quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Quinta de série: Pacto Brutal - O assassinato de Daniella Perez

Pode conter spoilers!


Um dos crimes mais chocantes, que envolveu a indústria cultural, a mídia e o Brasil era do meu conhecimento, mas não sabia de detalhes e tinha muitas curiosidades, até que estreou Pacto Brutal - O assassinato de Daniella Perez pela HBO Max e assisti. A missérie documental em 5 capítulos foi criada por Tatiana Issa; direção de Tatiana Issa e Guto Barra; edição de Paulo Testolini; e música de Felipe Ayres. Com o gênero de true crime, foi distribuída pela Warner Bros. e transmitida entre 21 e 28 de julho de 2022. Cada episódio teve em média 50 à 60 minutos.  

Em 1992, a atriz Daniella Perez, uma das estrelas da novela De corpo e alma, foi brutalmente assassinada por seu companheiro de cena Guilherme de Pádua e sua esposa, Paula Thomaz. O caso chocou o país. A produção narra os detalhes do crime, abordando a investigação particular realizada pela mãe da atriz, a autora Gloria Perez, e os autos do processo judicial do julgamento. Ela conta com depoimentos de familiares e amigos da atriz; advogados; autoridades e artistas como Cláudia Raia, Fábio Assunção, Raul Gazolla, Cristiana Oliveira, Maurício Mattar, Wolf Maya e Eri Johnson que atuaram com Daniella; e da própria Gloria. 


Pacto Brutal explora as investigações e materiais de arquivo para compreender o que aconteceu no crime, apresentando a tragédia para uma geração que desconhecia o fato. Gloria, uma mãe aflita e investigadora incansável, compartilha sua saga por justiça. Foi esse crime que alterou o código penal de homicídio qualificado para crime hediondo. Gloria lutou, foi para a justiça e reuniu diversos pais de vítimas nessa batalha. 

A produção é completa e traz a história de vida da vítima, seus sonhos e anseios, sua juventude, casamento, até chegar na sua vida profissional e na tragédia que a dizimou. Gloria aceitou a HBO Max produzir a série, por atender seus desejos e requisitos. A Globo até pensou em produzir um documentário sobre o caso, mas não chegou num acordo com a autora. 


A série compreendeu 5 episódios, com os seguintes títulos: A noite que nunca acabou; Os assassinos; Mãe investigadora; De onde vieram?; e Justiça

O primeiro episódio foca no desaparecimento de Daniella após um dia de gravação da novela, na descoberta de seu corpo e na revelação chocante da autoria do crime, que chocou o país. Ele gera agonia e angústia em quem assiste. Quem seria capaz de tamanha atrocidade? 

Os assassinos é focado em Guilherme de Pádua, par romântico de Daniella na novela, e em sua confissão. A polícia suspeita que ele não agiu sozinho e jornalistas encontram falhas nos interrogatórios. 

O episódio seguinte é focado na investigação de Gloria Perez, que encontra falhas no trabalho policial e resolve comandar sua própria averiguação. É um dos melhores capítulos, por trazer um novo perfil da autora de novelas. Ela foi em busca de testemunhas e provas, como a caçada pelos frentistas que presenciaram diversas cenas chocantes. Através deles, chegam ao frentista que lavou o carro de Guilherme de sangue, após o assassinato. 


De onde vieram? descortina o passado dos assassinos. Guilherme participou de um show erótico na Galeria Alaska, um inferninho onde Paula era conhecia por seus ciúmes e brigas violentas. Desde essa época, Guilherme tinha uma personalidade nascisista e ambiciosa, ao passo que Paula era ciumenta, descontrolada e agressiva. O episódio é chocante por lançar a hipótese que Guilherme e Paula realizaram uma espécie de ritual satânico para matar a atriz.

O último episódio, Justiça?, foca no julgamento dos assassinos, após quatro anos de espera. O evento foi aguardadíssimo, numa atmosfera de muita expectativa. As sessões tiveram reviravoltas, as teses da defesa são derrubadas e o desfecho leva para uma pseudo justiça. Condenados à mais de 18 anos, ambos cumprem pouco mais de 6 anos de prisão e ganham liberdade.    

A série fez enorme sucesso na HBO, se tornando uma de maior sucesso do serviço de streaming. A série documental é bem montada e produzida, com depoimentos emocionantes e dramáticos e materiais de arquivos de época. Não há como ficar emocionado com o depoimento da mãe e do ex esposo da vítima. 


Foi chocante descobrir qual a motivação que os assassinos tiveram e do que a psicopatia e os problemas mentais são capazes de fazer com um ser humano. Guilherme não soube diferenciar a ficção da realidade e levou o término do relacionamento de Bira e Yasmin para a vida real. Suas motivações são nefastas, e de pensar que tem gente que ainda aceita essas ideias e compactua?!

O trabalho de reconstituição e simulação do crime são fabulosos, assim como a apresentação das fotos periciais dos crimes, bem como documentos de balísticas e outros materiais. Você vai investigando o crime, juntamente com os profissionais. 



Só de pensar que Daniella estava na flor da idade e tinha uma vida de sucesso tanto no âmbito pessoal quanto profissional e esse direito lhe foi retirado, já me dói o coração. E sua mãe, foi forte e guerreira e mesmo perdendo sua filhinha querida, ainda prosseguiu com a novela e teve forças para investigar o crime. E a dor de Raul Gazolla, recém casado com a atriz e que teria uma vida alegre e feliz com ela?! Realmente é de partir a nossa alma! 

A série é incrível, mas recomendo apenas para quem tem estômago forte e sangue frio. Ela pode gerar gatilhos e tristeza. Ela mostra a dor de uma mãe e como a justiça brasileira ainda é falha. J-J






Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Nunca assisti essa série, mas lembro do caso. Acho que ficaria impressionada. Ainda não tive coragem.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Foi um crime horrendo, sem perdão. Malditos assassinos.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  3. Foi hediondo mesmo! Amigo. Obrigada pelas visitas e volte sempre. Eu e meu marido estamos doentes. Por isso demoro a retribuir. Beijos sabor carinho e linda noite de quinta-feira. Donetzka

    ResponderExcluir
  4. Esta história foi um horror. E com ela a gente confirmou que os psicopatas parecem muito normais e estão bem perto de todos nós!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi JJ,
    Eu também ouvi falar nesse assassinato, um horror. O documentário deve ser bastante interessante, bom fim de semana 👍

    ResponderExcluir
  6. Já li muito sobre esse brutal assassinato. Terrível e horrível.
    *
    Um dia com Saúde, Paz e Amor.
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Emerson
    Foi terrível esse assassinato, desejo um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  8. Eu já ouvi um podcast sobre o assunto, mas ainda não sabia sobre a série.
    Foi um assassinato muito brutal né.

    Tenha um bom final de semana!

    ResponderExcluir
  9. Crime horroroso. Sangue frio dos assassinos .E estão soltos . A mãe não esquecerá jamais . Quanto mais leio e assisto fico mais revoltada .Excelente publicação

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design