Hoje falarei de uma das mais recentes séries da Netflix e que está dividindo opiniões pelo mundo: 13 Reasons Why, ou também conhecida como Os 13 porquês. Ela é produzida pela Selena Gomes, baseada no livro de mesmo nome.
A série conta a história de Hannah Baker, uma aluna de Ensino Médio que passou por muitos baixos em sua vida e acabou a tirando por isso. Mas, antes de morrer, ela grava em fitas cassetes os 13 motivos do porquê ela decidiu fazer isso. Cada lado da fita é um dos motivos e corresponde a uma pessoa. Clay está em posse das fitas e nós vemos a produção a partir da perspectiva dele.
13RW trata de coisas muito verdadeiras, chegando bem próximo da realidade, e isso acaba fazendo com que algumas pessoas não gostem muito. Eu mesmo me identifiquei com algumas situações que os personagens passam durante o programa.
Mas, embora goste muito, não acho que todo mundo deveria assisti-la. Pode ser que uma interpretação errada acabe fazendo o efeito oposto do que é esperado quando a série acaba. A mensagem passada é boa, mas tudo o que é mal interpretado é perigoso. Então, muito cuidado!
Como ia dizendo, são assuntos reais, mas ninguém gosta de falar muito sobre bullying, estupro, machismo, preconceito contra LGBTs dentro da própria comunidade LGBT, assédio, e muitas outras coisas. É uma produção que a cada episódio a tensão aumenta e você acaba ficando mais desesperado em saber o que acontece.
Uma outra coisa que gostei muito foi que 13RW não tem foco apenas nos adolescentes. Não é um draminha juvenil qualquer. Pais se identificariam, filhos, professores, coordenadores, diretores... A série é para alertar a todos de um mau comum que ninguém dá muita atenção, que é o sentimento de uma outra pessoa.
“Alguns de vocês se importaram...”
“...Nenhum de vocês se importou o suficiente. ”
Ainda não há notícias se haverá uma segunda temporada, mas a produtora da série, Selena Gomez, e o escritor do livro, Jay Asher, não descartam a possibilidade. Na minha opinião, acho que a mensagem principal e mais importante já foi dada, e com isso, acredito que não seja necessário uma continuação, por mais que tenha a amado. Afinal, time que está ganhando não se mexe.
Então, é isso. Assistam com moderação e muito cuidado para não entender errado o que é dito. Aproveitem! Até a próxima! J-J
Por: Thiago Nascimento
Também acredito que essa série não seja para todos Thiago, por isso não assisti. Apesar de ter ouvido sobre bons resultados que a série trouxe, também ouvi sobre o efeito oposto. Então não acho uma boa ideia a continuação da série.
ResponderExcluirrasgadojeans.blogspot.com
Parece que a segunda temporada está perto de acontecer, Samara.
ExcluirTHIAGO NASCIMENTO