terça-feira, 24 de outubro de 2023

Livros que marcaram a minha infância/adolescência

Ainda estamos no mês das crianças e tive a ideia de apresentar livros que marcaram a minha infância e adolescência. A leitura sempre fez parte da minha vida. Eu fui alfabetizado por volta dos meus 6, 7 anos (não lembro ao certo) e, desde então, nunca parei de ler. A leitura faz bem para o corpo e mente, deixa o cérebro mais turbinado, a gente mais atento e inteligente. Enfim, ler é tudo de bom, em qualquer idade.

Eu tinha leituras variadas, tais como: infantis, bíblicas, juvenis, adolescentes, entre outras. Desde que era pirralho, a leitura me acompanhou. Ganhava livrinhos bíblicos, minha mãe todas as férias me presenteava com o Almanacão de Férias e também comprava enciclopédias e materiais didáticos daquele pessoal que batia de porta em porta. Li e tive livros diversos, seja para diversão, ludicidade, entretenimento, conhecimento e/ou estudos. 

Confira, agora, livros que marcaram a minha infância/adolescência!


- Almanacão de Férias Turma da Mônica


Não tem ícone maior das minhas férias que esse almanacão! Minha mãe costumava comprá-lo umas duas ou três vezes por ano. Ela, do seu serviço, me ligava, dizia que tinha comprado algo e "me faria uma surpresa". Ficava apreensivo e aguardando ela chegar em casa... Quando ela chegava, eu vibrava e ficava com os olhos brilhantes.

O Almanacão de Férias era tipo um gibi ampliado da turminha que vinha com estórias especiais, brincadeiras, passatempos e desenhos para colorir. E o mais legal é que eles vinham com brindes muito divertidos, como chaveiros e outras coisas. 


Me divertia lendo as estórias, pintando, respondendo os passatempos e desafios. Lembro-me que era motivo de briga entre eu e minha prima também, pois não queria emprestar o meu almanacão pra ela e a mãe dela era obrigada a comprar. Coisas de criança... rsrs


O material tinha folhas, como de jornal, e a capa mais durinha, com desenhos alusivos às férias da turminha mais querida do Brasil e do mundo. 


- Livros de capa dura da Turma da Mônica

Cada um dos livros era de um personagem da Turma da Mônica... Tinha da Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Astronauta, Bidu, Tina, Chico Bento, e por aí vai... Com o desenho do personagem estampado na capa, os livros eram na tonalidade azul clara...

Os volumes apresentavam estórias dos personagens em quadrinhos coloridos. As folhas eram mais grossas que do almanacão e era um material bem caprichado e apresentado.

Infelizmente, não sei para quem dei esses livros e não encontrei nenhuma foto no Google para mostrar para vocês. Mas eram leituras incríveis e divertidas, além dos livros serem bem bonitos, ideais para colecionadores da turminha. 


- Livros de capa dura de histórias da Disney


É relíquia que fala?! Esses livros da coleção Uma História por dia da Walt Disney me marcaram na década de 1990. Eram 4 livros que tinham lindas histórias dos clássicos da Disney tematizadas de acordo com as estações do ano - verão, outono, inverno e primavera. 

Os livros tinham capa dura e as páginas durinhas e reforçadas também. As estórias eram bem ilustradas e coloridas. 



Os livros eram da editora Nova Cultura e vinham dentro de uma caixa de papelão reforçada. Eram 4 livros e 365 estórias divididas entre as quatro estações do ano.




Ô saudade desses livros e estórias, viu?!


- Mini livrinhos de histórias bíblicas


No alto dos meus 6 ou 7 anos de idade ganhei uma coleção de livrinhos de personagens bíblicos como Jonas, Sansão, Adão e Eva etc. Lembro que cada livrinho tinha uma cor e ilustração na capa. 

Não consegui encontrar os modelos de livros que tinha, por isso coloquei esse genérico na imagem desse tópico. Eram livrinhos pequenos, com estórias curtas e muitas ilustrações. Memorável!


- Livros de histórias infantis de Silvio Santos



Esses livros e disquinhos narrados por Silvio Santos eram encantadores e nostálgicos. O Rei da TV narrou fábulas e contos de fábulas para as crianças. A voz potente e forte de Silvio narrando estórias infantis ficou chique e incrível demais. 

Lembro que ouvia as estórias numa vitrolinha do meu tio e acompanha nos livrinhos. Nostalgia pura!


- Livros sonoros, com histórias e ilustrações da Disney e/ou outros



Esses livros com sons da Disney eram luxuosíssimos! Lembro que eram bem caros, apenas para quem tinha uma boa grana. Nunca tive nenhum deles, mas meu primo tinha vários e gostava de ler e utilizar os sons disponíveis.

