A Páscoa pode ser muito mais interativa e divertida! As famosas caças aos ovos de Páscoa tem sido reconfiguradas para outras atividades que envolvem a tecnologia e o uso de aplicativos (Em 2019 trouxe ovos de Páscoa com brindes para lá de tecnológicos, acompanhe aqui). A ideia é seguir a tendência de mercado, cada vez mais virtual e digital. Até mesmo as crianças já absorveram a tecnologia por estarem inseridas nesse meio. Por isso, que as brincadeiras de Páscoa passaram por transformações, já que as crianças crescem com um smartphone na mão.
A Nestlé, já há alguns anos, tem investido em novidades tecnológicas para atualizar a sua Páscoa. Desde 2019, por exemplo, a empresa de laticínios trabalha com ovos de Páscoa com Realidade Aumentada, criado pela Flex Interativa®. O clássico Nestlé Surpresa vem com brindes especiais para visualização em realidade aumentada. Cada miniatura de animal acompanha um disco de metal (Portal de Realidade Aumentada) que, quando lido por meio do aplicativo Nestlé Realidade Aumentada, baixado no Google Play e App store, mostra o animal se movimentando e interagindo por meio do celular. Além disso, o aplicativo apresenta informações sobre o bichinho e seu habitat - elaboradas em parceria com o Animal Planet®.
Com essa pegada tecnológica, a Nestlé também criou uma Parreira Interativa de Páscoa no Extra Morumbi (SP) em 2019, trazendo inovação tecnológica, interatividade e diversão. A Parreira interagia com as pessoas, auxiliando-as na escolha dos produtos. Além do movimento, a instalação aliou luz e som. Quando o consumidor passava por ela, ela emitia um "Psiu" para atraí-lo. Ao entrar debaixo da árvore de chocolate, a pessoa sentia um movimento, como se tivesse um coelho correndo por ali, e depois a própria parreira selecionava e "entregava" o ovo para o consumidor e dizia "Feliz Páscoa". Juliana Glezer, especialista de Inovação da Nestlé, falou mais do projeto:
"A ideia da parreira interativa, em que o ovo de Páscoa 'escolhe' a pessoa e não o contrário, foi inspirada pela história do Harry Potter, em que a varinha escolhe o bruxo. Com essa brincadeira, esperamos oferecer uma experiência única e diferenciada para o consumidor, reinventando a Páscoa, com muita magia e trazendo entretenimento para o varejo."
A empresa tem desenvolvido inúmeras ações, buscando inovações focadas no consumidor, com o objetivo de estimular a digitalização e uma cultura de inovação em todas as áreas.
Em 2021, a Americanas e a Lacta criaram uma ação interativa com o Google Assistente. A Missão Páscoa convida crianças aventureiras a embarcarem em uma divertida caça aos ovos com o coelho da Páscoa e outros personagens. Ao instalar o Google Assistente no seu celular, você ativa o comando de voz "Ok Google, falar com Missão Páscoa" e a brincadeira começa! As empresas entenderam que a Páscoa, agora, não só envolve a venda de chocolate e coelhinho de pelúcia, como também ações interativas inovadoras.
Além da caçada aos ovos, a Missão Páscoa conta com jogos da memória, desafios do conhecimento, entre outras brincadeiras. Envolver as crianças por meio de jogos eletrônicos é o grande trunfo atual, além de agregar a utilização de assistentes de voz em um aplicativo. Afinal, no Brasil 40% das buscas na internet são realizadas por voz atualmente.
A experiência sonora da Missão Páscoa é riquíssima pois contempla distintos sons, além de contar com o trabalho profissional de engenheiros acústicos e dubladores para construir uma narrativa que engaje.
Em 2022 a Lacta criou uma missão de Páscoa bem interativa com seu aplicativo Lacta - Páscoa 2022, disponível na Apple Store e na Google Play. No aplicativo interativo, você pode escolher ser o Batman ou a Mulher Maravilha, além de ativar os poderes dos super-heróis. Para brincar é preciso que o usuário se direcione para um lugar com uma boa iluminação e utilize a câmera frontal nos filtros.
A previsão é que a cada ano a Páscoa esteja mais interativa e tecnológica, já que a tecnologia e a ciência evoluem a todo momento! J-J
Por: Emerson Garcia
Realmente a tecnologia está avançando cada vez mais.
ResponderExcluirwww.paginasempreto.blogspot.com.br
Muito legal, Emerson!
ResponderExcluirNão sabia de nada disso.
Ainda estou comendo ovo aqui em casa, hehe.
Beijoooos
Teca Machado
Casos, Acasos e Livros
Fico a imaginar onde vamos parar com tanta tecnologia. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
faz tanto tempo que não compro ovos que estou meio por fora das novidades
ResponderExcluirbeijo
A mina de fé
Eu não sabia da modernidade e faz tempos que não compro ovos das marcas, agora estou nos caseiros kkk
ResponderExcluirBeijos
Pâmela Sensato
Adorei esta perspetiva diferente da Páscoa, que pude descobrir melhor por aqui!
ResponderExcluirEstimo que a mesma tenha sido passada da melhor forma, na companhia dos seus, Emerson!
Um grande abraço!
Ana