Animações cinematográficas chamam a minha atenção, pois ao meu ver, elas são mais complicadas de serem realizadas, do que um filme. Minha reação é elogiar todo trabalho de composição, ideias, e roteiros. Não é por ser desenho que irei desmerecer as obras. Os 5 indicados nessa categoria no Oscar 2016 merecem estar onde estão, por esses e outros motivos que irei relatar.
Nenhuma das animações concorrentes são parecidas entre si, seja no quesito visual ou na própria história. O menino e o mundo, representante brasileiro, utiliza técnicas cinematográficas diferentes, com desenhos e storyboards que parecem acabar de sair do papel. As memórias de Marnie possui traços mais detalhados, talvez mais bem elaborados que O menino e o mundo. Divertida mente possui uma identidade gráfica derivada de suas distribuidoras (Pixar e Disney). Já Anomalisa e Shaun: O carneiro possui semelhanças. Ambos são feitos a partir de bonecos de massinha. Mas existe uma diferença clara entre os dois para mim: o aspecto visual de Shaun é mais vivo e infantil que Anomalisa. Este último traz personagens e cenários mais realísticos e tons mais "apagados".
Quanto a história, os filmes indicados possuem rumos, roteiros e enredos diferenciados. Não é porque trata-se de uma animação que a obra se dedicará apenas a crianças. O que mais se aproxima do universo infantil é Shaun: O carneiro, porque além do aspecto gráfico infantilizado, o enredo é o que mais entretêm as crianças. Um grupo de ovelhas, liderada por Shaun, terá a missão de resgatar seu dono com amnésia e trazé-lo de volta da cidade para a fazenda. Filme simples, sem muitas falas, bastante músicas e confusões.
Divertida mente, As memórias de Marnie, O menino e o mundo e Anomalisa definitivamente não são infantis. Divertida mente, apesar do colorido gráfico, dedica-se em contar a história de sentimentos psicológicos que todos nós temos. O filme introduz conceitos bastante complexos, difíceis de ser entendidos por qualquer um. As memórias de Marnie possui a mesma carga dramática que o anterior, por tratar de uma menina solitária e depressiva que vai para o interior do Japão para encontrar-se consigo mesma. O menino e o mundo fala de trabalho, responsabilidade, vida adulta, indústria, cidade, desemprego. Já Anomalisa aproxima-se de Divertida mente (talvez faça um post das duas animações) por tratar de conceitos psicológicos, só que de forma mais adulta.
Ele retrata a história de um terapeuta palestrante, que vai para um hotel ministrar um curso. Desde o começo, percebe-se que Michael Stone tem sérios problemas de identidade e familiares. Ele vai até uma Sex Shop para comprar um presente para o seu filho e esbarra em um pênis gigante; ele se desentende com sua esposa pelo telefone e com uma ex mulher que está no mesmo hotel que ele; bebe e fuma compulsivamente; profere palavrões de forma bastante comum (filha da puta, merda, vai se fuder). Logo que comecei a assistir, pensei: "Esse filme não é pra crianças". E não era, não só por todas essas questões, como pelo assunto desenvolvido.
Todos os desenhos, sem exceção, possui histórias e aspectos gráficos fabulosos, cada um com sua particularidade e estilo. Creio que a escolha da Melhor animação, logo mais a noite, não girará em torno da animação mais infantil, ou não, mas do filme mais genial e original, que despertou, tanto em crianças como em adultos, reflexão e mudança. Todos são merecedores, desde o simples Shaun: O carneiro, até os complexos Divertida mente e Anomalisa; ou do intimista e belo As memórias de Marnie, até o inovador e colorido O menino e o mundo. O interessante do Oscar de Melhor Animação, assim como de Melhor filme, é que ele abre um leque de possibilidades de estilos, nacionalidades e técnicas.
E aí? Concordam com o que falei? Quais são as animações favoritas de vocês? "Faltou uma coisa, Emerson". Sim! A minha animação favorita, e que eu acho que irá ganhar o Oscar, é Divertida mente. J-J
Por: Emerson Garcia
Gostei muito do post, e quem deveria ganhar o oscar é divertida mente.
ResponderExcluirbom fim de semana!
http://espacodogaroto.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirQue legal o texto.
De todos os indicados, só assisti Divertidamente e foi o que ganhou o prêmio. Pelo que tava vendo antes, era o favorito entre os concorrentes.
@saymybook
saymybook.blogspot.com
Obrigado.
ExcluirBoa semana :)