quinta-feira, 21 de julho de 2022

Entre frames #62 #EspecialFK&C #2 - For God is with us






E se um clipe se passasse em 40 locações diferentes?! Em For God is with us de For King and Country, isso é possível! Lançado em 24 de setembro de 2021, o clipe já conta com 5.945.753 visualizações e 88 mil curtidas

O clipe traz a dupla de irmãos, Joel e Luke Smallbone, em diversos lugares ao redor dos Estados Unidos, em vales, paisagens bucólicas ou até mesmo urbanas, mostrando que Deus sempre está presente, não importa a hora ou o lugar. Joel e Luke sempre aparecem centralizados na tela, com imagens dos locais atrás deles. Os frames são rápidos e dinâmicos, de modo que a cada batida musical e sonora, há uma mudança de frame e cenário. Há efeitos de câmera, filmagem e efeitos visuais interessantes. Assista ao clipe:


#EspecialFK&C


For God is with you tem uma bela narrativa, aspectos visuais e montagem, além da música ser deliciosa de ouvir. Saiba mais detalhes do clipe, letra e música agora! 


O preenchimento e o vazio tem muito a nos dizer


O clipe é iniciado com a filmagem de ambientes sem seres humanos, mas com barulhos bem característicos. É possível ouvir sons da natureza e do ambiente, como de trânsito, passarinhos e trens. Até em ambientes sem a presença de pessoas, é possível sentir a presença de Deus (0:00 - 0:15). 

O vazio dos ambientes, começa a ser preenchido pela presença dos cantores. Como na aparição do cantor Luke em tela, em um efeito de transição entre 0:14 e 0:15. A partir de então, há aparecimentos e desaparecimentos instantâneos dos irmãos cantores no centro da tela. O efeito é bem interessante, se assemelhando há uma tremida e chuviscada, como aquelas televisões com problemas de transmissão, sabe?! (0:15 - 0:18). 

O leitor perceberá que a estética do clipe é praticamente a mesma: seres humanos centralizados, sob um fundo diversificado de um local americano. Entre 0:21 e 0:24, por exemplo, vemos o cantor Joel em frente à um fundo escuro, com roupa clara, centralizado na tela. E a câmera é dinâmica, se aproximando de fora para dentro. A seguir (0:25 - 0:29), há mudanças de fundo de imagem com o cantor.

O clipe, ao mesmo tempo que parece ser simples, é complexo. Afinal, como unir 40 lugares em 4 minutos de vídeo? E de modo, que a edição fique redondinha e congruent, com muitos frames e efeitos?! Isso não é tarefa para qualquer um! 


Rapidez e dinamismo

É interessante que os frames seguem o sincronismo da música. Entre 0:39 e 0:47 há diversos frames rápidos e dinâmicos dos cantores, centralizados na tela e em vários ambientes e locações. Há uma junção de lugares abertos e fechados; naturais e urbanos; com pouca ou muita luz - principalmente luz natural. 

Na parte em que se canta "O Senhor pode ouvir as orações que as pessoas oram", Joel une suas mãos em sinal de prece e oração (0:47 - 0:52). Em seguida (0:52 - 0:54), o cantor intercede em súplica aos céus, também em concordância com a letra. Ele chega a olhar para os céus no seguinte trecho: "Você pode ver os céus começarem a quebrar"


Entre 1:00 e 1:05 há uma preparação para o refrão e a parte instrumental da música. Joel dá um soco no ar, fortemente, enquanto passam imagens e frames dinâmicos, de forma bastante rápida. Perceba que a câmera nas cenas treme em sincronia com a música. Nessa parte, em específico, é mais perceptível a mudança de cenários de forma rápida, já que as locações são mudadas a cada milésimo de frame e, praticamente, à cada palavra. 


Mais efeitos

Por mais que possa não parecer, o clipe usa e abusa de efeitos, como em 1:05 quando a tela é dividida em duas cenas e ambientações, como se fosse uma montagem, aonde Joel faz parte de dois cenários ao mesmo tempo. É interessante que a tela foi dividida em dois cenários bem contrastantes e opostos: um ambiente urbano e outro natural. 

