quinta-feira, 26 de abril de 2018

“Isso a Globo não mostra”: Ensaios sobre a emissora de televisão mais assistida e falada do Brasil

Maior emissora de televisão do Brasil faz 53 anos em 2018. | Rede Globo


Em 13 de novembro 2017, o editor-chefe do Jovem Jornalista Emerson Garcia repercutiu [1] a campanha Cem  milhões de uns promovida pela Rede Globo desde 22 de outubro do mesmo ano. Em seu texto foram apontados temas como campanhas de boicote à Globo até a estratégia da empresa de se posicionar perante o mercado especializado e variados públicos.

Neste texto será exposto – de forma básica (objetiva e subjetiva) e da perspectiva deste curioso e interessado por assuntos de televisão e comunicação – os motivos da Globo ser a emissora líder em vários seguimentos.

Hoje, 26 de abril, a Globo completa 53 anos de atividade. Contempla 123 emissoras próprias e afiliadas, canais de TV no exterior, e a segunda maior rede de televisão do mundo, atrás da American Broadcasting Company (ABC) dos Estados Unidos. Isso fora seu núcleo de produções (Estúdios Globo) e convênios com outras empresas de comunicação internacionais.


1 – O significado da frase “Isso a Globo não mostra!”

Você já viu e/ou ouviu esta frase em diversos lugares físicos e virtuais, mas esta divisa possui muito mais significado do que se apresenta. Quando aqueles dizem “Isso a Globo não mostra!” é por dois motivos: A) se não sai na Globo, não existe ou some do ciclo de conversas e debates; e B) o reconhecimento e importância em aparecer na Globo.

Autores e porta-vozes da frase ao mesmo tempo em que criticam o “não mostrar” da emissora reconhece a Globo como principal vitrine do retrato do cotidiano dos brasileiros. Se a Globo mostra, vira assunto, é visto. Caso contrário, isso ou alguém “não existe”.


2 – O “fazer TV” da Globo: talentos, prestígio e padrão de qualidade

15 anos após a vinda da Televisão para o Brasil (1950), A TV Globo aprendeu com as experiências anteriores de TV e criou uma alternativa de emissora frente às líderes Tupi e Excelsior. A união entre diversos profissionais, pesquisa e experimento (controlado) em se diferenciar perante o mercado publicitário e os telespectadores, por exemplo, fez a Globo se sobressair e abocanhar grandes espaços no seguimento.

É verdade que a Globo não inventou a telenovela diária, o conceito de rede nacional e não foi ela que expôs e valorizou o talento brasileiro, mas soube explorar e criar seu próprio estilo em realizar as atividades supracitadas. Fazer TV de forma profissional, sem estar ancorada em astros e estrelas (mais adiante abordo o assunto) e conhecer seu público fez da Rede Globo a estação líder de audiência até os dias de hoje.

Importante citar Boni, Walter Clark, Hans Donner, Dias Gomes, Janete Clair, Daniel Filho, Armando Nogueira, Joe Wallach e Homero Icaza Sánchez como alicerces da base que criou a Globo como conhecemos. Além de outras das empresas do Grupo Globo (explorarei mais a frente).


3 – A maior vitrine do Brasil: harmonia com mídias e tecnologias

A televisão já foi o cerne das atenções dos brasileiros antes da popularização da internet. A Rede Globo soube trabalhar com a tecnologia para expandir seu sinal com qualidade e boa resolução aos telespectadores. Ao trabalhar com um modelo de publicidade variada, em vez de ter um patrocinador único – na época responsável por produzir e gerir um programa de TV – ganhou autonomia social e financeira. Assim nenhum programa, comercial e pessoa qualquer aparecem na Globo. De um jeito ou de outro tinha que se enquadrar ou cair nas graças do padrão da empresa.

Mesmo após a proliferação das mídias e redes sociais, a Globo teve sabedoria para lidar com estes meios. Por meio da TV Globo se anuncia e divulga atividades de outras mídias. Mesmo com tanta agitação no mundo virtual, esta só ganha atenção se ela repercutir na televisão. Por exemplo: o que se fala na internet só ganha visibilidade se aparecer na TV.


4 – Uma emissora “sem astros e estrelas”

Deixei “sem astros e estrelas” entre aspas no caso da Globo para explicar a independência dos  mesmos como chamariz da empresa. Para ter um exemplo, vejo e/ou ouço muita gente que assiste o Jornal da Band (Rede Bandeirantes) por causa do jornalista Ricardo Boechat. Isso é latente porque a emissora do Morumbi busca um substituto do âncora [2] por conta dum futuro programa nos finais de noite com o humorista José Simão.

