segunda-feira, 23 de outubro de 2023

'Qual é o emoji de 2023?': Emojis apresentam linguagem própria

Que emoji representa o ano vigente, que estamos vivendo? Cada ano pode ter um que o represente. O World Emoji Awards é responsável por eleger as figurinhas mais emblemáticas de cada período. A de 2023, já foi eleita: a carinha derretendo. Coincidentemente, foi a escolhida em 2022 também. 

Ela tem vários significados: serve para falar sobre calor extremo, utilizada em situações embaraçosas, como vergonha, pavor, opressão, medo ou a sensação de ficar sobrecarregado. O emoji venceu outros 15 concorrentes, incluindo a bandeira da Ucrânia, a carinha sorrindo com lágrimas nos olhos e um coração cor-de-rosa.   


O coração rosa disputou a batalha final com a carinha derretendo, mas perdeu. Contudo, venceu em outra categoria, a de Novos Emojis Populares. Ele disputou com a carinha trêmula e o coração azul.


O emoji de 2021 foi a seringa, pois estávamos na época de vacinação contra a covid-19. O ícone disputou a final com o do micróbio, que também é em referência ao coronavírus. A seringa foi eleita em uma enquete, com mais de 5.400 votos. Na votação também tinha uma carinha com máscara, o símbolo de DNA, coração remendado e quebrado.  



A disputa em 2020 ficou entre três emojis: punho fechado negro, vírus e carinha de máscara. O grande vencedor foi o punho de pele negra, em homenagem ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) e utilizado na luta contra o racismo. Vou falar um pouco dos três símbolos que disputaram:

Black Lives Matter: 2020 foi marcado por grandes protestos mundiais contra o racismo e o preconceito com vidas negras. 

Vírus: emoji de um micróbio, utilizado durante o ano da pandemia. 

Carinha de máscara: foi o ano em que aprendemos e nos acostumamos a usar máscara cirúrgica para nos protegermos e proteger o próximo. 

Houve quase um empate técnico entre o punho serrado e o vírus. 



O campeão de 2019 foi o emoji da carinha sorrindo com corações ao seu redor, seguido pela figurinha com tontura, com calor, festejando e congelando. 



A carinha com corações ao redor teve cerca de 1 milhão e trezentos votos. É uma figurinha que gosto e curto bastante. 



A premiação é feita via votação. Os votantes escolhem durante as etapas, em formato eliminatório. 



As figurinhas se tornam uma linguagem por si só nas redes sociais, mensagens de texto e até mesmo e-mails. Elas transmitem emoções e significados de maneira rápida e lúdica. Os emojis evoluem e passam a fazer parte integrante da comunicação diária, verdadeiros fenômenos culturais que dão vida às palavras. Eles parecem pequenos, mas sua presença é gigante no mundo digital. J-J


Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Existem imojis bastante criativos sem dúvida alguma.
    .
    Uma semana feliz
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Que legal, não sabia que tinha esta disputa. Este emoji da carinha derretendo eu nunca usei. 🫠🫠🫠Agora sim!
    Um abraço! 😃

    ResponderExcluir
  3. Entendo super ele ganhar por dois anos rsrsrsrs

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Esse emoji é realmente bem representativo. Um ícone!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design