1- Dolly
"Dolly, Dolly Guaraná Dolly Dolly Guaraná Sabor brasileiro Dolly Guaraná Dolly Guaraná" esse é um jingle chiclete que provavelmente você conheça. Ele faz sucesso há mais de 35 anos e nunca sai de moda! Você também deve conhecer o mascote dessa marca, o Dollynho, seu amiguinho.
A famosa marca de Guaraná não precisa de uma propaganda requintada e luxuosa para fazer sucesso. Ela ainda faz jingles e propagandas temáticas, como de Dia das mães, Dia dos pais e Dia das crianças. Como se esquecer de "Papai você é amor É meu exemplo de vida Eu te ofereço um Dolly com toda emoção"?
Em 35 anos não houve uma repaginação absurda e os refris ainda continuam sendo vendidos bastante...
2- As anatômicas da Ipanema
Outra propaganda com música pegajosa do ano de 2008. A música era bem repetitiva, tecnológica e eletrônica. Lembro que as pessoas ficavam cantando de forma bem aleatória e sem explicação por aí... Com um slogan bem sugestivo, ela dizia: "Caso você ainda não tenha decorado... As anatômicas (continue...)". Assista:
3- Bichinhos da Parmalat
Uma das propagandas mais fofas que tenho recordação. Comercial dos anos 1990, trazia lindos bebês e pimpolhos vestidos de animais de pelúcia, mamíferos, ao som de uma música bem divertida e fofinha. Vestidos como animaizinhos, ajudavam a divulgar a marca, que ainda é relembrada como a que trouxe crianças para virarem bichinhos em sua propaganda. Seria legal um remake com a propaganda dessas crianças crescidas e vestidas de bichinhos... Hoje em dia elas já devem estar adultas!
A propaganda viralizou. Me lembro também que tinha uma promoção incrível em que você juntava códigos de barra das embalagens de leite e completava com mais um dinheirinho e trocava por um bichinho de pelúcia que se agarrava à um leite Parmalat... Nós colecionávamos esses bichinhos, mas teve um B.O. com uma briga familiar e com vizinhos que colocou tudo a perder HAHAHAHA! Velhos tempos...
4- Compre Baton
Famosa propaganda dos anos 90 que trazia um menino vestido de "cigana hipnótica" e que fazia uns movimentos com um Baton num pêndulo e dizia: "Compre Baton! Compre Baton! Compre Baton! Compre Baton!". Essa frase era o terror das mães RSRS. Essa propaganda convenceu muitos pais a comprarem Baton para seus filhos. Mães e pais não tinha saída e tinham que comprar o chocolate!
5- Embratel
Em 1999, o DDD e o DDI chegaram ao Brasil e para marcar o acontecimento, a Embratel criou um jingle criativo e inesquecível do DDD, com três crianças, que o representavam. O mesmo foi criado para o DDI. As crianças lembram, e muito, os famosos Teletubbies. A propaganda era estrelada pelas crianças João Francisco, Felipe Rimério e Vlademir Alves.
6- "Eu tenho, você não tem"
Essa propaganda de 1992 foi bem marcante. Ela trazia uma criança que eu vejo hoje que era egoísta e consumista que tinha uma tesourinha da marca Mundial na mão esnobando e tratando mal as outras crianças (No fundo era isso! KKKK).
7- Amoeba
"A-M-O-E-B-A Amoeba A massinha colorida da gente brincar É massa!". Eu era um pré-adolescente no início dos anos 2000 e essa propaganda e musiquinha estão bem claras na minha mente. Essa massinha "grudenta e gosmenta" era muito popular e tinha um jingle que realmente grudava na cabeça. A massinha tinha várias cores e um cheiro até que agradável. Hoje em dia, ela ainda é vendida, mas não tem a mesma magia que outrora.
8- "Quer pagar quanto?", das Casas Bahia
A propaganda de 2003 simplesmente viralizou. A frase era dita pelo garoto-propaganda da empresa, Fabiano Augusto, que numa das lojas abordava os clientes fazendo essa pergunta. Ela foi motivo até de processo judicial por conta de propaganda enganosa.
Recentemente, as peças da empresa foram repaginadas. Fabiano voltou a estrelar os comerciais do varejo e os comerciais entraram em novelas, como A dona do pedaço e Amor de mãe.
9- Ruivo da Vivo
Você se lembra do ruivo da Vivo? No começo dos anos 2000, João Côrtes ficou famoso por estrelar os comerciais da operadora. Com jeitão de adolescente, mostrava como o rapaz daqueles comerciais só se dava mal. João Côrtes é lembrado por essa propaganda até os dias de hoje.