Já entre 1:06 e 1:08 a câmera se distancia das cenas de dentro para fora. Em seguida (1:08), ela se aproxima das cenas de fora para dentro, até que é a vez de Luke ficar dividido em dois cenários distintos (1:08): uma paisagem natural e uma arquitetônica, urbana. 


A câmera, também, fica torta e inclinada em várias cenas e frames (1:09 - 1:12). 


Entre 1:13 e 1:26 é a parte solo em que Luke canta e encanta. Perceba que todos os efeitos empregados anteriormente, são apresentados aqui também. 


Transições


Outro tipo de transição interessante utilizada é o fade out, seja na música ou até mesmo no seu aspecto visual. Entre 2:18 e 2:29 a música tem o seu volume diminuído, por meio do fade out. A câmera, por sua vez, segue essa mesma dinâmica, ao se distanciar do quadro, ao passo que o som diminui. Entre 2:29 e 2:40 ocorre justamente o contrário: o volume da música aumenta novamente, por meio do efeito fade in, e a câmera se aproxima da tela. 

A transição também acontece por meio de sequências lógicas de imagens, como da cena em que Joel parece arremessar uma bola de basquetebol, para uma cadeirante, jogadora de basquete entre 2:40 e 2:43. A partir daí, pessoas anônimas fazem parte do clipe. 


Anônimos

Deus está em todos os lugares e com todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, não importando sua condição social, cor de raça ou o lugar em que ela estiver inserida. Você é jovem? Deus está com você! Velho! Deus está também! Morador de rua? Olha Ele aí do seu lado! Estudante? Olha Ele bem pertinho de você! Livre ou preso? Sinta a presença do Pai das Luzes aí! Entre 2:44 e 2:46, portanto, há uma transição super rápida de frames com pessoas anônimas que piscam diante dos seus olhos como um pisca-pisca natalino! 



É interessante que os anônimos também cantam na música e fazem parte de um coral. Isso ocorre entre 2:49 e 2:56




Deus está conosco em qualquer lugar e/ou situação! 



Aos poucos, o clipe vai chegando ao seu fim. Há frames rápidos e mudanças de cenários e cenas (3:10 e 3:13). O preenchimento e vazio também é conceituado no final. Por exemplo, entre 3:13 e 3:19 há frames de estradas de trens, de ruas da cidade, de plantações e desertos vazios. É interessante perceber que até mesmo nas paisagens e na natureza Deus está presente! Entre 3:19 e 3:21 Luke reaparece no deserto, com efeitos e transições já utilizados, para cantar os trechos finais da canção. 


Entre 3:24 e 3:34 ele surge em uma floresta, cantando o trecho emblemático da canção: "Deus está conosco". A câmera se movimenta e se afasta um pouco, sutilmente, do cantor. Até que se movimenta novamente. Há barulhos de pássaros e da natureza nesses frames mencionados. Depois, corta para Joel em outro ambiente, até que ele vira para trás e caminha em direção ao fundo. 


À medida que ele caminha, surge pedaços de frases que montam uma maior. Depois Luke aparece em outra locação com outro pedaço de frase e, assim, sucessivamente (3:34 - 3:47). A frase formada é a seguinte: "Wherever you've been Wherever you are Wherever you're going Take heart For God is with us".


A frase tem a seguinte tradução: "Onde quer que você esteve Onde quer que você esteja Onde quer que você vá Tenha coragem Pois Deus está conosco". Bela mensagem final, não é mesmo?! E não há frase melhor para finalizar o clipe, afinal, ele falou disso o tempo todo!

A música, então, fica alta por alguns milésimos de segundos, até que os créditos finais surgem na tela em preto com letras brancas (3:47 - 4:02). 



Letra



A letra foi escrita por Joel Smallbone, Jordan Reynolds, Josh Kerr e Luke Smallbone. A música é um single para o quinto álbum de estúdio da dupla, chamado de What are we waiting for?, lançado em 2022. A letra fala para todas as circunstâncias da vida. Não importa que dificuldade ou prazer venha a enfrentar, você tem o conforto em saber em que Deus está presente em toda e qualquer situação. 