Mais tarde, esses livros foram atualizados e repaginados por outras editoras e empresas. 


- Gibis da Turma da Mônica


Quando já estava crescidinho, entre 9 e 12 anos, os gibis da Turma da Mônica eram meus companheiros de leituras nas férias, nas bibliotecas escolares e nos ônibus. Lá em casa, tinham inúmeros, já que minha mãe assinava. 

Todo mês, chegavam entre 5 ou 7 gibis inéditos, lançamentos da editora. Tínhamos uma gaveta lotada deles. Quando fiquei crescido, doei os gibis para o meu sobrinho. 


- Gibis do Senninha

Tinham os gibis de Senninha, em homenagem à Ayrton Senna, que eram estórias maravilhosas e incríveis. As revistinhas eram muito bem elaboradas, produzidas, ilustradas e roteirizadas. 

Foi ótimo acompanhar as aventuras desse personagem para crianças de um dos maiores ídolos do Brasil!  


Lembro que minha saudosa prima Katiane trazia inúmeras revistinhas da casa de família aonde ela trabalhava e dava para mim e minha prima ler e se divertir. Velhos tempos!


- Livros de Ciências e do Corpo Humano

Eram livros científicos para crianças e adolescentes que trazia - de maneira lúdica e informativa - o funcionamento do corpo humano, órgãos, tecidos e músculos. Lembro que junto com os livros, vinham peças e partes do corpo humano em acrílico e plástico. Nostalgia pura!

Infelizmente, não tenho mais esses livros nem os acessórios e objetos que vinham, e nem consegui encontrar nenhuma imagem na internet que fosse parecida com os livros que tinha. Mas isso ficará, para sempre, em minha memória. 


- Livros dos Os Karas


Essa coleção de livros de Pedro Bandeira marcou a minha adolescência e juventude! Eram obras cheias de aventuras, suspenses, mistérios e reviravoltas, para a molecada. Lembro que li todos, mas não na ordem. O primeiro, foi Pântano de sangue que tinha em casa e achei a leitura surpreendente, com um fim mais incrível ainda. Depois, fui lendo os outros na 8ª série (atual 9º ano) nos dias de leitura da aula de Português. 

A coleção de Pedro fez tanto sucesso que os livros deram uma repaginada anos mais tarde, com novos grafismos, layouts, cores nas capas e textos, mas confesso que sou habituado com as versões vintages e originais das capas mesmo, porque despertam o meu ar nostálgico. Contudo, lembro-me que a versão de Pântano de sangue que tinha, possuía uma capa diferente, mais sombria dessa apresentada na imagem de abertura desse tópico. 


A coleção possuía 6 livros diferentes, e segue uma ordem lógica e sequencial, sendo feito para ler na ordem abaixo. 4, dos 6 livros possuem a palavra "droga" no título e os títulos são bem alusivos com o conteúdo de cada uma das obras. 


- Gibis da Turma da Mônica Jovem


Já jovenzinho, acompanhei os gibis da Turma da Mônica Jovem. Essa turma que sempre me acompanhou, agora entrava na puberdade. Foi surpreendente, mas já era de se esperar, que a Mônica se apaixonaria pelo Cebolinha. Cebolinha, virou Cebola, e os conflitos do Bairro do Limoeiro foram expandidos para outros lugares e galáxias.



Os gibis só trazem a capa colorida e as folhas de dentro, em estilo de jornal, em preto e branco. A forma de leitura, não é a tradicional, da esquerda para a direita, do início para o final; mas da direita para a esquerda, do final para o início, como se fosse um mangá. 

Há inúmeras edições e volumes e esses gibis também fazem enorme sucesso.


Esses foram os livros que marcaram a minha infância/adolescência! E você, quais livros te marcaram? Digam nos comentários! J-J


 Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Que post bacana!
    Que nostalgia me lembrar dos Gibis da turma da Mônica, eu tinha vários.
    Os livros da Disney também, eu amava a história da Mula, Pocahontas, o Rei leão e muitos outros.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Maurício de sousa está em Portugal por estes dias
    Um autor e ser humano admirável
    :-)

    ResponderExcluir
  3. Nossa esses almanaques da Turma da Mônica marcaram minha infância também!!
    Que saudadees
    Amei ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aprendi a ler com os Gibis .Qdo entrei na escola para se alfabetizar já sabia .Graças as revistas/Gibis

    ResponderExcluir
  5. Cresci lendo os gibis da turma da Monica e adoro até hoje.

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana os livros que marcaram sua infância. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Seleção curiosa. Eu adorava a série dos Karas! Abraço!

    ResponderExcluir
  8. A Turma da Mônica com certeza marcou muito a minha infância!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design