10- Pipoca com Guaraná
Famosa propaganda de 1991 que trazia um jingle dançante e grudento da marca de bebidas Guaraná Antarctica. Guaraná vai muito bem com pipoca e essa propaganda mostra justamente isso!
11- "Não é assim uma Brastemp"
Série de comerciais bem humorados da marca Brastemp que mostra que "Brastemp não tem comparação".
12- Bombril
As propagandas do produto eram bem famosas nos anos 2000. Durante muitos anos, Carlos Moreno foi o garoto-propaganda de comerciais geniais e criativos. Com apenas um fundo preto e a logo da Bombril, Carlos tinha muita criatividade performando e se fantasiando com temas que estavam em alta no momento.
Separei uma propaganda famosa que Carlos estreou junto com o clima de chegada do novo milênio. Um comercial tecnológico e engraçado.
14- Tortuguita Estúpida!
Propaganda das tartarugas de chocolate mais famosas do Brasil! Assistindo esse comercial nos dias atuais, fiquei surpreso como uma propaganda violenta e canibal foi ao ar... Ela não é nada infantil e amorosa.
15- Bavaria - A cerveja dos amigos
Até quem nunca bebeu ou ingeriu uma gotinha de álcool sequer conhece e lembra dessa propaganda. Estrelada por grandes 'áses' do sertanejo, ela trazia uma musiquinha e a palavra "Bavaria" sendo repetida exaustivamente ao final.
16- Tio da Sukita
Série de propagandas memorável estreladas por Roberto Arduin, o tio da Sukita. Elas marcaram uma geração e estereotipou Roberto como esse tio. Escolhi uma propaganda de 1999 em que o tema é Companhia de cinema.
17- Semp Toshiba
Tenho bem clara essa propaganda em minha mente. A Semp Toshiba fez essa propaganda genial que traz uma TV estragada da marca, como uma situação muito inusitada e difícil de acontecer. Afinal, é uma marca com característica muito boa e dificilmente estraga. Produtos dessa marca possuem mais garantia que os concorrentes. Veja o desfecho dessa história com o vídeo abaixo. Os atores orientais são bem divertidos!
18- Pepsi Twist
Os famosos limões da marca marcaram os anos 2000 com propagandas irreverentes e divertidas. Com os comerciais, o público aumentou e os personagens fizeram parte de outras campanhas da Pepsi Co.
Limões - Irmã é uma dessas propagandas que tinham duplo sentido e que seria banida se fosse veiculada nos tempos atuais. Na época, ela fez enorme sucesso, mas não seria aceita hoje em dia por trazer mensagens machistas e sexistas.
19- Mastercard - Não tem preço
Esse é um slogan que funciona até os dias de hoje e que relembra o Mastercard. Ele aparecia nos finais de todas as peças dos comerciais da bandeira de cartão. A frase era a seguinte: "Existem coisas que o dinheiro não compra, e para todas as outras tem Mastercard".
Escolhi a propaganda Caipira, dos anos 2000, para mostrar que as pessoas de qualquer lugar podem utilizar o Mastercard e para o que quiser.
20- Brocólis - Sustagen
Quem se lembra do comercial emblemático em que um garotinho dizia: "Mãe, compra Brócolis?", em 2014. Essa frase é um sonho que todas as mamães gostariam de ouvir. O menino chegava a fazer um escândalo porque não ganhava a verdura de sua mãe. A propaganda prende a atenção e desperta a curiosidade sobre o que vai acontecer ao final. Era estrelada pelo garoto Rafael Miguel, que infelizmente faleceu no ano de 2019. Recorde:
21- Nissan e os pôneis malditos!
Quem não foi amaldiçoado, no bom e mau sentido, pelos pôneis malditos dessa marca de carros? Ao invés de mostrar que os carros possuíam cavalos, mostrou-se que eles tinham pôneis... E malditos! A propaganda fez muito sucesso na época, mas também gerou muita polêmica por trazer figuras atrativas para crianças e chamar esses serzinhos de malditos.
22- "Vamos falar de coisa boa?!" da Tecnomania-Tekpix
Você se lembra de Juarez Pontes, o icônico vendedor da Tecnomania e da Tekpix?! No início dos anos 2000, os programas de TV deram espaço para essa propaganda, que iniciava com a frase "Vamos falar de coisa boa?", anunciando a Tekpix, "a mais vendida do Brasil". Não há como se esquecer!
