Alguns aspectos cinematográficos chamam a minha atenção, como fotografia, roteiro e perspectivas de câmera. Aliás, o modo de fazer cinema, por se tratar de um gênero cheio de detalhes, histórias e aspectos específicos. Existem muitos amantes de tudo isso e de gente que estuda em profundidade todas essas nuances. Kogonada é uma dessas pessoas ficcionadas.
Coreano, nascido em Seoul, ele é conhecido por seus vídeo-ensaios sobre cinema. Quando vi seu trabalho através do blog 1001 rolês em SP fiquei simplesmente vidrado. Em sua principal linha de pesquisa, e já bastante admirada por mim, ele busca marcas, assinaturas de estilo e perspectivas de alguns diretores consagrados.
Os Olhos de Hitchcock, As mãos de Robert Bresson, A perspectiva de um ponto de Stanley Kubrick, A visão inferior de Quentin Tarantino, A vista superior e simetria de Wes Anderson e Fogo e Água de Malick são algumas assinaturas que Kogonada se propôs a estudar.
Os vídeos de Kogonada são primorosos. Os recortes e colagens de cada um deles são criativos e dinâmicos. Achei incrível como ele fez a edição e os elementos semelhantes que ele encontrou em diversas obras de um único diretor. Talvez a olho nu, e se você assistir a alguma obra de um diretor só por assistir, não encontre nem analise as sacadas do coreano.
Vamos a alguns vídeos!
Nesse vídeo fica bastante claro a marca registrada de Alfred, diretor de grandes filmes de suspense: o olhar acentuado, aterrorizante e misterioso de seus personagens. Mesmo prestes a morrer, Hitchcock acentua suas expressões visuais.
Nesse, Kogonada analisa a posição das mãos em vários filmes de Bresson. E o resultado é surpreendente!
Nesse vídeo-ensaio, Kogonada apresenta a perspectiva de um ponto de Stanley Kubrick. O recurso mostra o estilo preciso e matemático do diretor, como se tivesse calculado, milimetricamente, as cenas.
Nessa edição é possível conhecer mais um pouco do estilo contra-plongê de Quentin Tarantino em diversas de suas obras conhecidas. Nesse estilo utiliza-se a câmera de baixo pra cima, mostrando a perspectiva dos perdedores e anti-heróis, bastante comuns nas produções de Tarantino.
É exatamente o recurso contrário ao de Tarantino que Wes Anderson utiliza: a câmera de cima pra baixo, mostrando uma visão superior.
Wes Anderson também utiliza a perspectiva da simetria nesse vídeo editado por Kogonada.
E pra finalizar: Fogo e Água, de Malick! É surpreendente e de encher os olhos.
Vídeos interessantes, né? Os meus preferidos dessa seleção é Os olhos de Hitchcok, A perspectiva de um ponto de Kubrick e Fogo e Água de Malick. Quais são os seus? Agora vocês não assistirão mais um filme de um diretor famoso com os mesmos olhos. Confira mais no site do Kogonada. J-J
Por: Emerson Garcia
Emerson
ResponderExcluirAmo Hitchcok, pelo seu olhar revolucionário e inovador para a época que ele vivia. Amei as dicas de outros diretores.
Beijos,
DMulheres
@dmulheres
Hitchcock é muito bom! Já vi vários filmes dele e pretendo ver mais.
ExcluirQue bacana os trabalhos dele, não conhecia. Assisti o primeiro vídeo e adorei, depois venho ver os outros;)
ResponderExcluirBjs!
O primeiro é um dos meus favoritos.
ExcluirNão conhecia o Kogonada. Gostei do trabalho dele.
ResponderExcluirhttp://www.cristadelicada.com.br/
Já tinha ouvido falar mas nunca me aprofundei tanto! Mesmo assim, o trabalho dele é maravilhoso, gostei bastante!
ResponderExcluirUm abraço!
Mile, vishamiga.blogspot.com.br
É demais! Muitas coisas que eu não sabia.
ExcluirNão conhecia ele! Achei incrível, ainda mais pq estudo essa área!
ResponderExcluirBeijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Esse ano estou fazendo uma optativa de cinema, curti muito conhecer ele, veio a caber muito bem :3
ResponderExcluirwww.vestindoideias.com
Espero que utilize bem na sua disciplina. Abraços!
ExcluirOlá,
ResponderExcluirEu gosto muito de certos aspectos do cinema também, como fotografia e outras coisas mais, não conhecia esse vídeos, mas com certeza já estou encantada e querendo ver mais. É interessante olhar as coisas por essa perspectiva.
Beijos.
Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br
Interessante e enriquecedor. Aumenta nosso senso crítico sobre cinema.
ExcluirEu já conhecia o trabalho dele ~ ele faz muita coisa bacana para a Criterion. Seus vídeos são sempre incríveis!
ResponderExcluirQue legal! Obrigado pela informação.
ExcluirCaramba, muito interessante! Achei o 3º, o 5º, o 6º e o 7º incríveis e realmente o último é de encher os olhos, as cenas são o máximo!
ResponderExcluirAh, queria avisar que te indiquei no Prêmio Dardos, caso você queira dar uma olhadinha: http://likegabs.blogspot.com.br/2016/02/premio-dardos.html
Um beijão <3
Que bom que gostou!
ExcluirObrigado pelo selo. Até sexta posto sobre ele.
Que incrivel, só essa palavra me veio em mente, incrível, nos meros mortais não reparamos nessas coisas mas é bom ver a marca dos diretores nos filmes. Adorei... muito bom trazer isso e mostrar sinão eu ainda seria uma ignorante por não saber, adorei.
ResponderExcluirBeijos
neversaynever-believe.blogspot.com
Pois é. Isso aumenta nosso senso crítico sobre grandes obras do cinema.
Excluir