense ama.
ResponderExcluirBeijo e bom fim de semana
Que sensacional!!
ResponderExcluirAh, muito obrigada pelo comentário lá no blog <3
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Muito bom! Parabéns ao ilustrador. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Uma criativa ilustração, sim!
ResponderExcluirAbraços.