Pode conter spoilers!
Estou muito feliz pois exatamente hoje (12) estreio o #Serieteners3! Percebo que esse tema ainda merece destaque aqui no blog, afinal o vírus está bem presente no mundo ainda. Depois do sucesso das duas edições anteriores (Não faço nada por acaso, tudo tem um por quê), retorno esse ano com #Serieteners3 - A indústria cultural sobre o COVID-19 pelo mundo. Foi ontem (11) que tive esse estalo de ideia que refletiu nesse subtítulo que tem tudo a ver com o que proponho nessa edição: produções de diferentes países e gêneros. Para o primeiro post, falo de Adnet na CPI.
Lançada em 31 de maio de 2021, a produção contou com 12 episódios de em média 12 minutos cada. A produção, de comédia e humor, foi inspirada em posts recentes nas redes sociais de Marcelo Adnet sobre a CPI do COVID-19, que se instaurou no governo Bolsonaro. Adnet faz crônicas atuais, narrando o desenrolar das sessões com crítica e bom humor. O legal é que Adnet incorpora a voz do narrador esportivo Galvão Bueno e outros comentaristas esportistas, como Walter Casagrande, o que deixa o vídeo com uma comicidade tremenda. A faixa etária é de 12 anos.
Com episódios semanais, cada episódio focava em sessões com o bom humor de Marcelo. Baseado nas sessões, Marcelo observava os gestos dos depoentes e o que acontecia na mídia e no Brasil e, em cima disso, narrava as sessões, sempre com piadas e focos em detalhes. Foi interessante ver o desenrolar da CPI da COVID-19 pelo olhar de Adnet.
Assim como fez no Sinta-se em casa (Leia mais sobre aqui), Adnet gravou tudo de sua casa. A partir da sugestão de internautas de fazer essa dinâmica sobre a CPI, Adnet começou a trabalhar nisso, fazendo posts, depois uma rápida live, até chegar nesse formato. Marcelo falou mais do projeto:
“Acho que é interessante porque pode dar visibilidade e popularidade a um momento tão sério. Ao mesmo tempo em que é uma brincadeira, é também uma divulgação de um momento muito importante para o país.”
A atração foi ao ar às segundas-feiras, de forma semanal, diferentemente do Sinta-se em casa que era diário. Estando disponível também para não-assinantes da Globoplay. É possível assistí-la também na AppleTV.
Cada episódio tinha um viés, um foco e trazia uma arte distinta com uma frase marcante. Confira: "Haja comissão" (Ep. 1); "Olha a pressão (Ep. 2); "Mexe na bola!" (Ep. 3); "CPI e você, tudo a ver" (Ep. 4); "Alô, central do apito" (Ep. 5); "Que jogo louco, amigo" (Ep. 6); "Cartão vermelho!" (Ep. 7); "É treta!" (Ep. 8); "Volta, olímpiadas" (Ep. 9); "Chamou o VAR" (Ep. 10); "Perdeu de W.O." (Ep. 11); e "É, Brasil" (Ep. 12).
Os vídeos fizeram enorme sucesso, pois Adnet ironiza os depoimentos dados à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do COVID-19, que investiga supostas omissões e irregularidades nos gastos do governo federal durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Se a CPI já foi um circo naturalmente, imagine com as narrações de Adnet?!
O humorista comenta as falas de autoridades como se fosse locutores da própria Globo. Com a voz de Galvão Bueno, ele narrou o depoimento de Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores. Leia um pouco:
“Bem amigos da Rede Globo, aí está ele Ernesto Araújo. Ele vai enrolando, ele vai gaguejando, chanceler, embaixador, não sabe o que é o quê. Parece inebriado pelo álcool gel. Suas palavras não fazem mais sentido, ele vai dando voltas com a bola em campo. Ele joga sem nenhum objetivo, joga para o lado. Ele vai gaguejando, ele que não tem nenhuma intimidade com a máscara. A máscara vai caindo, os argumentos vão caindo por terra. Ele não sabe mais o que fala, gesticula ao léu. E aí Renan Calheiros está jogando mais à esquerda do que já jogou ao centro.”
O ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello também foi ironizado por Adnet:
“Aí está Eduardo Pazuello. Afasta o microfone, volta o microfone, visivelmente nervoso. Ali à esquerda Renan Calheiros, o Brasil com ele, quem diria!”
Apesar de ser um assunto sério, a vontade que você tem ao assistir a produção é de sorrir. Adnet manda muito bem na narração e tem sacadas incríveis. Ele é um ótimo observador dos comportamentos dos depoentes e da comissão. Talvez Adnet volte com novos episódios, dependendo de como a CPI caminhar. Recomendo a produção! J-J
Por: Emerson Garcia
Mais uma publicação muito interessante que gostei de ver e ler.
ResponderExcluir.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
confesso que não sabia da existência desse projeto, mas já quero assistir
ResponderExcluirbeijo
A mina de fé
Não conhecia essa produção, porém me interessou bastante. Gosto muito do Adnet e gostei que são vídeos curtinhos. Já vou me organizar para maratonar.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Deve ser bem interessante de se ver! :)
ResponderExcluirBom fim de semana.
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Adnet é de fato um humorista competente. Não curto muito a junção futebol, política e humor, acho que por motivos diversos. Bem, acho futebol bem desinteressante e política uma coisa séria demais. rs.
ResponderExcluirAbraço!
Olá, Emerson.
ResponderExcluirEu acho que assisti quase todos os episódios. Gosto muito dele como ator e ele foi bem preciso em sua atuação.
Prefácio
Eu não vi essa série, mas foi impossível não rir com os comentários que ele faz, haha.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Parece mega hilária! Fiquei curioso. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Emerson,
ResponderExcluirEu acho que sou uma das poucas que não gosta do Adnet, rs.
Não sou muito fã de comédia...
beijo
http://estante-da-ale.blogspot.com/