Isso não acontece no caso da Globo. Apesar dos agitos nas redes sociais a respeito da saída de Evaristo Costa da bancada do Jornal Hoje, nem a emissora e muito menos o telejornal sofreram com a ausência definitiva do jornalista. Dony de Nuccio assumiu a lacuna do JH de forma tão natural que no geral a audiência do noticioso foi inalterada.

A Rede Globo já teve Silvio Santos, Chacrinha, Dercy Gonçalves, Gloria Magadan, Xuxa Meneghel, ente outros, mas isso não impediu que eles fossem dispensados da emissora. A ESTRELA PRINCIPAL DA GLOBO É A PRÓPRIA GLOBO. Sua imagem não depende duma grande personalidade para lhe dar sustentabilidade e prestígio. O mesmo não se pode dizer das concorrentes: quando seu artista sai de cena (por demissão ou morte) os índices de audiência oscilam bastante (vide Marcelo Resende, Hebe, Gugu e Leda Nagle, por exemplo).


5 – Transição: mudando sempre sem que os outros percebam

Como toda empresa, a Rede Globo muda sua plástica (vinhetas, trilhas sonoras, identidade) de forma gradual, sem impactar em sua essência. Esta filosofia vem com o que existe antes da TV (no jornal O Globo e na Rádio Globo foi assim). O jornal fundado em 1925 por Irineu Marinho passou de vespertino à matutino lentamente. [3] Até o herdeiro do jornal, Roberto Marinho, teve que começar de baixo para conhecer o local de trabalho de seu pai:

 “Após a morte do pai, teve o desafio de se preparar para assumir o recém-criado jornal O Globo. Passou dez anos ao lado dos companheiros de Irineu Marinho, aprendeu a profissão e se tornou o diretor-redator-chefe.”


A mesma filosofia foi com seu sistema de emissoras de rádio da Globo. Numa série de emissoras de rádios populares nas décadas de 1940 a 1980 até restar a Rádio Globo, a CBN e a BH FM (Minas Gerais). Para se ter uma ideia as rádios Excelsior (São Paulo) e Mundial (Rio de Janeiro) foram extintas para criar a Central Brasileira de Notícias.






No caso da Rede Globo de Televisão exemplifico a mudança da marca criada por Hans Donner. Aos poucos ela foi clareando e perdendo o aspecto metálico e brilhante para dar lugar a imagem minimalista.


Desde 1993 a marca da Globo perde seus detalhes metálicos. | montagem: LAYON YONALLER



Programas como o Jornal Nacional e a Novela III (antes conhecida como “novela das oito”) mudaram de horário gradualmente com base em pesquisas de audiência e acompanhamento do cotidiano dos brasileiros. Raramente a Globo faz mudanças drásticas em sua programação. No geral, a base novela-jornal-novela seguida de uma grade especial com programas diferentes a cada dia da semana é uma das marcas que fazem da Rede Globo líder de audiência acrescido da sua robusta produção de atrações.


6 – Tudo o que a Globo lança você saberá querendo ou não

Com todo este arcabouço (rádio, televisão, internet, impressos) acrescido de programas de TV que tem a Globo – e seus produtos e artistas como pauta central como se vê nos programas vespertinos – você saberá o que passou na emissora mesmo sem ter assistido o canal por um tempão. Veja este comentário que colhi na internet por exemplo:

“Que chatice tanto BBB na minha timeline... Não acompanhei, não gosto, mas parece que somos forçados a conhecer os personagens mesmo sem querer! É baixaria atrás de baixaria durante o programa, agora as mídias vem exaltar a vencedora... Muito bacana a história de vida dela, mas o BBB continua sendo um programa inútil!”


Uma coisa dessas dificilmente você verá em outra grande emissora brasileira com constância, conforme expliquei no item 3 e 4.


7 – O (automático) hábito global de ver a TV Globo em todo o lugar

Encerrando esta série de fatores e puxando o que falei no tópico 2, é que com todo o esforço da empresa em ser uma referência de televisão para com o público popular e específico (publicitários, comunicólogos, especialistas e críticos em geral) fez que no final das contas se assistisse a Globo ou porque o programa exibido é bom ou o menos pior depois de ficar gastando o dedo trocando de canal.

