Hoje iniciamos uma semana especial aqui no blog: a Semana Maio Laranja! Você sabe do que o Maio Laranja se trata? Ele é baseado no dia 18 de maio, quando ocorre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O #maiolaranja, por sua vez, é uma iniciativa que dá visibilidade ao assunto.
A escolha do dia 18 de maio refere-se ao 18 de maio de 1973, quando uma garota de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime representa impunidade até os dias atuais.
Com a mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data escolhida foi 18 de maio, quando ocorreu o assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.
A ideia da campanha é de gerar informação e conscientização. É preciso provocar conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Dados, como esses devem chamar nossa atenção e gerar conscientização: a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil, cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade; todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil e somente 7,5% dos dados chegam a ser denunciados às autoridades; e 70% dos casos de abuso sexual infantojuvenil começam dentro de casa e o perfil dos agressores segue um padrão, sendo em números significativos, de familiares dessas crianças e jovens.
O abuso sexual infantil é uma triste realidade no Brasil. As crianças sofrem esse tipo de agressão por falta de informação, que acaba por as impedir de identificar quando um assédio ou abuso está prestes a acontecer ou, ainda, quais são os sinais que indicam uma possível tentativa de agressão sexual. É por isso que a campanha é importante, pois ajuda a mostrar à sociedade que é necessário cuidar de crianças e adolescentes em todos os âmbitos. É dever nosso cuidar da população infanto-juvenil para que ela tenha vida plena e com garantia de direitos ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.
Não só no dia 18, como em todo o mês de maio, são realizadas ações voltadas para o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Colaboradores, profissionais e pessoas integrantes de famílias, realizam esse trabalho corpo a corpo. Além disso, há um trabalho de escuta atenta às crianças, bem como a identificação de sinais de violação de direitos. A ideia é de abordar o assunto de forma lúdica e simples, que as crianças entendam e os adultos também. Há ensinamentos criativos sobre partes do corpo, limites e como buscar ajuda caso presencie ou passe por alguma situação de abuso ou violência sexual.
O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja e a cor da campanha, é a laranja, por isso, maio ficou conhecido como Maio Laranja. Em caso de suspeita de abuso infantil, qualquer pessoa pode denunciar (Disque: Direitos humanos - 100 e Conselho Tutelar - 3225-4440).
É mais que necessário que esse tema seja abordado. Com informações corretas, é possível identificar possíveis casos de abuso, seja em marcas no corpo da criança, em seu comportamento diferente do usual ou em seus relatos. Até o próximo post! J-J
É uma campanha importante, é um assunto que precisa ser bastante abordado, nossas crianças e adolescentes precisam ser protegidos Emerson abraços.
ResponderExcluirExcelente publicação
ResponderExcluirPenso que já passou da hora de esse assunto ser escancarado, para que medidas efetivas possam ser tomadas para prevenir esse tipo de crime.
ResponderExcluirNo mesmo ano do crime contra a menina Araceli ocorreu outro, igualmente brutal, com a menina Ana Lídia, de Brasília. Então, ela também poderia ter sido tomada como inspiradora da atual campanha.
Beijo