Pode conter spoilers!
Uma vida de mentiras e enganações teria alguma salvação e perdão? Um filme que fala das consequências e resultados de atitudes, mas também de amor e misericórdia advindos de seres celestiais.
Cena boa
O filme é cheio de excelentes cenas, engraçadas e memoráveis. Poderia citar várias delas, mas vou citar a cena do gato que descome dinheiro e da fidelíssima Dora. Uma conta com as presepadas de João Grilo (De inúmeras outras) e a outra com o corneamento do marido de Dora com Chicó.
Cena ruim
Difícil achar uma cena ruim nesse filme. Ele é muito bom e redondinho.
Perfil
Conheça as aventuras de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Eles lutam pelo pão de cada dia e enganam a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. Eles aprontam muito, o que os leva à destinos nada bons. A salvação dessa dupla ocorre com a aparição da Nossa Senhora.
Opinião
Esse é um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos. É uma adaptação da peça teatral de Ariano Suassuna. Quando estava no Ensino Médio, tive a oportunidade de ler o livro, que é um roteiro de peça, com falas, atos e cenas. Ideal para apresentações teatrais. Acredito que li o livro após ver o filme lançado em 2000. Se o Brasil fosse representado por um longa, poderia ser facilmente esse. Ele é a cara da nação brasileira. A produção possui a malemolência, humor, regionalismo e jeitinho brasileiro que qualquer pessoa nascida aqui reconhece. As atuações são memoráveis, figurinos bem congruentes e até mesmo os efeitos especiais e visuais são interessantes para o ano em que foi lançado (São bem tecnológicos e ousados). Você se apega aos personagens, principalmente ao João Grilo e Chicó, a ponto de repetir suas grandes frases icônicas. O filme ganhou vários prêmios, como de 'Melhor Roteiro'. O sucesso foi tão grande que o longa foi reexibido em novo formato, com maior qualidade de som e imagem em janeiro de 2020, para comemorar os seus 20 anos. O filme fala de temas relevantes, como: corrupção na Igreja, adultério, caráter, valores sociais, com certa leveza e tom bem humorado. O filme foi o mais visto no país do ano 2000, levando 2.157.166 pessoas às salas de cinema. No Rotten Tomatoes, o filme possui uma taxa de aprovação de 93%. Em 2015, o filme foi eleito pela ABRACCINE como um dos cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Enfim, o filme soube retratar o jeito brasileiro de ser. Recomendadíssimo! J-J
É um filme clássico do nosso cinema, que reflete uma cultura enraizada, que merece muito destaque!
ResponderExcluirBlog Entrelinhas
Vou guardar a sugestão!
ResponderExcluirIsabel Sá
Brilhos da Moda
Acredito que seja um filme com uma narrativa muito interessante de ver
ResponderExcluir.
Um dia feliz … cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Esse filme é um clássico imperdível e o livro é igualmente excelente! Deu até vontade de rever. :D Abraços!
ResponderExcluirMARAVILHOSO E ÉPICO. OBRIGADO POR RELEMBRAR.
ResponderExcluirTenho muita vontade de conhecer as cidades do sertão nordestino.
ResponderExcluirOi
ResponderExcluiresse filme é muito bom e um clássico da sessão da tarde como não amar, já assisti esse filme tantas vezes e toda vez que vejo passando na tv e tenho um tempo paro para assistir.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Difícil achar uma cena ruim mesmo, esse filme é ótimo! :)
ResponderExcluirÉ um ótimo filme, um clássico que já assisti várias vezes.
ResponderExcluirBjus!
Assisti este filme é gostei dele. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Há alguns anos atrás vi só um pedacinho do filme que na altura passou num dos canais da televisão daqui! Òtima sugestão, com a grande Fernanda Montenegro! Tenho mesmo de ver este filme na integra, qualquer dia desses! Bem lembrado!
ResponderExcluirUm grande abraço!
Ana