sábado, 21 de outubro de 2023

Rádio Bagaralho: Programa 'Lá vem a história' #2 - Jazz

Olá ouvintes da Rádio Bagaralho FM (Rádio Bagaralho, a rádio do... povo). Aqui quem fala é o locutor Arthur Claro, aquele que é igual porém diferente. Com o oferecimento da Gráfica ALC começa o programa Lá vem a história. No programa de hoje vou falar um pouco do estilo musical Jazz.

O Jazz é um gênero musical originário de comunidades de Nova Orleans, nos Estados Unidos. Teria surgido por volta do final do século XIX, na cultura popular e criatividade das comunidades negras que ali viviam. Ele se desenvolveu com a mistura de várias tradições religiosas, em particular a afro-americana. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são os metais, palhetas e baterias.

As origens da palavra "Jazz" são incertas. A palavra tem suas raízes na gíria norte-americana e várias derivações têm sugerido tal fato. O termo não foi aplicado como música até por volta de 1915. Earl Hines, se tornou músico de Jazz, antes mesmo da palavra ser inventada. O inovador pianista afro-criolo Jelly Roll Morton começou sua carreira em Storyville. Ele disse ter usado o termo jazz em 1902, quando demonstrou a diferença entre ragtime como um tipo de sincopação, adequada somente para algumas canções; e Jazz como "um estilo que pode ser aplicado a qualquer tipo se canção", inclusive clássicos populares. 

Os músicos notórios de Jazz são: Amy Winehouse, Art Blakey, Anthony Braxton, Ben Webster, Billie Holiday, Chet Baker, Chick Corea, Dean Martin, Louis Armstrong, Kenny G, John Coltrane, Herbie Hancock, Frank Sinatra, Glenn Miller, Ella Fitzgerald, Miles Davis, Duke Ellington, Nina Simone, Nat King Cole, Stan Getz, Ray Charles e etc.

Agora fiquem com algumas músicas que representam este estilo musical.


Amy Winehouse - Back to Black



Billie Holiday - Blue Moon



Louis Armstrong - What A Wonderful World



Frank Sinatra - My Way



Nat King Cole - Unforgettable    



Ray Charles - Hit The Road Jack    






Queridos ouvintes, quero agradecer a todos e espero que continuem ouvindo a Rádio Bagaralho. Peço que comentem nesse post as músicas que gostariam de ouvir, pode ser qualquer estilo musical. Um bom fim de semana repleto de felicidades. Sigam a Rádio Bagaralho no Instagram (@radiobagaralho). J-J


Por: Arthur Claro

4 comentários :

  1. Oi Arthur!
    Iniciar com a Amy foi uma bela surpresa, eu adoro essa música!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá JJ, eu sou super fã da música Back to Black, já fez parte de um post do meu blog! Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Por acaso é um estilo de música que não costumo ouvir muito, mas gostei!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design