23- Dona Aracy da Top Therm
Como se esquecer dessa propaganda de iogurteira e da Dona Aracy?! Ela sempre teve um jeito inconfundível de divulgar a marca, ganhando a atenção dos telespectadores, que a imitavam.
24- Abuse e Use C&A
A célebre frase era falada por Sebastián Fonseca, o garoto-propaganda da marca de roupas por muito tempo. Com seu jeito descontraído, ele falava a célebre frase, cantava, dançava e chamava os clientes para as lojas C&A.
25- "Alfredo!" - Neve
Quem se lembra do mordomo Alfredo dos comerciais do papel higiênico, cujo nome ficou bastante conhecido ao longo dos anos, sendo até parodiado por aí?! O primeiro Alfredo da história foi Turibio Ruiz, durante os anos 80, mas o comercial continuou sendo veiculado nos anos 1990 e 2000 com outros "Alfredos" diferentes.
26- Verão - Itaipava
"Vai verão, vem verão!!" Quem se lembra dessa frase nas propagandas da cervejaria Itaipava que tinha uma garota-propaganda chamada Verão, vivida por Aline Riscado. Verão vivia pelas praias servindo a bebida aos clientes, que sempre a chamavam. Assistindo a propaganda hoje em dia, e prestando mais atenção, percebi o tanto que ela é sexual e machista.
27- Johnny Walker - Android
Propaganda famosíssima que trazia um monólogo inspirador de um robô que desperta a reflexão sobre as experiências humanas. As propagandas do famoso whisky escocês nunca mostram alguém consumindo o produto, mas sempre trazem alguma mensagem que gruda na memória das pessoas.
28- "Colocar congelador" - Danoninho Ice
Quem se lembra do Danoninho que virava sorvete? O Danoninho Ice foi lançado pela primeira vez nos anos 1990 e fazia a alegria da criançada. A propaganda era bem icônica e trazia um menininho simpático e fofinho como garoto-propaganda que ensinava como fazer o Danoninho Ice. Ele ensinava da seguinte forma: "Coloca a pazinha no sorvete, coloca no congelador e deixe por algumas horas". A forma que ele dizia isso era encantadora. Assista:
Anos depois, o famoso Danoninho está de volta com o mesmo garoto-propaganda que ganhou destaque nos anos 1990. Junto com a versão original, também tem a versão "para levar" - em uma espécie de bisnaga, formato que permite o consumo como item cremoso ou sorvete - e a adição de um novo sabor - Tutti Frutti.
O vídeo atual foi idealizado pela D-Studio, in-house montada para Danone e composta pelas agências Oliver, Soko e VMLY&R. Ele traz o ator do anúncio original já adulto, assistindo memes, lembrando de sua participação na campanha antiga e comparando coisas do passado, inclusive a forma como se consumia o próprio Danoninho Ice.
Essas foram as propagandas que, com certeza, marcaram a minha infância e adolescência. Para sempre me lembrarei delas1 Qual é a propaganda que marcou as suas fases? Recordar é viver e empreender! Diga tudo nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia
Eu me confesso que sou muito influenciada pela publicidade, não a ser levada a comprar, mas influenciada pela mensagem! Viva a nostalgia!
ResponderExcluirExcelenteeeeeeee. Amei estas lembranças .Marcaram uma época da nossa vida .
ResponderExcluirQue postagem mais nostálgica com gosto de adolescência (minha infância foi na década de 80). Acredita que aqui onde eu moro, zona da mata de minas, não vende Dolly? Só fui saciar minha curiosidade em uma viagem a Aparecida do Norte - SP! E essa da pipoca e guaraná, eu não posso ver que já fico com vontade. A propaganda funcionou demais! Igual essa da Brastemp, até hoje eu uso o bordão!
ResponderExcluirAcho que lembro de todas as propagandas que você listou. Ouvi os jingles sem precisar apertar o play!
Até breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com
https://universo-invisivel.blogspot.com
Passando para desejar umas boas férias se for caso disso!!
ResponderExcluirOi Emerson, tudo bem?
ResponderExcluirGostei , achei o post bem nostálgico!!
*bye*
Marla
http://loucaporromances.blogspot.com/
Eu lembro de todos, olha eu assumindo minha idade rsrsrs, amei relembrar que post delícia
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Adorei este post! Sobretudo, porque não estava familiarizada com os anúncios, daí do Brasil, ainda que familiarizada com alguns produtos anunciados!
ResponderExcluirUm excelente trabalho de pesquisa, como sempre, Emerson!
Um grande abraço!
Ana