quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Mini museu de brinquedos Dona Jú

E se você voltasse a entrar em contato com itens, brinquedos e acessórios dos anos 1980 e 1990 que marcaram sua infância, como reagiria?! Eu só pude pirar, ficar vidrado e abrir um sorrisão ao visitar o Mini Museu de Brinquedos Nostálgicos do Bar e Restaurante Dona Jú no dia 28 de maio de 2022.

O Mini Museu de Brinquedos Nostálgicos guarda inúmeros itens em prateleiras e quadros de vidros que é para fazer qualquer adulto de mais de 30 anos pirar e/ou se emocionar! A gente entra numa verdadeira máquina do tempo, vai reconhecendo cada item, relembrando de muitos deles e ativando a memória e relembrando que muitos deles você tinha e era feliz ao brincar!  

Itens como jogos de tabuleiro, bonecos, pelúcias, quadros de desenhos animados da época, brinquedos e colecionáveis estão disponíveis no mini museu. Como não se emocionar ao ver brinquedos da Hasbro, Estrela e Grow?! Há miniaturas de Ursinhos Carinhosos, que foi um desenho que marcou (E muito minha infância), há também a Máquina de Mistério, bonecos e pelúcias de Scooby Doo, que era um desenho que já fazia sucesso nos anos 1980 e foi perpassando os anos... O que dizer, então, dos famosos desenhos animados de Hanna-Barbera, representados por quadros que traziam as animações?! Corrida Maluca, Tom & Jerry, Pica Pau, Manda-Chuva, Pepe Legal, Looney Tunnes... E por aí vai! São desenhos que até hoje minha mãe curte e pude baixá-los para ela (E pra eu também!) matar a saudade! 

Brinquedos para recordar também não faltaram... Quem se lembra do Xereta da Estrela; Cabeça de Batata da Hasbro (Que ainda vende atualmente e sempre é repaginado); pelúcia do Pluto, Pateta e outros amigos do Mickey da Disney; pelúcias de Bichinhos da Parmalat e dos Ursinhos Carinhosos?! Eu tinha muitas pelúcias no alto dos meus cinco ou seis anos, mas um cristão foi lá em casa, disse que era do demônio, levou e meteu fogo em tudo (Até hoje sinto tristeza por isso). Minha prima, mais nova que eu 8 anos, ganhou uma Emília de pelúcia que o cabelo dela ficava comprido e curto e dava para fazer altos penteados, e até que matei um pouco a falta de não ter mais minhas pelúcias, que não eram poucas mas muitas!  


Também tinha o Snoopy seja de plástico ou pelúcia, além de seus amigos, como o Charlie Brown. Tinha aquele pião colorido e metalizado grande, a famosa peteca que jamais perde a graça e é tradição, bambolê, mola maluca, vai-e-vem, gravador da Gradiente (Meu primo tinha um, e a gente gravava áudios engraçados e divertidos e performances musicais). Eu tinha o Pega Pega Coelho da Turma da Mônica que era um jogo bem divertido em que a Mônica e Cebolinha caminhavam pelo bosque por meio de um imã e ia contabilizando quantos coelhinhos cada um pegava (Inspirado no famoso Jogo do Rato e Queijo). Sem falar ainda do incrível Lego que eu tinha que minha mãe me presenteou quando vendia no Carrefour e foi o olho da cara...

Como se esquecer dos bonecos do Power Rangers, seja de metal, que girava a cabeça ora com máscara ora sem, ou de plástico?! Eu tinha todos os bonecos, de todas as cores e eles ainda vinham com itens e arminhas... Ou então, mais nostálgico e Pica das Galáxias ainda: Os Cavaleiros do Zodíacos de metal e com itens e armaduras de metais brilhantes e metalizadas!!! Ahhh, e os bonecos das Tartarugas Ninjas, então?! Nem se fala!! Lembro, também, que ganhei um mini Bonequinho com armaduras e escudos que era apaixonado e vivia brincando de uma moça...

Quantos, ainda, se lembram daqueles mini skates de dedos que viraram febre, daquele boneco de escalada de parede de geleia, do Resta Um, Pega Varetas, Mini Game, mini luneta mágica, Tira ao alvo de bolinha de velcro, aqueles brindes do Máskara que eram mãos e pés que você arremessava e jogava ou os horripilantes de Hallowenn como olho e outros itens macabros da Elma Chips, e os colecionáveis da Hanna Barbera que vinha dentro de um pirulito com pozinho dentro, que você ia montando e reunindo-os, como uma banda?!   


E os jogos de tabuleiro então?! Perfil é um dos que estão expostos no mini museu, mas há muitos outros. Eu era/sou a criança/adolescente louca e viciada por jogos de tabuleiro. Até hoje tenho o Uno normal e minimalistaAventura na SelvaShow do Milhão, Caçadores de Notícias, War, Imagem & Ação e War. Marcaram minha infância também: Cara Maluca, 60 segundos, Olho Vivo, Cara a Cara, Detetive, Banco Imobiliário, Jogo da Memória do Tarzan, quebra-cabeças emborrachado do Tom & Jerry que vinha no miojo (Ou seria sucrilhos?!) e Combate.

O que falar, então, dos brindes da Coca-Cola que eram motivo de brigas entre eu e meus irmãos?! Ioiô, mini garrafinhas, garrafinhas temáticas das Olimpíadas, Geloucos, Minicraques, Minibolas, caminhões natalinos, ursos polares e parques temáticos de inverno... É nostalgia que fala?!  

Kinder Ovo também foi uma febre que me marcou muito... E na época custava R$ 0,99! Pense comer um chocolate delicioso, ganha uma surpresa maneira e pagar essa bagatela?! Não tem preço! Montei muitas coleções de surpresas. Tinha uma estante cheia desses brinquedinhos e acabei dando para o meu sobrinho depois... Não sei se ele ainda tem. 

E o que falar daqueles brinquedos babies de borracha que emitiam sinais sonoros?! Minha prima tinha inúmeros deles que passavam pelo Mickey, Miney, Margarida e até mesmo as princesas da Disney! A gente vivia brincando, se divertindo e montando cidades e shows com esses bonequinhos. A gente mordia, apertava e fazia muitas coisas com eles... Como se esquecer da galinha de borracha também?!  

Marcaram época também as Fofoletes, as bonequinhas-flores em vasos de plantas, os Gremlies; as bonecas Meu bebê, da Xuxa, Eliana, Mara Maravilha, Adriane Galisteu, Sandy, Barbie, Susy e por aí vai. As meninas foram muito felizes com todos esses brinquedos. 


Não há como ficar nostálgico e emocionado com todos os brinquedos dos anos 1980 e 1990. Fiz até um reels no Instagram desse mini museu. Assista-o abaixo! Diga nos comentários: quais brinquedos marcaram a sua infância?! FELIZ DIA DAS CRIANÇAS! J-J


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Um Museu que, imagino, ser deslumbrante de ver.
    Saudações cordiais

    ResponderExcluir
  2. Homi, vc fez uma verdadeira viagem ao passado. Eu lembro bem das fofoletes e do joguinho das varetas. Que presepada foi essa da criatura que queimou suas pelúcias? Ninguém merece! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Esse post foi uma viagem no tempo! Tive muitos desses brinquedos! :D

    ResponderExcluir
  4. Muito legal este museu infantil. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Um Museu onde eu me perderia, recordando e descobrindo tanto brinquedo!
    Um lugar fantástico para uma tarde super bem passada! Grata por divulgar, Emerson!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design