Separei alguns trechos da música. Acompanhe:

"For God Is With Us
Dare to imagine
Dare to believe in
A true love that gave us
A brand-new beginning"
(Porque Deus está conosco
Ouse imaginar
Ouse acreditar em
Um verdadeiro amor que nos deu
Um novo começo)

Só dá para perceber a presença do Pai das Luzes se tivermos fé e vermos com os olhos espirituais. Creia, pela fé, Ele está conosco! Ao seu lado, te carregando nos braços e até mesmo em Seus ombros! 


"Can you hear the prayers the people prayed?
Can you see the skies begin to break?
When heaven and earth were face-to-face
Oh, how the world forever changed
For God is with us
God is with us"
(Você pode ouvir as orações que as pessoas fizeram?
Você pode ver o céu começando a quebrar?
Quando o céu e a terra estavam cara a cara
Oh, como o mundo mudou para sempre
Porque Deus está conosco
Deus está conosco)

Quando Deus está conosco, Ele ouve nossas orações, cadeias se quebram e os céus se abrem ao nosso favor. Deus está tão conosco que Ele ouve as nossas orações, Ele não está surdo ou com os ouvidos tampados que não pode nos ouvir. 


"Can you feel your heart begin to race?
Can you see the tide begin to change?
With all of our futures rearranged
The world will never be the same
For God is with us
God is with us
For God is with us
(Oh, can we sing, oh, can we sing)
God is with us
(Oh, can we hear, oh, can we hear)
For God is with us"
(Você pode sentir seu coração disparar?
Você pode ver a maré começando a mudar?
Com todos os nossos futuros reorganizados
O mundo nunca mais será o mesmo
Porque Deus está conosco
Deus está conosco
Porque Deus está conosco
(Oh, podemos cantar, oh, podemos cantar)
Deus está connosco
(Oh, podemos ouvir, oh, podemos ouvir)
Porque Deus está conosco)

Quando Deus está conosco, Ele modifica situações, cenários e ambientes. E isso é motivo de se alegrar, glorificar e bendizer o Seu nome.


Música



A faixa mantém os sons pops afiados, com batidas e sintetizadores. A música é composta na clave de sol, com um ritmo de 75 batidas por minuto e uma assinatura de tempo musical de 4.4. 

Ao mesmo tempo que a música é alegre, ela é comovente, orquestral, retumbante e convincente. A música alcançou a posição número 2 nas paradas de músicas cristãs quentes nos EUA. 

Falando ainda de desempenho comercial, a música estreou na 43ª posição na parada Hot Christian Songs dos EUA, ficando em 3º lugar na parada Christian Digital Song Sales


Deus sempre conosco


Os irmãos, Joel e Luke Smallbone, criaram uma canção afim de proclamar com seriedade e certeza que o nosso Deus ainda permanece conosco, seja nos momentos do passado, quando Ele nasceu Deus encarnado como Jesus todos aqueles anos atrás, como também nos momentos atuais. Ele está conosco agora, hoje e sempre, mesmo que não possamos vê-Lo. Mas se a gente não pode vê-Lo, a gente pode sentí-Lo. Um clipe e música muito fortes! J-J

















Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. Oi, Emerson,

    Achei este trabalho muito legal. A letra é bela e verdadeira. E o clipe me pareceu primoroso, muito bem feito.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Uma postagem muito interessante e um bom clipe .
    Continuação de boa semana

    ResponderExcluir
  3. Que bonito ficou o clipe Emerson, achei a ideia realmente muito boa!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Nem imagino o trabalho que deu. E também gostei do som.
    Abraço
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  5. Olá Emerson, que interessante partilha, a música é linda, a letra profunda e as filmagens dão força e enfâse à mensagem que os irmãos querem passar. Pefeito. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a música, mas esse clipe ficou muito bom e com certeza é algo que verei mais vezes.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design