Esse mês de março é conhecido como o mês da mulher. No dia 8 comemorou-se o Dia Internacional da Mulher, uma data da luta feminina. Para alertar e homenagear as mulheres, a Controladoria-Geral do DF criou uma campanha importante e forte sobre o feminicídio, afinal mais do que um mês de luta, é um período para relembrar quantas mulheres partiram por conta da violência, ou seja, também é um mês de luto.
A campanha, que eu vi no Instagram do GDF, é forte e impactante e está sendo divulgada desde o dia 6 de março. Com imagens de mulheres sufocadas, com expressões tristes, temorizadas e com os rostos agredidos violentamente, elas são caladas por uma fita vermelha com a frase O silêncio pode sufocar.
As artes apresentam dados que mostram a dura realidade das mulheres que sofrem violência no Brasil. A mensagem é muito forte: a omissão pode levar à morte e a conivência só faz com que a violência contra a mulher e os índices de feminicídio aumentem. Por isso, o alerta e a informação que você pode ligar e denunciar se ver/ouvir qualquer agressão com as mulheres nos telefones 180 e 190 (Telefone da Polícia Militar, caso a situação seja de emergência).
A violência contra a mulher e o feminicídio importam a todos nós. Não sejamos negligentes. Podemos salvar vidas. Se você conhece alguma mulher que está com medo de denunciar o seu agressor, denuncie por ela.
Além dessas artes, também foi lançado um filtro no Instagram (Dia da Mulher CGDF) para aqueles que querem aderir à campanha, ajudando no incentivo à denúncia dessas situações. De forma interna, a CGDF incluiu as peças na área de trabalho de todos os servidores durante esse mês, divulgando nos meios de comunicação interna.
À título de informação, o feminicídio é qualquer assassinato praticado contra a mulher devido seu gênero e à violência doméstica e familiar, ou menosprezo e discriminação à condição da mulher. E é uma questão complicada, porque no Brasil o feminicídio está em quinto lugar em número de morte de mulheres, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). Antes do feminicídio tornar-se uma prática, existem sinais e pré-cuidados que se deve ter. As mulheres, vítimas de feminicídio, vivem situações de violência verbal, psicológica ou física, antes de morrerem.
Agora, vou trazer alguns canais de denúncia contra a violência à mulher aqui do Distrito Federal:
► Ligue 197 – Disque Denúncia ► Defensoria Pública
► Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
► Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)
► Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Mulher (Nudem)
► Observatório da Mulher do Distrito Federal
Está aí uma campanha que tem o meu apoio. Ainda sonho com o dia em que as mulheres não sofram mais violência e não sejam assassinadas. J-J
Por: Emerson Garcia
Importante campanha! Tema forte ,mas necessário sempre! Calar,sufocar não! Denunciar sempre! Abração, CHICA
ResponderExcluircampanha importantíssima, belo trabalho
ResponderExcluirbeijo
A mina de fé
Um tema que, infelizmente, continua na ordem do dia. Não nos acomodemos, nem calemos!
ResponderExcluirA violência doméstica é um crime e ato abominável que jamais deveria existir
ResponderExcluirCumprimentos poéticos
Tao verdade
ResponderExcluirTudo para alertar é pouco
Muito importante esse despertar de consciências.
ResponderExcluirBoa semana
É importante falar sobre esse assunto para alertar quem observar algum sinal errado. Triste demais essa realidade do Brasil.
ResponderExcluirBjus!!!
Os atuais índices de violência contra as mulheres, em nosso país, chegam a ser absurdos (e inaceitáveis, claro!). Post necessário, parabéns!
ResponderExcluirObrigado pelo homenagem,.Realmente é impactante, presenciar e viver este tipo de fato real que muitas mulheres passam, é desgastante.Ate na família teve este problema sério.Esperemos que no futuro melhore.Obrigado até uma próxima oportunidade.CrisUnterstell.
ResponderExcluirhttps://receitasatravesdotempo.blogspot.com/?m=1. Veja também @crisunterstell3 TikTok.
É uma campanha que merece todo o apoio de todos, abraços.
ResponderExcluirÉ sempre bom falar, consciencializar, tudo!
ResponderExcluirImpressionante como ainda acontecem coisas destas em pleno século xxi
Bom dia
Cláudia - eutambemtenhoumblog
Bom dia, Emerson
ResponderExcluirA campanha é muito importante, violência contra a mulher é terrível, um forte abraço.
Essa campanha é de suma importância para sociedade. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Excelente publicação . Um alerta para a sociedade . Abraço
ResponderExcluir