Pode conter spoilers!
O Dia Nacional do Idoso e Dia Internancional da Terceira Idade foi comemorado no dia 1º de outubro e para homenagear essa data apresento o especial Falas da vida, exibido pela Globo e Globoplay no dia 1º de outubro de 2021. Com direção de Ivone Happ, Patricia Carvalho e Mariano Boni; roteiro de Ines Stanisiere; produção de Ivone Besser; e direção executiva de Rafael Dragaud, o especial celebrou a data por meio de cinco histórias e depoimentos de idosos que levam a vida da melhor forma, são eles: o cantor Joãozinho Carnavalesco (74), o faxineiro Francisco de Assis Alves (89), Gracinda Senna (72), Regina Pereira (62) e Albertina Rocha (75). O programa teve uma duração de cerca de 1 hora.
Não há ninguém melhor para ter apresentado o especial que Zezé Motta. Ela representou sua geração muito bem, com bom humor, alegria e vivacidade, não parecendo que tinha 77 anos na época. Os depoentes são das 5 regiões do Brasil e trazem histórias de resiliência, força de vontade, animação, ativismo e independência. O especial mostra o por quê esta é conhecida como "a melhor idade". Veja o incrível depoimento de Zezé Motta sobre sua participação:
"Comandar o 'Falas da Vida' é uma responsabilidade muito grande, uma forma de falar diretamente com seus pares. Minha rotina é trabalhar todos os dias. Olha, não paro mesmo. Todo dia tem alguma coisa, dizem que sou onipresente. Sonho todos os dias com um mundo melhor, sem fome, sem desigualdade, sem racismo... Esse é o meu sonho de vida, e por isso estou neste especial."
No especial, as pessoas com mais de 60 anos foram retratadas em suas especificidades, seja em suas histórias de superação, dificuldades, conquistas, frustrações e sonhos. O objetivo é gerar inspiração e encorajamento nas pessoas por meio dessas histórias. Falas da vida serviu para informar e alertar que, mesmo após os 60 anos, as pessoas ainda tem suas vidas ativas, pois batalham e trabalham em busca de seus objetivos. Muitas delas são chefes das famílias e quebram tabus com a ideia de velhice. Bebel, até hoje trabalha para melhorar sua comunidade; Chicão, um velhinho morador de uma ILPI; Gracinda é modelo; Joãozinho Carnavalesco, fez parte do Trio Mocotó; e Regina cuida de sua sogra com Alzheimer.
As histórias dos participantes são apresentadas por meio de vídeos e VT's e também por um bate papo super descontraído com todos, numa espécie de roda de conversa. Há revelação de histórias, dramas e, até mesmo, momentos musicais.
Muito lindo. Vale a pena ver .
ResponderExcluirEssa série parece ser linda demais, adorei essa dica
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Um tema muito actual com as sociedades envelhecidas que temos. Aqui em Portugal têm de trabalhar até aos 66 anos e 4 meses. Bom fim de semana JJ.
ResponderExcluirUm dia assinalado com uma fantástica programação!
ResponderExcluirOs idosos bem precisam de ser valorizados! Mal de todos nós se não chegarmos na idade deles...
Adorei o post! Um grande abraço!
Ana