quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Quinta de série: Falas da vida

Pode conter spoilers!


O Dia Nacional do Idoso e Dia Internancional da Terceira Idade foi comemorado no dia 1º de outubro e para homenagear essa data apresento o especial Falas da vida, exibido pela Globo e Globoplay no dia 1º de outubro de 2021. Com direção de Ivone Happ, Patricia Carvalho e Mariano Boni; roteiro de Ines Stanisiere; produção de Ivone Besser; e direção executiva de Rafael Dragaud, o especial celebrou a data por meio de cinco histórias e depoimentos de idosos que levam a vida da melhor forma, são eles: o cantor Joãozinho Carnavalesco (74), o faxineiro Francisco de Assis Alves (89), Gracinda Senna (72), Regina Pereira (62) e Albertina Rocha (75). O programa teve uma duração de cerca de 1 hora

Não há ninguém melhor para ter apresentado o especial que Zezé Motta. Ela representou sua geração muito bem, com bom humor, alegria e vivacidade, não parecendo que tinha 77 anos na época. Os depoentes são das 5 regiões do Brasil e trazem histórias de resiliência, força de vontade, animação, ativismo e independência. O especial mostra o por quê esta é conhecida como "a melhor idade". Veja o incrível depoimento de Zezé Motta sobre sua participação:

"Comandar o 'Falas da Vida' é uma responsabilidade muito grande, uma forma de falar diretamente com seus pares. Minha rotina é trabalhar todos os dias. Olha, não paro mesmo. Todo dia tem alguma coisa, dizem que sou onipresente. Sonho todos os dias com um mundo melhor, sem fome, sem desigualdade, sem racismo... Esse é o meu sonho de vida, e por isso estou neste especial."


No especial, as pessoas com mais de 60 anos foram retratadas em suas especificidades, seja em suas histórias de superação, dificuldades, conquistas, frustrações e sonhos. O objetivo é gerar inspiração e encorajamento nas pessoas por meio dessas histórias. Falas da vida serviu para informar e alertar que, mesmo após os 60 anos, as pessoas ainda tem suas vidas ativas, pois batalham e trabalham em busca de seus objetivos. Muitas delas são chefes das famílias e quebram tabus com a ideia de velhice. Bebel, até hoje trabalha para melhorar sua comunidade; Chicão, um velhinho morador de uma ILPI; Gracinda é modelo; Joãozinho Carnavalesco, fez parte do Trio Mocotó; e Regina cuida de sua sogra com Alzheimer.  

As histórias dos participantes são apresentadas por meio de vídeos e VT's e também por um bate papo super descontraído com todos, numa espécie de roda de conversa. Há revelação de histórias, dramas e, até mesmo, momentos musicais. 

    



O programa deu voz à terceira idade, uma vez que no Brasil os idosos não possuem a devida importância. Em nossa sociedade, eles sempre ficam em segundo plano, e por isso, o especial é um alerta e um momento de reflexão, uma tentativa de lutar essas batalhas. Assim como as outras fases da vida, essa também tem seu valor. 


 
O especial apresentou vários teasers que falam que a terceira idade é a arte de recomeçar, pois quanto mais vivemos, mais despertamos para a vida. O fato é que tudo muda com o tempo, e essas mudanças nem sempre são negativas e podem vir para melhor. Viver não é uma questão de idade e o melhor tempo é agora.

    


    


    


    



  


Nesse ano, houve um episódio da antologia Histórias (im)possíveis dedicado à terceira idade, que estreou no último dia 2 de outubro, com protagonismo de Andrea Beltrão e Zezé Motta. O episódio discutiu sobre a passagem do tempo e condições de trabalho na maturidade. Como será amanhã? foi a grande pergunta feita no capítulo. 



Falas da vida foi um importante especial que mostrou que todos nós vamos envelhecer e não há nada de ruim nisso. J-J


Por: Emerson Garcia

4 comentários :

  1. Essa série parece ser linda demais, adorei essa dica

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  2. Um tema muito actual com as sociedades envelhecidas que temos. Aqui em Portugal têm de trabalhar até aos 66 anos e 4 meses. Bom fim de semana JJ.

    ResponderExcluir
  3. Um dia assinalado com uma fantástica programação!
    Os idosos bem precisam de ser valorizados! Mal de todos nós se não chegarmos na idade deles...
    Adorei o post! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design