O hábito global é constante em bares, padarias, salões de beleza, terminais rodoviários, repartições públicas e outros locais de grande circulação. Mesmo se um canal concorrente passar o mesmo evento (plantão jornalístico, futebol, show) por alguma razão dita aqui ou não o indivíduo vai sintonizar na Globo.


Considerações finais

Neste ensaio busquei trazer à luz de tantos que gostam, odeiam ou estudam sobre a Rede Globo de Televisão o motivo da frase dita no título. É verdade que a Globo usou muitos caminhos desconhecidos para chegar onde está, mas algo também explica a preferência automática no canal do Jardim Botânico: a falta de um modelo alternativo de televisão das emissoras concorrentes. Se der uma olhada na grade de programação delas haverá semelhanças com as da TV Globo; há até picos de vitória das adversárias da emissora, mas não duram por muito tempo pela ausência de um objetivo traçado para competição de pontos de audiência.

É por isso que apesar do sucesso de Pantanal (Rede Manchete) e Os Dez Mandamentos (RecordTV) não houve cuidado e visão de longo prazo para ter condições em brigar com a Globo. Mas isso é outro assunto... 

No fim, o “Isso a Globo não mostra” é a prova incontestável de quanto a Globo é vista por muitas pessoas, pois sabem de seu potencial de difusão de informações e seus efeitos complementares, como publicidade e notoriedade.

Fique com este vídeo sobre o início da TV Globo retirado do Memória Globo [4]. J-J




















Por: Layon Yonaller, colaborador especial do Jovem Jornalista

14 comentários :

  1. Não vou pronunciar,como deves saber, estou muito áquem disso.

    XO, https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

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    1. LAYON RESPONDE - Olá, Daniela! Obrigado por comentar por aqui. Percebi que é de Portugal e fico feliz com a presença de vocês. Sabia que a Globo tem uma participação na mídia portuguesa por meio da SIC? Sabia que os donos da emissora de TV brasileira têm ascendência portuguesa? Abraços e volte sempre.

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  2. Eu assisto o canal diariamente ... e tento enxergar só o que me é narrativamente relevante ... QUASE NADA hahaha


    clebereldridge.blogspot.com.br

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    1. LAYON RESPONDE - Obrigado por comentar, Cleber! Seu prestígio é fundamental para nós. Volte sempre e compartilhe.

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  3. Não gosto muito da emissora, não costumo assistir
    Beijos

    www.estiilocarol.com

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    1. LAYON RESPONDE - Obrigado por comentar, Carol. Volte sempre e compartilhe este post do JJ. Beijos para você também.

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  4. Eu assisto, mas tem programas melhores em outras emissoras.

    www.vestindoideias.com

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    1. LAYON RESPONDE - Pois é, Carla. É verdade. Obrigado pelo seu prestígio e volte sempre.

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  5. Ahhh sem dúvida tem o 'nome' mais forte, mas não sei se é o melhor. Eu não vejo TV, quando ligo na globo é só pra assistir futebol hahahahah

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    1. LAYON RESPONDE - Verdade, Simone. A Globo tem um elenco forte, mas na emissora ninguém é indispensável: esta prerrogativa nenhuma grande rede brasileira tem. Obrigado pelo seu prestígio e volte sempre.

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  6. Bom dia Jovem
    O meu pacote de tv cabo(televisão paga não sei se é assim que se diz no Brasil) passou agora a incluir o canal da Globo estou adorando rever o sai de baixo as cheias de charme e a tieta.
    De facto como você falou a Globo é um grande canal de televisão dentro e fora do Brasil.
    Beijinhos
    Marisa

    marisasclosetblog.com

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    1. LAYON RESPONDE - Olá, Marisa. Fico feliz por ter mais uma portuguesa a prestigiar este post. Aqui dizemos estes termos (TV paga, TV por assinatura ou TV a cabo - para diferenciar da televisão paga via satélite) para diferenciar das emissões de sinal aberto (free-to-air). A Globo tem laços com Portugal há tempos: desde a fundação da SIC, além de os proprietários da emissora brasileira serem descendentes portugueses. Beijinhos para você também e volte sempre aqui no JJ.

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  7. Faz tanto tempo que não assisto TV, que já nem lembro o que é isso kkk.. mas com certeza ela esconde muita coisa..

    www.vivendosentimentos.com.br

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    1. LAYON RESPONDE - Obrigado por comentar, Monique. Volte sempre por aqui.

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