Pode conter spoilers!
Moral
Não devemos julgar as pessoas pela aparência. Precisamos observar os fatos, olhar sempre o lado bom e positivo da pessoa ou situação e crer que nem tudo está perdido. Pode se fazer uma bela limonada com um limão que aparece em nossa caminhada.
Cena boa
Tenho três cenas preferidas. A primeira, quando a Dolores apresentou o coral. Ela fez com que pessoas que não cantavam nada, desafinadas, de baixa auto estima, mostrassem que tinham valor. Eu achei muito emocionante essa primeira apresentação. A própria Dolores se emocionou e o padre também. A segunda, quando as freiras entraram no local aonde estava escondida a Dolores e as freiras se espalham e chamam a polícia. A terceira, quando elas cantam para o papa e ele levanta para aplaudir.
Cena ruim
Quando a Madre Superiora recebeu a Dolores por conta do seu sentimento com relação à protagonista. A Madre fez uma cara de menosprezo. Não sei se era preconceito por ela ser negra, porque naquela época, acredito que não tinha negro padre e madre. Não sei se era por causa da aparência dela, por ela ser uma cantora popular, ter morado num cassino, ter namorado um homem casado, sendo amante dele. Não sei se era preconceito de cor, raça ou social. Ao receber Dolores, o semblante da Madre muda e aí o delegado a convence de ficar com ela, até por conta de princípios religiosos. Dolores teria que passar por mudanças de hábitos e se comportar e se vestir como uma freira para não chamar a atenção e não levantar suspeitas.
Perfil
Dolores (Whoopi Goldberg) testemunha um assassinato praticado por seu namorado e entra para o programa de proteção, até parar num convento e ter sua vida totalmente transformada.
Opinião
A Dolores fumava, era prostituta e, através dessa situação que a levou a se refugiar no convento, ela deixou os vícios e o pecado de lado e se tornou uma pessoa melhor. Todos merecemos uma chance para nos tornarmos seres melhores. É preciso paciência, amor ao próximo, acima de tudo, e fé que Deus pode restaurar o mais vil pecador. A Madre Superiora fez esse papel improvável de ser uma pescadora de Dolores, por mais que de forma involuntária. O longa trata de diversos pontos positivos e negativos. Positivos são eles: quebra de tradição; quebra de preconceito; valorização do ser; valorização do talento; valorização da música; vencer barreiras; perseverança; coragem para vencer; crédito no potencial do outro; e lapidação de pedra bruta, tornando-a preciosa. Negativos: preconceito; e julgar pela aparência. Dolores fez a diferença naquela comunidade religiosa e ninguém dava nada por ela. As freiras não falam para a Madre Superiora que Dolores regeria o coral. Elas fazem uma surpresa. O padre chega a falar: "Eles escolheram uma outra regente. Vamos ver como está o coral". A igreja vivia vazia, mesmo sendo bonita. O coral cantava muito mal, ou não cantava, berrava. Somente ficaram as freiras e beatas como componentes. No dia que foi a surpresa do coral, com a estreia de Dolores, a madre ficou um pouco surpresa, mas não se deixou mostrar que gostou da mudança. Mas a igreja, foi diferente. Os jovens que estavam do lado de fora, na rua, ouviram o coral cantando e resolveram entrar. Foram até a porta e o padre mandou entrar e a igreja começou a ficar cheia por causa do coral, que fez a diferença nas missas. Naquele dia mesmo, a madre reclamou com a Dolores e disse que ela não podia dirigir o coral e o padre chegou na mesma hora e disse que queria que ela cantasse, que falou com o papa e o bispo e eles queriam que o coral cantasse para o papa. A madre não gostou e pediu para sair do convento, por achar que as glórias e honras ficaram com Dolores. Na verdade bateu um ciúmes. No final, ela reconheceu o valor da Dolores e a salvou do assassinato. Tal atitude quebrou todos os preconceitos e as diferenças que ela tinha contra a Dolores. Eu gosto demais do filme. Já o assisti diversas vezes. Se tiver que assistir mais umas 10 vezes eu assisto. Sempre vou achar uma coisa diferente, que eu não vi. J-J
Gostei desse filme.
ResponderExcluirExcelente filme /Comentários do Blog . Obrigado
ResponderExcluirO filme é, de fato, muito bom.
ResponderExcluirUm filme nostálgico. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com
Uma comédia que leva a pensar.
ResponderExcluirGostei
Olá, estou de volta!
ResponderExcluirConfesso que não vi o filme apesar de ser muito divulgado!. Espero que esteja tudo bem consigo JJ!
O blog está a comemorar 10 anos, venha juntar-se à festa!
Xoxo
marisasclosetblog.com
Gostei muito desse filme e não lembrava mais com tantos detalhes! Foi boa tua revisada nele por aqui! abração,chica
ResponderExcluirBoa noite. Obrigado por relembrar esse filme maravilhoso meu querido amigo Emerson. Bom final de semana.
ResponderExcluirGosto imenso deste filme. Em Portugal chamou-se "Do Cabaré Para o Convento".
ResponderExcluirAbraço
Esse filme é maravilhoso demais
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Faz tempo que não assisto esse filme, mas lembro que gostei bastante quando vi.
ResponderExcluirAté breve;
Te espero nos meus blogs!
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
http://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Um filme muito bom, gostei!
ResponderExcluirUma boa noite, Emerson.
Um abraço
É um filme muito bom. Já assisti várias vezes.
ResponderExcluirBjus!
Esse filme é maravilhoso! ótima dica :)
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Gosto muito deste filme :)
ResponderExcluirFeliz dia
Jovem Jornalista,
ResponderExcluirEu amo esse filme,
mas aprecio ainda mais
qualquer trabalho que demonstre
alguma crítica a valores extremos
ou que mostre soluções para algo
que aprisione seres e esse contexto
do filme e suas personagens são perfeitos
para essa quebra.
Adorei a publicação!
Bjins
CatiahAlc./Reflexod'Alma
Eu adoro esse filme e a Whoopy está sensacional como a falsa freira.
ResponderExcluirbig beijos
www.luluonthesky.com
Oie! Nossa, um clássico que todos deveriam conhecer!!!!
ResponderExcluirBom final de semana!
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Um filme que já vi algumas vezes... e que sempre me diverte imenso, em cada repetição! Adorei a excelente análise do mesmo!
ResponderExcluirUm grande abraço!
Ana